Fala Nação Tricolor, tudo em cima?
Estamos no final de novembro e consequentemente chegando ao final da temporada. Restando apenas 4 jogos para acabar o ano, o São Paulo tem um dos piores ataques entre os times da série A. Desde o começo do ano isso foi um problema, devido as lesões e saídas de atacantes. No brasileiro não foi diferente, o Tricolor tem apenas 34 gols em 34 jogos, com uma média de exatamente 1 gol por jogo, uma vez excelente média, para um atacante, mas para um time inteiro… Gabigol e Bruno Henrique somam 40 gols no campeonato, só os dois tem anos gols que todo o time do São Paulo. Gabigol, inclusive tem quase os mesmos números de gols que o São Paulo na temporada.
Claro que o principal problema que contribui para a falta de gols, são os atacantes. Desde que começou o brasileiro 4 jogadores atuaram como centroavantes, Pablo, Pato, Raniel e Toró, somados tem apenas 11 gols, mostrando a fragilidade do ataque. Fragilidade tão clara que os artilheiros do São Paulo no campeonato com 5 gols são Pato, Vitor Bueno e o LATERAL Reinaldo.
Mas além dos atacantes, outro problema que o São Paulo tem em relação aos outros times, são os volantes poucos participativos, que quase não chegam na área e não arriscam chute a gol. Liziero e Tchê tchê são os jogadores que fazem, ou melhor, deveriam fazer essa função, já que são os segundos volantes do time. Liziero fez isso contra o Santos na Vila e mudou o jogo, mas parece que aquilo foi apenas um ponto fora da curva.
Para vermos isso de forma mais clara é apenas olharmos os números. Bruno Henrique do rival Palmeiras, tem 10 gols no campeonato e 1 assistência, Carlos Sanchez do Santos tem 9 gols e 9 assistências, sendo o atual volante na seleção do Bola de Prata, Edenilson do Inter tem 5 gols e 2 assistências e Gerson do Flamengo tem 2 gols e 2 assistências. Liziero e Tchê Tchê somam para 1 gol e 1 assistência.
Mostrando isso, podemos ter uma dúvida, seria a posição de segundo volante a posição ideal para Daniel Alves? Afinal, ele tem qualidade para sair jogando e no último jogo contra o Ceará no Castelão mostrou que pode chegar na área, ele chegou duas vezes, porém desperdiçou duas ótimas chances de matar o jogo.
UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS!
Gustavo Dervelan (@dervelan_1999)