A lembrança de um Majestoso inesquecível, São Paulo 3 x 0 Corinthians, 2003, com gol de calcanhar de Simplicio

(Fotos: Divulgação)

A vitória do tricolor sobre o Flamengo em pleno Maracanã lotado, a possibilidade de voltar a liderança de um Brasileirão, o fato de enfrentar um dos seus maiores rivais, o contexto todo do clássico que está por vir, mostra que o tricolor está forte e ao que tudo indica, sob a batuta de Nenê, Diego Souza e Everton, que não jogará devido a uma suspensão, mas que está sendo vital para o momento do São Paulo. Somado a boa defesa e a organização tática que Aguirre tem implantado, deixa o torcedor otimista e traz novamente um sentimento que o torcedor são-paulino tem tido nos últimos anos, a sensação de que “agora vai”.

Essa empolgação tem sido muito comum nos últimos anos, no entanto, dessa vez o São Paulo conta com jogadores cascudos e esse talvez seja o maior diferencial, há quase 18 anos atrás a história não foi muito diferente. No dia 12 de outubro o tricolor que não jogava uma copa libertadores há 9 anos, passava por um momento de afirmação no Brasileirão, o time vinha de uma série invicta e tinha jogadores relevantes no elenco, nomes como Luis Fabiano, Diego Tardelli, Ricardinho, Fábio Simplicio, pesavam a favor do soberano, todos estes citados viriam a defender a seleção nacional e se destacaram ainda mais no futebol mundial, o campeonato brasileiro que o São Paulo não vencia desde 91, era uma das ambições daquele elenco. Vale lembrar que o ano de 2003 foi a primeira vez onde o Brasileirão foi disputado por pontos corridos e teve como campeão o Cruzeiro, com uma campanha impecável, o time mineiro levou o caneco chegando a incrível marca de 103 pontos, a melhor campanha da história dos pontos corridos. Posterior ao ano de 2003, o SPFC viria a ser tornar campeão de quase tudo, há quem diga que o time de 2003 foi onde a gana pelos títulos ressurgiu no tricolor depois de um longo período.

Voltando ao clássico, curiosamente o São Paulo chegou para mais um majestoso com uma série de jogos invictos e com muita confiança para enfrentar o seu maior rival. Os jogadores do Corinthians deram entrevistas durante a semana e falavam com certeza sobre a vitória devido a terem levado a melhor sob tricolor em dois mata-mata anteriores, semifinal da Copa do Brasil de 2002 e final do Paulistão de 2003.

Assim como em 2003 o palco estava armado para o espetáculo, naquele ano o tricolor aplicou um chocolate no Corinthians, 3 a 0! Um dos destaques do jogo foi Fábio Simplício, o meia que se transferiu para o Parma da Itália em 2004, fez uma grande partida onde deu uma assistência para o gol de Carlos Alberto e foi responsável por um dos gols mais bonitos em um majestoso, no lance,  Ricardinho driblou o goleiro do Corinthians e tocou para a área, Fábio Simplicio que era o único tricolor em meio a toda defesa corinthiana, em um momento de extrema habilidade o meia percebeu que não teria tempo de dominar a bola e chutar, usou um dos poucos recursos que tinha disponível, Simplicio acertou um calcanhar perfeito e a bola correu lentamente para a meta do goleiro Rubinho, 3 a 0 e o Morumbi lotado foi ao delírio. Veja abaixo os melhores lances da partida.

Fábio, que jogou por muitos anos no futebol Italiano, passou pelo futebol japonês e encerrou sua carreira retornando ao Brasil. Um dos últimos clubes da carreira do atleta foi o Batatais do interior de São Paulo. Atualmente brinca, como ele mesmo diz, no time onde é presidente, o Cruzeiro de Itapecerica da Serra.

Roger Marques

São Paulino que não sabe bater pênalti, mas que sabe como ajudar na briga!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.