Na véspera de mais um choque rei, iremos relembrar dois jogos históricos para nós tricolores, e estou falando das oitavas de finais da Libertadores de 2005.
A primeira partida, no Parque Antarctica, foi quase toda dominada pelo time alviverde, chegando algumas boas vezes com perigo. O tricolor, no primeiro tempo, só conseguiu chegar a frente através de bolas paradas e uma bela jogada do lateral Cicinho, mas nada que assustasse o goleiro Marcos.
Já na segunda etapa ambos os times estavam sem criatividade, fazendo com que os goleiros pouco trabalhassem. O jogo só não terminou empatado graças a Cicinho. O lateral recebeu a bola pela direita e mesmo marcado acertou o chamado “pombo sem asa”, direto no ângulo de Marcos, um golaço!
No final da partida o atacante Marcinho, em cobrança de falta, acertou o travessão de Rogério Ceni. Apesar do susto o tricolor garantiu uma ótima vitória fora de casa por 1×0.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=-aEuw2neGBU]
No jogo de volta, realizado no Morumbi, o São Paulo jogava apenas por um empate, o que já garantia o tricolor na fase seguinte da competição continental. O time visitante, precisando da vitória, começou pressionando a saída de bola, com uma forte marcação principalmente no camisa 10, Danilo. Logo aos 4 minutos, após um escanteio pela esquerda, o lateral palmeirense Lúcio bateu forte na bola que passou por cima do gol. A resposta dos donos da casa veio no minuto seguinte, Danilo recebeu pela esquerda e cruzou, Mineiro de surpresa cabeceou no travessão.
A situação do São Paulo ficou um pouco mais difícil depois que Josué segurou Marcinho na estrada da área, o volante que já tinha levado um cartão amarelo recebeu seu segundo e foi expulso de campo. Com um jogador a mais, o Palmeiras seguiu a pressão e perdeu sua melhor chance quando o centroavante Washington recebeu a bola quase na marca penal mas bateu fraco, facilitando a defesa de Rogério.
No minuto 36 da etapa final, após um contra ataque, Diego Tardelli tentou driblar Correa, que já caído colocou a mão na bola dentro da área, pênalti para o São Paulo. E claro, Rogério Ceni não perdoa, batida no meio e placar aberto no Morumbi. E se tem Cicinho em campo contra o Palmeiras, não pode faltar aquele golaço. No final do jogo, o lateral repetiu a dose e marcou um belo gol de falta, se tornado, assim, um grande carrasco palmeirense. 2×0 tricolor e vaga garantida.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=NAB0TUEqXRg?t=33s]
Vale lembrar que se tratando de libertadores o São Paulo está invicto contra a equipe palestrina, até hoje foram 8 jogos com 6 vitórias do tricolor, além de 2 empates.
Amanhã (10), no jogo que valerá pelo campeonato brasileiro, o time do Morumbi tenta manter a invencibilidade em clássicos no ano de 2020. Porém, o retrospecto não é favorável, afinal o São Paulo nunca venceu o Palmeiras jogando no Allianz Parque. Já está na hora disso mudar, acreditamos sempre na vitória, e só isso interessa.
Vamos São Paulo!
Guilherme Ramos