O Luis Zubeldía está sem trabalhar desde a saída da LDU de Quito no fim da temporada de 2023, onde conquistou a Copa Sul-Americana. Foi um dos alvos do Tricolor Paulista no início do ano, mas teve contratempos e a diretoria optou por Thiago Carpini.
Após demissão do Carpini, ficou oficializada a busca por treinadores que bem verdade, já acontecia desde o início da semana. Inúmeros nomes estão sendo cogitados, os favoritos são os gringos. Entre eles Pedro Martins, Carlos Carvalhal, Rafa Benitez, Domenec Torrent e até mesmo José Mourinho.
O nome da vez é de Luiz Zubeldía, que eliminou o São Paulo em duas Copas Sul-Americana recente, na última edição em 2023. Venceu o Tricolor em Quito, 2a1, e perdeu no Morumbi por 1a0, nos pênaltis, avançou a semifinal. Depois foi ser campeão contra o Fortaleza.
Mas antes, na edição de 2020, enfrentou o São Paulo de Diniz, na Argentina ficou 3a2 para o Lanús e na volta, 4a3 no Morumbi. Na época, os gols fora, eliminaram o Tricolor da competição. E o Lanús chegou na decisão contra o Defensa y Justicia do Hernan Crespo, acabou derrotado. Na temporada seguinte, Crespo assumiu vaga do Diniz no Tricolor.
Zubeldia trabalhou no Racing, LDU, Lanús, Santos Laguna, Indepediente Medellín, Alavés e Cerro Porteño. Os melhores trabalhos foram em Lanús e LDU, os dois últimos, na segunda passagem em ambos.
Na LDU conquistou o Equatoriano e a Sul-Americana, entretanto decidiu sair por algumas desavenças na renovação e a ideia era tirar um ano sabático em 2024. Até por isso, a negociação em janeiro com o Tricolor não avançou, ele queria escutar uma proposta e segundo Muricy, adiou duas conversas com a diretoria.