Em jogo válido pela quinta rodada do Brasileirão 2018, São Paulo e Bahia jogarão neste domingo (13) na Fonte Nova, em Salvador, justamente no ‘Dia das Mães’, duelo de equipes que estão na ‘zona da confusão’ como dizem, o Tricolor Paulista em 10ª e o Bahia em 15ª, a diferença de pontos é pequena, apenas dois.
Ficha técnica
Jogo: São Paulo x Bahia, válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: Domingo, 13 de maio de 2018
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva – PA (FIFA)
Assistentes: Helcio Araujo Neves – PA (CBF) e Heronildo S Freitas da Silva – PA (CBF), ambos do PA
Transmissão: Globo
Dados históricos desde 1954
Partidas: 40
Vitórias do São Paulo: 14
Empates: 12
Derrotas: 14
Gols do São Paulo: 50
Gols do Bahia: 46
Primeiro jogo oficial: Bahia 2×1 São Paulo – Fonte Nova, Salvador, Roberto Gomes Pedrosa 1968
Último jogo: São Paulo 1 x 1 Bahia – Morumbi, Campeonato Brasileiro de 2018
Maior vitória oficial: São Paulo 5 x 2 Bahia – Morumbi, Campeonato Brasileiro 1996
Maior derrota oficial: Bahia 3×0 São Paulo – Fonte Nova, Campeonato Brasileiro 2003
*São Paulo e Bahia se enfrentaram outras vezes nos anos 30, 40 e 50, mas não encontramos os dados mais detalhados
Último confronto
Em 2017, São Paulo e Bahia se enfrentaram duas vezes, no primeiro turno deu Bahia por 2 a 1, em jogo morno na maior parte, esquentou apenas nos lances finais do primeiro tempo, três gols, e ficou nisso, melhor para o Bahia que abriu 2 a 0…
Já o segundo turno foi a despedida do Lugano, ambas equipes sonhando com vaga na Libertadores 2019, o São Paulo vencia até o fim da partida quando sofreu empate, ainda teve contra-ataque fatal no fim da partida, mas o juiz encerrou o jogo, relembre como foi no vídeo a seguir:
Curiosidades
Após ficar oito anos sem Bahia e São Paulo, já que desde 2003 a equipe baiana ficou longe da Série A, em 2011 o reencontro das equipes foi interessante, inicialmente no Morumbi foi 3 a 0 para o Tricolor Paulista sem sustos mesmo com a expulsão do Piris.
Na volta um jogo mais inesquecível, mesmo que tenha sido uma derrota, aquele 4 a 3 com Rodrigo Caio em campo, golaço do volante Wellington, infelizmente a virada da equipe adversária ficou marcada na história, mas foi um jogão de bola!
Bahia quer reagir
Em 15ª no começo deste Brasileirão, o Bahia busca a reação, e para isso mira marcar gols, afinal em quatro jogo apenas um gol foi marcado, no apagar das luzes da única vitória no torneio, contra o Santos na Fonte Nova, e miram repetir a atuação no meio de semana contra o Vasco, 3 a 0, no jogo de ida da Copa do Brasil.
A gente estuda todos os jogos. Com o São Paulo não se pode dar o luxo de ser diferente. Nosso foco agora e o Brasileiro. Vira a chave e temos que estudar o São Paulo. Tem grandes jogadores, vem buscar o resultado, está pressionado, temos o dever de fazer mais um grande jogo”, disse o meia Zé Rafael.
VEJA ⇒ Confira a análise detalhada da equipe do Bahia
A organização tática é o ponto principal no trabalho do Guto Ferreira que busca manter a invencibilidade dentro de casa, foram dois jogos, uma vitória de 1 a 0 e o empate em 0 a 0 com o Atlético-PR.
São Paulo quer vencer fora
Com o discurso do Bruno Alves que está na hora do São Paulo vencer fora de casa, a equipe são-paulina mira manter a invencibilidade no Brasileirão, venceu na estreia, mas empatou três jogos seguidos, portanto é importante buscar o resultado mesmo que fora de casa para seguir pontuando no início do torneio e alcançar novamente uma posição melhor.
O técnico Aguirre sempre imprevisível, deve seguir o seu esquema com três zagueiros e explorando as forças pelos lados com o ex-jogador do Bahia, Régis, e o Reinaldo, também conta com o retorno importante do ponta Éverton, e a movimentação do Tréllez, atacante que atuou no rival do Bahia, o Vitória em 2017, aguardemos os reencontros…
Prováveis escalações
SÃO PAULO: Sidão; Militão, Bruno Alves, Arboleda; Régis, Jucilei, Hudson e Reinaldo; Nenê, Everton e Tréllez; Treinador: Diego Aguirre.
Desfalques: Cueva (liberado para acompanhar o nascimento do filho no Peru), Rodrigo Caio, Liziero, Diego Souza, Anderson Martins, Gonzalo Carneiro e Morato (problemas físicos)
BAHIA: Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Everson, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Elton, Vinícius, Elber e Zé Rafael; Edigar Junio. Técnico: Guto Ferreira
Desfalques: Ítalo (cumpre suspensão por ter sido expulso), Marco Antônio, Rodrigo Becão, Jackson e Tiago (problemas físicos)
Caso tenha alguma correção, informação ou palpitar sobre o resultado, deixe o seu comentário!
Fábio Martins