Com a temporada 2019/20 do Novo Basquete Brasil encerrada precocemente devido a pandemia do coronavírus, o fervor do mercado da bola laranja começou de maneira antecipada. Vale lembrar que em maio o São Paulo anunciou um corte de R$ 6 milhões para R$ 3,5 milhões no orçamento da modalidade, um dos reflexos da crise da COVID-19 no cenário nacional que deve acarretar em reduções salariais e ajustes com os atletas.
Competições
O São Paulo deve disputar três competições na próxima temporada. O tricolor irá para sua segunda edição do Campeonato Paulista de Basquete e do Novo Basquete Brasil. Com a terceira colocação no último NBB, a equipe do Morumbi também garantiu vaga na Basketball Champions League Américas, uma espécie de “Libertadores do Basquete” e fará a sua estréia em torneio internacionais.
Mercado da bola laranja
O Blog do Menon anunciou na tarde desta quinta-feira (4) algumas movimentações do time de Cláudio Mortari no mercado de transferências. O blogueiro deu em primeira mão notícias sobre renovações, saídas, negociações e estratégias futuras. Confira:
Quem sai?
Os alas-armadores Jalen Jones e Desmond Holloway, o armador Cassiano Bueno e os pivôs João Mamedes, Murilo Becker e Douglas Kurtz, não estão nos planos do São Paulo para a próxima temporada e não terão seus vínculos renovados.
Quem fica?
O armador Georginho de Paula, o ala Shamell e o ala-pivô Jefferson William tem contrato até 2021 e devem continuar no plantel. Os jovens Igor Araujo, armador, e Danilo, ala, já renovaram seus contratos e continuarão trabalhando com Cláudio Mortari.
Negociações
A renovação de contrato do pivô Renan Lenz está bastante adiantada e o técnico Cláudio Mortari deve contar com o gaúcho no elenco para a próxima temporada. A maior preocupação do São Paulo nesta janela é com Léo Meindl. O clube paulista segue negociando com o ala, mas está pressionado pela procura do mercado europeu.
Quem chega?
O pivô Gerson, do Rio Claro, está no radar do tricolor paulista e pode ser uma das principais contratações do São Paulo nesta janela. A equipe do Morumbi, que ainda sonha com um “guard” para fazer companhia a Georginho de Paula, seguirá monitorando de perto o mercado. Há muitos rumores no ar.
Draft
Para completar o elenco, o São Paulo planeja fazer uma espécie de “Draft” antes do início do Campeonato Paulista. O tricolor pretende convidar jogadores livres no mercado para treinar sob a supervisão de Cláudio Mortari. Os aprovados assinariam um contrato de três meses para atuar no Paulistão, assim buscando uma vaga definitiva no elenco para o NBB.
Diego Marcondes