Vindo de duas derrotas consecutivas, o São Paulo encara nesta quarta-feira (30) a equipe do Paulistano. O duelo entre as duas equipes será realizado no Ginásio do Morumbi , e será o último compromisso da equipe são-paulina no ano de 2020 e também a partida que encerra o primeiro turno dos comandados de Cláudio Mortari. A partida inicia-se às 20h00 (Horário de Brasilia), com transmissão do DAZN.
Último Confronto
O São Paulo na última segunda-feira (28) enfrentou a equipe do Bauru Basket e definitivamente não fez uma boa apresentação . Após um primeiro período deveras apático onde cedeu 28 pontos a equipe adversária e anotou apenas 15, a equipe se encontrou no segundo quarto após as adições de Isaac e Dawkins ao time titular e se não foi brilhante no ataque, demonstrou uma ótima aplicação defensiva, conseguindo anular as principais peças bauruenses e vencer a parcial por 20 a 8.
Com o placar em 36 a 35 para o adversário, o que se esperava é que o São Paulo pudesse tomar as rédeas da partida no segundo tempo e não foi o que aconteceu. Em um dia em que a bola de três pontos definitivamente não caiu com apenas nove bolas concluídas de trinta e três tentadas , a equipe também viu uma de suas principais jogadas ser completamente anulada quando nas estatísticas vemos que Lucas Mariano saiu com apenas dois pontos de quadra. Renan Lenz foi o único que fez uma apresentação de destaque. Sendo novamente dominante no terceiro período, o Bauru que apostou no talento do sempre eficiente Gui Deodato e na eficiência de Zach Graham, venceu por 10 pontos a terceira parcial e praticamente liquidou a fatura.
Relembre ⇒ Duelo contra o Paulistano no Estadual em novembro
No último quarto as equipes praticamente trocaram pontos e isso não era o suficiente para o tricolor conseguir uma reação em busca da vitória. Destaque nesse jogo para a boa marcação de Alex Garcia encima de Georginho, que anotou apenas 4 pontos e fez muita falta no volume ofensivo da equipe. Outro bom ponto que podemos frisar é o fator Bennett, Isaac e Dawkins que corrigiram a marcação do time são-paulino e evitaram que fossemos para o intervalo com uma diferença maior de pontos no placar.
O adversário – Club Athletico Paulistano
Décimo primeiro colocado na última temporada, o Paulistano se foi decepcionante na última época vem agradando bastante e conseguindo ótimos resultados nessa competição .Com oito vitórias em dez partidas, o time da capital está na quarta posição do campeonato, onde só foi derrotada por Bauru e Flamengo. A equipe comandada pelo técnico Régis Marrelli até o momento vem surpreendendo muitos pela ótima organização dos dois lados da quadra e vem sonhando alto nesse NBB.
Possuindo em seu elenco atletas já renomados no basquete nacional, como o armador Felipe Ruivo,o ala-armador Cauê Borges ,os experientes Deryk, Vitão, Maique e o ótimo defensor Jimmy, o time paulista aliou um elenco experiente a algumas apostas como o ala Barbosa e o ótimo ala-pivô Lucas Dória que veio do basquete norte-americano.
Vindo de três vitórias consecutivas após o revés diante do Flamengo, o CAP como é conhecido passou por uma verdadeira prova de fogo em sua última partida quando enfrentou o time francano de Lucas Dias e dos já regularizados reforços Jamaal e Green. Realizando um jogo bastante eficiente dos dois lados da quadra, e contando com um Jimmy bastante inspirado do estouro do cronômetro já na prorrogação, os comandados de Régis Marreli venceram um jogo importantíssimo na luta pelo G-4 e virão bastante motivados para o jogo contra o São Paulo.
Com uma pontuação bastante distribuída em sua rotação, a equipe tem Cauê Borges como principal pontuador da equipe com 15,3 pontos em média, seguido por por Ruivo com 13,4 e Vitão com 10,1. Maique lidera o CAP em rebotes com 7,6 e Ruivo lidera as assistências da tradicional equipe da capital com 4,1 passes em média para a cesta por jogo.
São Paulo e Paulistano se enfrentaram duas vezes em sua história pelo Novo Basquete Brasil ambas na temporada passada. O tricolor leva vantagem no confronto, tendo vencido no Ginásio Antônio Prado Júnior por 98 a 92 e também no Ginásio do Morumbi por 75 a 74.
O jogo
A expectativa é de um jogo bem duro para o tricolor paulista. Atravessando um melhor momento na competição, o Paulistano ainda possui cinco partidas no primeiro turno e precisa da vitória para colocar um pé no G-4. Já o São Paulo,que vem de duas derrotas consecutivas e já soma quatro derrotas no certame nacional, joga sua última partida nesse primeiro momento do campeonato e certamente não quer somar uma quinta decepção e ver piorar sua classificação visando a Copa Super 8.
Na última partida do adversário na competição, quatro atletas pontuaram acima dos dois dígitos. Vitão anotou 17 pontos e possui um ótimo trabalho de garrafão, além de um perímetro sempre eficiente. Jimmy, com 16 repete o basquete eficiente dos dois lados da quadra que o transformou em um dos jogadores mais valorizados do basquete nacional. Ruivo anotou 14 e realiza uma excelente competição, estando inclusive na briga pelo MVP após suas primeiras aparições na temporada. Maique com 13, demonstrou contra Franca sua já conhecida força no garrafão e um ótimo trabalho de pés. Já Cauê Borges, com 7 tentos anotados não foi tão bem nessa partida, mas deve inspirar um cuidado especial do São Paulo pois é o cestinha do Paulistano na competição.
Para o CAP, cabe a tentativa de freiar o volume ofensivo do MVP Georginho de Paula, inibir o forte perímetro são-paulino e conter o eficiente pivô Lucas Mariano que é o principal jogador do tricolor no torneio até aqui. Demonstrando um ataque em muitos momentos pragmático, os comandados de Cláudio Mortari vem tendo muitas dificuldades quando o adversário marca em zona, principalmente quando a bola de três pontos não cai. Sabendo disso, o técnico adversário com certeza não dará moleza para as principais jogadas dos donos da casa, e possivelmente abusará das trocas e das jogadas de Pick and Roll, que já complicaram o garrafão do São Paulo e foram determinantes para a vitória do Paulistano sobre o SPFC no Campeonato Paulista. Sendo assim, será um excelente desafio para vermos se a equipe demonstra um maior repertório ofensivo, o que não aconteceu na melancólica derrota diante do Bauru.
O ala-pivô Renan Lenz ressalta a dificuldade do duelo e a necessidade da vitória do time tricolor, analisando também o primeiro turno, e as dificuldades que o time vem tendo para encontrar uma consistência dentro da competição. ”Esse duelo contra o Paulistano vai ser um jogo muito duro assim como foram os últimos 3 jogos. Eles vêm de uma sequência muito boa de vitórias e nós precisamos da vitória de qualquer jeito para nos mantermos entre o pelotão de cima. Então vai ser um jogo muito pegado e muito intenso. Nosso primeiro turno está sendo de muita oscilação, mas estamos sempre na briga pra conseguir uma consistência maior como um time. No geral está sendo um bom primeiro turno, com alguns tropeços que poderíamos ter evitado.”
Já Jefferson William enfatiza a maratona de jogos que a equipe vem tendo desde o início da competição, e coloca isso como uma das causas da oscilação do time são-paulino nas últimas partidas. Outro ponto também colocado pelo experiente ala-pivô, é a importância do duelo na busca pelo G-4 e também o amadurecimento que a equipe vem ganhando, para no momento certo brigar pelo título que é o objetivo da temporada. ”Vamos em busca da vitória. É um confronto para quem vai ficar na quarta posição. Precisamos nos recuperar no campeonato para fechar o ano com chave de ouro. Estamos em um ritmo muito pesado jogando um dia sim, outro não, isso nos fez oscilar um pouco. Mas tudo está servindo como amadurecimento, é uma equipe com uma nova formação. Estamos em evolução para chegar forte no momento de decisão. Nossa temporada está sendo muito boa, estamos entre os primeiros colocados em um projeto novo, isso é muito importante. Estamos colocando o SPFC no lugar que merece e vamos em busca do nosso sonho que é o título nessa temporada.”
Para falar sobre o duelo, a equipe do SPFC 24 Horas também entrevistou o jornalista Marcius Azevedo, editor assistente e responsável pelo blog de basquete do Estadão Esportes . Marcius, que é um dos comentaristas com mais prestígio quando o assunto é a bola laranja, destaca o equilíbrio da partida de hoje e ressalta o interessante embate de armadores que veremos nessa partida. ”Espero um excelente jogo, muito equilibrado. Será outro teste complicado para o São Paulo, que precisa reagir após duas derrotas. O Paulistano tem uma equipe muito forte, bem treinada pelo Régis Marrelli. O (Felipe) Ruivo está em um ótimo momento e promete ser um duelo interessante de armadores com o Georginho”.
O desempenho do basquete tricolor no primeiro turno foi outro ponto interessante que abordamos com o jornalista. Para Azevedo, apesar do início impressionante, o time ainda oscila e dá a impressão de que pode render muito mais. ”O São Paulo começou o NBB com tudo e deu impressão de que todos os problemas da temporada passada estavam resolvidos. Com um elenco mais forte e homogêneo não iria sofrer mais nas rotações. A vitória sobre o Flamengo, principalmente, foi uma demonstração de força mesmo após perder para Franca. Mas o time está oscilando novamente, com alguns apagões inaceitáveis durante momentos importantes dos jogos e vai fechar o turno com um sentimento de preocupação. A equipe pode jogar muito mais. Há uma necessidade de variação maior no ataque, não pode depender apenas do individual para vencer aqueles jogos apertados. A comissão técnica também precisa passar mais confiança aos jogadores nos momentos cruciais dos jogos. A apatia de fora de quadra não pode passar para dentro dela. ”
FICHA TÉCNICA:
Jogo: São Paulo x Club Athletico Paulistano
Local: Ginásio Poliesportivo Dr. Antônio Leme Nunes Galvão, Morumbi, São Paulo (SP).
Data e Horário: 30 de Dezembro ,20h00 (Horário de Brasília)
Transmissão: DAZN
PROVÁVEIS TITULARES
São Paulo : Georginho de Paula, Corderro Bennett, Shamell Stallworth, Renan Lenz e Lucas Mariano. Técnico: Cláudio Mortari.
Club Athletico Paulistano: Deryk Ramos, Felipe Ruivo, Jimmy Dreher, Cauê Borges e Maique Tavares. Técnico: Régis Marrelli.
Arremesso Tricolor: ouça o podcast de basquete do SPFC24Horas em seu agregador favorito:
- Anchor
- Spotify
- Google Podcasts
- Castbox
- Apple Podcasts
O Arremesso Tricolor é uma proposta independente e totalmente exclusiva do site SPFC 24 Horas.
Advertisements
Advertisements