O árbitro de Vitória e São Paulo na 31ª rodada do Brasileirão 2018 será Leandro Pedro Vuaden, os auxiliares Mauricio Coelho Silva Penna e Jorge Eduardo Bernardi.
Leandro Pedro Vuaden é um árbitro experiente do cenário brasileiro, apita jogos da Série A desde 2007, mas foi em 2008 que embalou jogos são-paulino, foram 4 naquele Brasileirão que o São Paulo foi tricampeão.
Apitou o empate em casa com o Ipatinga, 1 a 1, depois as vitórias sobre Botafogo, Portuguesa e Flamengo. Deu poucos cartões naqueles jogos, foram 3 contra Ipatinga, 2 contra Botafogo e o mesmo número contra a Portuguesa, depois 3 contra o Flamengo. Marcou uma penalidade que foi no jogo contra o Botafogo e foi a favor do São Paulo.
Em 2009 e 2010 apitou três jogos em cada ano, curiosamente em 2010 foram três empates, jogos com Flamengo, Cruzeiro e Fluminense. Em 2011 apitou apenas uma partida, empate com o América Mineiro em 1 a 1.
Na temporada seguinte, 2012, foram três partidas novamente, duas derrotas contra Vasco e Flamengo, também uma vitória sobre o Figueirense, neste jogo não aplicou nenhum cartão. Nos outros jogos a média de cartão amarelo foi parecida com 2008 entre 2 e 3 apenas.
No ano de 2013 apitou duas vitórias de 1 a 0 do São Paulo, sobre o Náutico na Arena Pernambuco e também sobre o Atlético-MG no Morumbi, na primeira partida expulsou Antônio Carlos, zagueiro são-paulino… Já em 2014 apitou os jogos contra Goiás, derrota de 2 a 1 e depois a vitória de 2 a 0 sobre o Cruzeiro, era a disputa pelo título, deu um pênalti a favor do São Paulo.
Em 2015 bateu o recorde de jogos são-paulinos, foram 5, dois empates de 0 a 0 de início, contra Inter e Fluminense, depois vitória de 4 a 0 contra o Vasco, fora de casa, seguido pelo empate em 1 a 1 no clássico contra o Corinthians, com direito a mão polêmica do lateral corintiano no fim da partida… E fechou com a vitória emocionante contra o Atlético Mineiro no Morumbi 4 a 2. Na temporada seguinte apitou apenas um jogo, e novamente contra o Atlético-MG no Morumbi, desta vez os mineiros fizeram a festa, 2 a 1.
No ano passado, Vuaden apitou 4 jogos do São Paulo, e nenhuma vitória são-paulina, começou com a derrota para o Flamengo no RJ, 2 a 0, depois empate com o Avaí em 1 a 1, deu um pênalti para cada lado, seguido pela derrota para o Fluminense, 3 a 1, e dois pênaltis para os cariocas. Fechou com o empate em 1 a 1 com o Vasco no RJ, e Eder Militão foi expulso.
Nesta temporada apitou um jogo do São Paulo, mas foi pela Copa do Brasil, vitória do São Paulo por 2 a 0 sobre o CRB no Morumbi, deu só um cartão amarelo.
Desde 2007 apitando a Série A, foram 192 jogos, 785 cartões amarelos, média de 4 cartões por partida, 11 expulsos pelo segundo amarelo, 30 de forma direta e 52 pênaltis marcados.
Vuaden nos jogos do São Paulo |
29 jogos |
12 vitórias |
10 empates |
7 derrotas |
94 cartões amarelos |
6 expulsões (5 do São Paulo) |
8 pênaltis (5 a favor e 3 contra) |
O quatro árbitro da partida será Tiago Augusto Kappes Diel, o árbitro assistente adicional 1 é o Daniel Aloysius Soder e o árbitro assistente adicional 2 será Roger Goulart, todos do Rio Grande do Sul.
Pesquisa exclusiva em nosso portal, qualquer correção ou sugestão, interaja nos comentários!
Fábio Martins