A importância de Juanfran

(Foto: Bruno Ulivieri/ Ofotgráfico/ Folhapress)

Fala Nação Tricolor, tudo em cima? Ou melhor, Bom Dia Tricolor!

Juan Francisco Torres Belén, ou como é conhecido no mundo do futebol, Juanfran, nosso lateral direito. Um jogador que disputou duas Euros e uma Copa do Mundo pelo seu país, a Espanha. Muitos se perguntavam o que Juanfran viria fazer aqui no Brasil quando foi contratado pelo São Paulo, alguns nem sabiam quem era, outros falavam que é fraco. Hoje vamos falar da importância de Juanfran para o time, dentro e fora de campo.

Primeiro de tudo, a grande experiência. Juanfran já tem 35 anos e esse foi um dos principais motivos de questionamento quando foi contratado, mas apesar da idade ele vem mostrando que tem folego para disputar quase todos os jogos de nosso calendário.

Sua experiência é importante tanto dentro como fora de campo. Fora de campo ele é importante para dar exemplo aos mais novos, é um daqueles jogadores que sempre dará a cara a tapa se precisar, um líder. Dentro de campo nem precisa dizer, com certeza para um jogador é muito mais tranquilo olhar para o lado direito e ver que Juan está nele. Ele passa uma segurança principalmente na parte defensiva.

O jogo ofensivo nunca foi o seu ponto forte, mesmo tendo começado como ponta quando jogava no Real Madrid Castilla. Com o passar dos anos, Juan foi cada vez mais indo para trás até virar um bom lateral. Muitos falam que ele é fraco, mas aí eu te pergunto, um jogador que disputou uma Copa, duas Euros e foi um dos principais pilares defensivos de Simeone, técnico que hoje é uma das melhores mentes defensivas do futebol, pode ser considerado fraco? Provavelmente não.

Juanfran é muito criticado aqui no Brasil por “só” saber defender, mas isso em sua carreira isso nunca foi um problema, nunca viram isso como defeito. O Brasil é o primeiro país onde as pessoas reclamam que o lateral faz a sua primeira e principal função que é defender.

As características defensivas de Juan são muito importantes para o esquema de Diniz que o São Paulo atua hoje, afinal o time não tem um primeiro volante de pegada e o lateral oposto é um lateral extremamente ofensivo. Então a qualidade e segurança defensiva que Juan traz é um dos principais pontos para esse time render o que está rendendo hoje. É o trabalho defensivo do espanhol que possibilita Reinaldo e Tchê Tchê a fazerem seu jogo.

Juanfran veio para agregar e tenho certeza de que no futuro será muito lembrado entre a torcida Tricolor. Não só por ser uma contratação de certo modo inesperada, já que ainda é muito estranho ver um jogador que disputou finais de Champions e que estava nos times do FIFA está por aqui, mas ele também será lembrado pelo o que ele fez pelo São Paulo.

Abraços a todos

Gustavo Dervelan (@dervelan_1999)

Gustavo Dervelan

20 anos, Paulistano e são-paulino de berço! Estudante de Jornalismo na Universidade São Judas Tadeu. Apaixonado por esportes Brasil a fora.

Este post tem 2 comentários

  1. Almir Macedo

    Perfeito! Parabéns pela matéria…

  2. Efram Lima De Souza

    Excelente matéria….. Quem não conhece c/ profundidade o futebol europeu, faz críticas a Juanfran…. Jogador fará seu nome na galeria dos “honrados campeões”…..

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.