Tiago Volpi viveu o inferno e a glória em poucos minutos, primeiro defendeu uma penalidade palmeirense, mas na última cobrança na série, perdeu, e levou para as alternadas, pois logo fez a defesa em cobrança do Zé Rafael e saiu como herói na classificação para a final do Paulistão 2019.
Na saída do campo no Allianz Parque, Volpi relatou: “Não fui feliz na cobrança, mas acho que as pessoas têm que entender, e principalmente saber que não fiz algo novo na minha carreira, já tinha outros três pênaltis como profissional, inclusive em decisão”.
Em seguida o goleiro ainda falou: “No México [onde defendeu o Querétaro por quatro temporadas e meia], ganhamos uma decisão onde eu bati. Hoje, eu quis assumir a responsabilidade, infelizmente não acertei, mas depois pude ajudar com duas defesas, e acho que por isso o futebol é emocionante, em minutos, segundos te faz mudar toda a história”.
O goleiro reserva, Jean, esteve afastado por cerca de um mês, retornou no clássico, e uma cena chamou atenção, Volpi e Jean olhando uma lista como os batedores palmeirenses cobram, o reserva ajudando Volpi, que comentou sobre o companheirismo do camisa 1 são-paulino.