Uma das magias do futebol, é a interação de sua torcida com o clube, ver o estádio do seu time lotado, milhares de pessoas cantando o hino do clube, declarando amor a instituição que o representa dentro das 4 linhas. Assim também é para os torcedores do São Paulo Futebol Clube, mais de 20 milhões de apaixonados que em teoria deveriam ter a oportunidade de estar em todos jogos dentro do Morumbi. Mas nem toda teoria é concretizada também na prática, visto que problemas surgem no meio do percurso.
Desde 2012 temos um problema no meio do percurso, o problema se chama “Total acesso“, distribuidora de ingressos que possui contrato com o clube há uma decada. Em 10 anos de total acesso, temos inúmeras reclamações de torcedores que não conseguiram comprar seu ingresso para partidas do clube.
Veja abaixo alguns relatos de torcedores sobre problemas com a plataforma:
Diante de tantas reclamações, tivemos até mesmo influenciadores que acompanham o São Paulo, comentando sobre os problemas da plataforma de distribuição de ingressos:
Rogério Barolo comenta sobre o Total acesso em vídeo no seu canal:
“Ah, mas eu sempre consegui comprar o meu ingresso”, para evitar qualquer comentário que possa dizer contrário a ideia e colocar a distribuidora de ingressos como a “coitada da história”, resolvi trazer as reclamações para uma pesquisa com números concretos.
A pesquisa ocorreu via “Google Forms” e contou até o momento com 72 respostas em 48 horas, podemos inclusive destacar que das 72 pessoas que responderam a pesquisa, 68 tiveram problemas de compra com a plataforma, o que representa cerca de 95% dos que responderam a pesquisa. Caso queira ver o detalhamento de cada uma das respostas, estou disponibilizando por aqui, um link de uma planilha no Google Sheets com acesso liberado a todos, onde é incluso todas as respostas individuais do formulário.
Planilha com respostas: https://docs.google.com/spreadsheets/d/17ESXtKIMFaVyaxzO6Lm_hgHTlETS34GVmaqJB0C7usY/edit?usp=sharing
Para ilustrar os números da pesquisa, trarei abaixo todas as perguntas + resultados das respostas.
Pergunta 1: Com qual gênero você se identifica? (72 Respostas)
Masculino: 65,3% (47 pessoas)
Feminino: 34,7% (25 pessoas)
Pergunta 2: Qual sua idade? (72 Respostas)
Até 18 anos: 5,6% (4 pessoas)
19 a 24 anos: 37,5% (27 pessoas)
25 a 34 anos: 41,7% (30 pessoas)
35 a 44 anos: 9,7% (7 pessoas)
45 a 54 anos: 4,2% (3 pessoas)
55 a 64 anos: 1,4% (1 pessoa)
Pergunta 3: Qual sua etnia? (72 respostas)
Branco(a): 52,8% (38 pessoas)
Pardo(a): 26,4% (19 pessoas)
Preto(a): 20,8% (15 pessoas)
Pergunta 4: Você torce para o São Paulo Futebol Clube? (72 respostas)
Sim: 100% (72 pessoas)
Não: 0% (0 pessoas)
Pergunta 5: Você é sócio-torcedor do São Paulo Futebol Clube? (72 respostas)
Sim: 48,6% (35 respostas)
Não: 51,4% (37 respostas)
Pergunta 6: Caso a resposta anterior seja sim, qual plano de sócio você tem?
Vermelho (R$14/mês): 28,6% (6 pessoas)
Branco (R$29/mês): 42,9% (15 pessoas)
Preto (R$59/mês): 17,1% (6 pessoas)
Tricolor (R$99/mês): 0% (0 pessoas)
Diamante (R$159/mês): 11,4% (4 pessoas)
Pergunta 7: Você já obteve problemas para comprar ingressos do São Paulo Futebol Clube, no site ou app “total acesso”? (72 respostas)
Sim: 94,4% (68 pessoas)
Não: 5,6% (4 pessoas)
Pergunta 8: Quais foram os problemas que você já notou ao tentar efetuar uma compra no site da total acesso? (Desde que o seu cartão de crédito estivesse apto para compra) – (Escolha mais de uma opção se precisar) (69 respostas)
Transação não autorizada (Falha no pagamento): 55,1% (38 pessoas)
Transação não autorizada (Transação negada): 30,4% (21 pessoas)
Erro: O ingresso não está mais disponível para o evento (Mesmo tendo ingresso) – 88,4% (61 pessoas)
Lentidão do site: 72,5% (50 pessoas)
Falta de cancelamento: 1,4% (1 pessoa)
Sem o desconto de sócio torcedor (Mesmo validando o e-mail): 1,4% (1 pessoa)
Compra com cartão digital por engano: 1,4% (1 pessoa)
Site fora do ar: 1,4% (1 pessoa)
Sem ressarcimento de pacotão de jogos do início da pandemia: 1,4% (1 pessoa)
Pergunta 9: Mesmo nas oportunidades que você notava os erros acima, você tentou efetuar a troca do cartão para fazer sua compra? (66 respostas)
Sim: 84,8% (56 pessoas)
Não: 15,2% (10 pessoas)
Pergunta 10: Você já tentou entrar em contato com a total acesso para resolução desses problemas? (68 respostas)
Sim: 63,2% (43 pessoas)
Não: 36,8% (25 pessoas)
Pergunta 11: Caso sua resposta anterior tenha sido “Sim”, você conseguiu entrar em contato com a total acesso? (46 respostas)
Sim, mas não obtive resolução do meu problema: 52,2% (24 pessoas)
Sim e obtive resolução do meu problema: 6,5% (3 pessoas)
Não consegui entrar em contato: 41,3% (19 pessoas)
Pergunta 12: Por qual plataforma você conseguiu entrar em contato com a total acesso? (38 respostas)
Telefone: 28,9% (11 pessoas)
Chat: 47,4% (18 pessoas)
Redes sociais: 5,3% (2 pessoas)
E-mail: 15,8% (6 pessoas)
Reclame aqui: 2,6% (1 pessoa)
Pergunta 13: De 1 a 10 (Com 1 para totalmente insatisfeito e 10 para totalmente satisfeito) qual sua avaliação sobre o site/app de compra de ingressos, total acesso? (72 respostas)
Nota 1: 47,2% (34 pessoas)
Nota 2: 19,4% (14 pessoas)
Nota 3: 9,7% (7 pessoas)
Nota 4: 8,3% (6 pessoas)
Nota 5: 5,6% (4 pessoas)
Nota 6: 4,2% (3 pessoas)
Nota 7: 1,4% (1 pessoa)
Nota 8: 1,4% (1 pessoa)
Nota 9: 2,8% (2 pessoas)
Nota 10: 0% (0 pessoas)
Nota média de acordo com as respostas: Nota 2,5/10.
Agradeço a todos que participaram da pesquisa, sem dúvidas a resposta de vocês é importante para darmos um start na ideologia de mudança da distribuidora de ingressos, Total Acesso. E para você que ainda não respondeu, a pesquisa continua ativa (CLIQUE AQUI PARA RESPONDER), quanto mais respostas tivermos e mais insatisfação demonstrarmos, maior a chance de sermos ouvidos, visto que, o torcedor é quem realmente comanda o clube, se não fossem os 20 milhões de São Paulinos acompanhando a instituição, a mesma não teria o tamanho que tem e consequentemente não teria o por que existir.
Precisamos de mais quantos relatos para mudar a plataforma? “Mas o clube apresentou uma proposta de melhoria na venda de ingressos e no acesso ao estádio”, melhorias surtem efeito quando acontecem e infelizmente em 10 anos não tivemos melhoras, muito pelo contrário, a cada ano a experiência na compra dos ingressos parece piorar.
Não atoa, o reclame aqui do total acesso serve de termômetro para notarmos a piora continua. A cerca de 1 ano, a nota do total acesso no reclame aqui era de 5,1/10, atualmente a nota da plataforma é 4,4/10, com menos da metade dos problemas resolvidos pela empresa (Cerca de 48,5% dos casos foram “resolvidos”).
Está na hora de acordar São Paulo, nossos rivais aparentemente não estão dentro das 4 linhas, nosso principal rival atualmente são vocês, que fazem o torcedor passar por uma experiência péssima ao tentar comprar um ingresso para acompanhar o próprio clube no estádio. O desejo do torcedor é que haja mudança, que a experiência na compra seja melhorada e descomplicada. Não sabemos o que prende o clube a essa empresa, porém a certeza é que nada disso pode ser maior do que o desejo de manter a torcida por perto.
Sou sócio torcedor diamante, tive uma compra pro jogo do dia 16/08 cancelada sem nenhuma razão, venho comparecendo ao Morumbi em todas as fases, e quando começam as fases melhores não consigo comprar ingresso? Brincadeira de muito mal gosto!!! Irei cancelar meu plano sócio-torcedor e entrar no PROCOM!!!