Análise do adversário – Botafogo – 27ª rodada

(Foto: Divulgação)

Na 27ª rodada do Brasileirão 2018, o São Paulo visitará o Botafogo no Estádio Nilton Santos, vulgo Engenhão, duelo acontecerá às 16 horas deste domingo (30).

Tentando repetir o feito Jair Ventura, o Botafogo começou a temporada com Felipe Conceição, mas o time caiu na primeira fase da Copa do Brasil, e acabou sendo demitido, Alberto Valentim assumiu o projeto, foi campeão Carioca, começou razoavelmente bem o Brasileirão, mas em junho decidiu trocar o time pelo clube do Egito.

Sem Valentim, a equipe carioca foi buscar Marcos Paquetá, pois perdeu 4 dos 5 primeiros jogos no comando do clube, e acabou demitido, logo Zé Ricardo assumiu o clube, e não começou tão bem, empatou com o Paraná fora, depois conseguiu classificação na Sul-Americana, até ai estava aceitável, mas perdeu em casa para o Atlético Mineiro, 3 a 0, e depois para o Palmeiras, 2 a 0, deu uma abalada… Mesmo assim venceu o jogo contra o Sport 2 a 0, e depois perdeu feio para o Grêmio, fora, 4 a 0, empatou com o Cruzeiro em casa, 1 a 1 e derrota no clássico contra o Fluminense.

Depois da sequência ruim, o time comandado por Zé Ricardo deu um alento, venceu confrontos diretos contra o rebaixamento, venceu América Mineiro e Vitória, este fora de casa, resultados importantes que fizeram o time ganhar um folego, distanciar do Z-4, atualmente são 4 pontos. Neste meio tempo, jogou as oitavas da Copa Sul-Americana contra o Bahia, derrota de 2 a 1, inclusive o jogo de volta será neste meio de semana, e já tem 25 mil ingressos vendidos, mais que para o jogo contra o São Paulo.

CONFIRA ⇒ O pré-jogo de Botafogo e São Paulo válido pela 27ª rodada

Nesta temporada, o Botafogo fez 49 jogos, venceu 18, empatou 13 e perdeu 18, são 54 gols marcados e 64 sofridos, são 119 cartões amarelos sofridos, e 7 expulsões.

Com Zé Ricardo foram 10 partidas, venceu 4, empatou 1 e perdeu 5, ou seja, aproveitamento também não é dos melhores, sendo que só em 3 jogos não sofreu gol, enquanto em 4 delas não marcou gol.

No primeiro turno, o Botafogo comandado por Alberto Valentim era: Jefferson, Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, João Pedro, Leo Valência e Luiz Fernando; Kieza

Agora com Zé Ricardo, deve escalar no mesmo padrão, mas com dois atacantes de origem: Saulo; Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Jean, Rodrigo Lindoso, Gustavo Bochecha (Matheus Fernandes); Luiz Fernando, Erik e Kieza.

Com desfalque dos dois goleiros principais, apesar da possibilidade de retorno do Gatito, o time mantém a base defensiva, mas muda opções no meio de campo, e também conta com o reforço importante do Erik no comando ofensivo, junto com Kieza que já estava no clube. Antes a equipe foi escalada com atletas de estilo mais de armação, como Leo Valência e João Pedro, tendo dois volantes, agora conta com três volantes, e três atacantes.

Como os números mostram, o Botafogo não é uma equipe que contém um equilíbrio, é justamente o que Zé Ricardo busca neste começo de trabalho, tentar ajustar os setores da equipe, principalmente o defensivo que é sofrível, a média de gols sofridos é alta.

RELEMBRE ⇒ A análise do Botafogo na 8ª rodada do primeiro turno

O artilheiro da equipe é o centroavante Kieza, 9 gols marcados, seguido pelo atacante Brenner e do volante Rodrigo Lindoso, ambos com 8, depois Rodrigo Pimpão e Igor Rabello empatados com 5, os meias Luiz Fernando e Leo Valência com 4. Somente no Brasileirão, o líder de assistências é o lateral-direito Marcinho com 4, em sequência Leo Valência com 3, já Erik, Jean e Lindoso empatados com 2.

Ponto forte

Bola parada ofensiva, o Botafogo tem jogadores altos e de bom posicionamento como Igor Rabello que é um dos artilheiros do time na temporada, tem o Rodrigo Lindoso, Joel Carli, Kieza, portanto é preciso ficar atento nesta jogada.

Ponto fraco

Defesa, a média de gols sofridos no ano é de 1.31, altíssima, foram 49 jogos e 64 gols sofridos, contando só o Brasileirão são 26 jogos e sofreu 36 gols, é uma das piores defesas, tem mesma média do lanterna Paraná por exemplo, e com Zé Ricardo as coisas não melhoraram tanto, na última rodada venceram jogo importante fora contra o Vitória, mas sofreram três gols. É difícil citar apenas um aspecto, mas os laterais são pontos fracos, não marcam tão bem, assim como a dupla de zaga é firme para rebater e pelo alto, mas sofre na marcação de jogadores velozes.

Fique de olho

Rodrigo Lindoso, o volante do Botafogo fez gols importantes nas últimas duas rodadas, ao todo já tem 7 gols no Brasileirão, tem sido fundamental, sua chegada no ataque tem sido a arma surpresa, e também é um atleta ajuda bastante na marcação, ou seja, é importante para o esquema.

CONFIRA TAMBÉM ⇒ Detalhes sobre o árbitro do jogo entre Botafogo e São Paulo

Curiosidade

Jogo no primeiro turno foi favorável ao São Paulo, apesar da posse de bola menor, o time chutou mais, e teve um controle maior do resultado que estava 3 a 1 durante boa parte do jogo.

Reencontro

O goleiro Sidão atuou no Botafogo em 2016, foi um dos destaques da equipe naquela reação rumo a Libertadores, já Éverton e Régis que atuaram lá, estão fora da partida. Do lado botafoguense, Kieza passou pelo São Paulo em 2016, o lateral-direito reserva, Luis Ricardo também atuou no clube são-paulino, em 2014.

Tem alguma informação ou correção? Pode subir nos comentários, agradecemos!

Abraços

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.