River Plate perde 5 dias de treinos, mas retoma preparação para o jogo contra o São Paulo

O volante Leonardo Ponzio se prepara para o jogo contra o São Paulo (Foto: Club Atlético River Plate/Divulgação)

A última semana foi complicada para o River Plate. Como se já não bastasse o pouco tempo de preparação para o jogo contra o São Paulo, pela 3ª rodada da Conmebol Libertadores, outro problema surgiu no caminho dos Millonarios: o Covid-19.

RESULTADO POSITIVO E INÍCIO DA QUARENTENA

Tudo começou na última quinta (27). O plantel e demais funcionários do River Plate já estavam cumprindo desde o início da semana passada um período de “isolamento”, treinando no seu CT, o River Camp, na cidade de Ezeiza, e concentrados em um hotel próximo dali. Porém, durante uma atividade, o preparador de goleiros Adrián Olivieri se queixou de sintomas característicos com os do vírus de procedência asiática. Olivieri foi imediatamente isolado e submetido ao teste de PCR.

Na noite daquela mesma quinta-feira, o River Plate emitiu comunicado informando que o resultado do exame PCR de Olivieri teve resultado positivo, e que havia sido tomada a decisão de isolar todos os profissionais do clube, além de interromper completamente os trabalhos até que novos testes fossem feitos.

SURTO NO BOCA JUNIORS E RECEIO DE MAIS CASOS

Uma notícia caiu como uma bomba no futebol argentino na última segunda (31). O Boca Juniors divulgou um comunicado informando a identificação de 19 casos positivos de Covid-19, sendo 14 atletas e 5 funcionários.

A notícia, claro, também causou preocupação no River Plate. Afinal, ambos voltarão a disputar a Libertadores em duas semanas, e a Direção de Competições da Conmebol já definiu que os clubes estarão sujeitos a derrota por W.O. caso não tenham atletas para colocar em campo por causa da doença respiratória. A imprensa argentina especula uma grave falha no cumprimento dos protocolos sanitários por parte do Boca Juniors, ainda mais depois da informação divulgada pela TNT Sports, de que o ídolo xeneize Carlos Tevez já havia contraído Covid-19 em algum momento do mês de agosto, após visitar um familiar, informação omitida pelo Boca Juniors.

O caso fez com que a diretoria do River Plate agilizasse o processo de testagem dos seus profissionais para que fossem identificados o quanto antes os novos casos positivos, caso existissem.

NOVOS TESTES E VOLTA AOS TREINOS

Na manhã da última terça (1), o River Plate divulgou que todos os testados depois do início da quarentena tiveram resultado negativo. E a diretoria do clube logo enviou solicitação de autorização para as autoridades de saúde da Argentina para voltar aos trabalhos imediatamente.

A permissão foi rapidamente concedida, e o próximo adversário do São Paulo voltou a treinar algumas horas depois.

O River Plate está em uma verdadeira corrida contra o tempo. Seus três adversários no Grupo D da Libertadores já estão jogando, enquanto cabe aos argentinos ter a melhor preparação possível para enfrentar a maratona de jogos que se avizinha. São Paulo e River Plate jogam no próximo dia 17, às 19h no Morumbi.

Caio Felix
caiofelixjornalista@outlook.com

Caio Felix

Jornalista. Redator do Futebol Profissional no SPFC 24 Horas. Também estou no Twitter através de @OCaioFelix

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.