Neste domingo (17), o São Paulo recebe o Cruzeiro, os mineiros foram campeões da Copa do Brasil e estão tranquilos em relação ao Nacional, buscam uma melhor colocação, mas sem desespero, enquanto os são-paulinos precisam da vitória para garantir vaga na Libertadores e continuar firme na luta pelo G-4.
Jogo: São Paulo x Cruzeiro, válido pela 35ª rodada do Brasileirão.
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)
Data: Domingo, 18/11/2018
Horário: 19h00
Árbitro: Heber Roberto Lopes – Saiba o retrospecto e relembre jogos que o polêmico árbitro apitou do SPFC
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro e Eder Alexandre
Transmissão: Premiere 2 e PFCI, com Milton Leite na narração e Wagner Vilaron nos comentários
Partidas: 83
Vitórias: 41
Empates: 21
Derrotas: 21
Gols do São Paulo: 116
Gols do Cruzeiro: 79
Primeira partida: Cruzeiro 0a5 São Paulo, amistoso disputado no Estádio da Lourdes, em Belo Horizonte, no dia 25 de fevereiro de 1943
Última partida: Cruzeiro 0 x 2 São Paulo, no Mineirão, Brasileirão 2018
Maior vitória do São Paulo: Cruzeiro 0x5 São Paulo, dia 25 de fevereiro de 1943
Maior vitória do Cruzeiro: Cruzeiro 5a1 São Paulo, 20 de agosto de 1998
No primeiro turno, o São Paulo vinha de uma boa sequência e visitou o Cruzeiro no Mineirão, pois não perdoou o adversário, vitória de 2 a 0 com gols de Diego Souza e Éverton. Quando o jogo estava 1 a 0, o Cruzeiro teve um pênalti, foi aos 28′ do segundo tempo, pois desperdiçaram com Barcos, e quatro minutos depois, Éverton ampliou para o Tricolor.
Contando apenas o Brasileirão, o Cruzeiro não venceu o São Paulo no Morumbi desde 2013, neste período sequer conseguiu um empate:
- São Paulo 2 x 0 Cruzeiro – 2014
- São Paulo 1 x 0 Cruzeiro – 2015
- São Paulo 1 x 0 Cruzeiro – 2016
- São Paulo 3 x 2 Cruzeiro – 2017
Lembrando que no duelo entre São Paulo e Cruzeiro em 2017, na Copa do Brasil, os cruzeirenses venceram de 2 a 0 no Morumbi, inclusive teve gol do Hudson. Mas o restrospecto são-paulino contra o Cruzeiro é impressionante, os mineiros sofrem com o Tricolor Paulista, só no Brasileirão são 34 vitórias a 12 em 61 jogos, são 93 gols marcados pelo São Paulo contra 57.
Com a mudança de Aguirre para Jardine, o São Paulo mostrou uma outra postura contra o Grêmio, um time que propõe mais o jogo, mesmo assim não venceu o confronto direito, o que para o novo técnico está dentro do previsto, já que o time vai melhorando a cada jogo, portanto contra o Cruzeiro é esperado uma atuação melhor.
VEJA ⇒ Os 23 relacionados para a 35ª rodada
Jardine conta com um retorno importante, o artilheiro do time, Diego Souza está de volta, e será titular no duelo contra o Cruzeiro, o restante do time deve ser mantido com: Jean; Bruno Peres, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Jucilei, Hudson e Nenê; Everton, Helinho…
O rendimento do time no Morumbi neste segundo turno não é nada bom, apenas duas vitórias, cinco empates e uma derrota, ou seja, a equipe tem empatado bastante, e vai enfrentar o Cruzeiro que tem uma postura defensiva na maioria das partes, buscam contra-ataques, é preciso de atenção e Jardine prepara o time para tomar esses cuidados.
O Cruzeiro já está na Libertadores 2019, então pouco está se importando com a luta por uma vaga no G-6, na qual estariam vivos, mas estão aproveitando o fim de temporada para rodar o elenco, estão fazendo rodízio entre os atletas.
CONFIRA ⇒ Confira a análise detalhada do Cruzeiro
Em tratamento de saúde, Mano Menezes não comandará o time em mais uma rodada, o técnico será o ex-são paulino Sidnei Lobo, auxiliar de Mano, e revelou que vai ter mudanças na equipe, devido a manutenção do esquema de rodízio do time na reta final, portanto um dos que não estará presente é o centroavante Fred.
Com tantas dúvidas, Sidnei Lobo não confirmou as mudanças do time, revelou que Fred está fora e que Thiago Neves seria melhor avaliado, no restante não confirmou nada, ou seja, mistério pela frente no que deve vir a equipe celeste no Morumbi. Mas a tendência é que a dupla titular com Henrique e Ariel Cabral retorne ao time, enquanto outros atletas como Sóbis, Edílson e Rafinha voltam a ser opção, o lateral deve ser titular.
Provável escalação do São Paulo: Jean; Bruno Peres, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Jucilei, Hudson e Nenê; Everton, Helinho e Diego Souza; Técnico: André Jardine
Desfalques: Rojas, Gonzalo Carneiro, Luan (lesionados) e Igor Gomes (em transição física)
Pendurados:Anderson Martins, Bruno Alves, Carneiro, Edimar, Joao Rojas, Jucilei, Liziero, Nenê e Tréllez
Provável escalação do Cruzeiro: Fábio; Edilson, Manoel, Leo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves e David; Barcos (Sassá); Técnico: Sidnei Lobo
Desfalques: Dedé e Arrascaeta (estão representando seleção)
❗Informações adicionais |
Entrada: Assim como no jogo contra o Grêmio, sem grande previsão de público alto, deve ficar novamente em 25 mil…
Fábio Martins