Violência e Racismo! Está acabando o futebol para a Família?

Olá Torcedores,
Aos Torcedores de todos os Clubes.

Estamos vendo ultimamente ataques e agressões gratuitas, de torcedores (bandidos). Não só violência física, moral e cultura, racismo, digital, etc… Não diria torcedores, mas gangues que auto intitulam torcedores, formam assim facções que vem a muito prejudicando o Futebol como um todo. São pessoas até certo ponto normais, mas quando se juntam em bandos viram valentes agressivos e transmitem ódio, buscam confusão a qualquer pretexto e tudo vira motivo  para agredir, ofender, etc..

As condições globais que todos estamos vendo, sentindo e vivendo, passa de uma forma figurativa ao Torcedor comum, ou seja, a revolta tem de ser extravasada de alguma maneira, o rancor a raiva que muitos sentem dentro de si gera tudo isto que estamos vendo, VIOLENCIA.

Sabemos que é difícil as autoridades coibirem e podemos até dizer má vontade, não querem de meter. Sabemos da ajuda de Clubes a Torcidas Organizadas para defender os seus mandatos, seus interesses. Sabemos que o torcedor comum, como eu, você, que gosta de ir ao Estádio, comer um espetinho tomar uma guaraná (com ou sem espuma), passar uns momentos agradáveis com filhos e netos, simplesmente gritar o nome de seu Clube, vibrar com jogadas e gols, está cada dia mais difícil.

Nossas crianças estão torcendo e vendo outros esportes em outros países, assim estamos perdendo Torcedores, a globalização faz isto, e o torcedor do futebol se afasta pela agressividade de participar em Família.
Para as mulheres então nem se fala, são assediadas, violentadas moralmente, uma vergonha, fora ameaças que agora escutam em seus perfis de internet.

Policia que faz a suposta segurança, é mal preparada, mal educada e gera mais violência ainda, até em crianças.
Vimos atos de Policiais que já chegam para agredir, não sabem dialogar, todos para eles, que vão aos Estádios de Futebol são bandidos e tratam como animais entrando em um matadouro.

Clubes patrocinam torcidas organizadas que não rendem nada ao Clube, pois o Torcedor comum, eu e você, é que compramos produtos originais que geramos renda ao Clube, isto sim deveria ser valorizado, pois somos os que sustentam os Clubes no seu dia a dia, valorizando a marca do Clube.

Gostei de uma iniciativa do MP de Minas (Belo Horizonte), onde o torcedor que for flagrado em confusão, agressão e briga, é fichado, e em todos os jogos de seu clube deve comparecer a uma Central de Monitoramento para ser fotografado, e nos Estádios vão ter monitoramento facial, sistema criado em Minas, para este gerenciamento de confusão, dentro e fora do Campo de jogo, afastando assim o que participa destas confusões fora do círculo do Clube no dia do jogo.

Achei maravilhoso, mas podemos ir mais além.

Começaria até mesmo com Reuniões, com todos os envolvidos, mas não com Torcidas Organizadas, estas não representam o Torcedor comum, pois para estas Torcidas tudo é em benefício próprio

Precisamos de representantes dentre nós, que vamos com a Família nos Estádios, assim a opinião é de quem quer ser feliz e não violento
Lembramos e a pior também é a violência racial, é Cultura mas machuca muito.
Vimos isto agora nos jogos pela América do Sul, jogos pela Libertadores e

SulAmericana, e as entidades dos países e a Conmebol , devem tomar atitudes para coibir este tipo de violência que atinge a todos.
Eu morei no Chile durante alguns anos e a colocação, gestos, que eles fazem de “macacos” é para os Brasileiros em geral, não estão dizendo isto para os “negros”, e está cultura vem de todos os países da América do Sul.

Se o Ministério Público, pelo menos aqui no Brasil, começar a multar e proibir de agir entidades que patrocinam e promovem eventos de futebol com estes atos, a coisa começa a mudar de figura.

Dirigentes de Futebol só toma atitude quando começam a mexer no bolso, então vamos tirar deles para indenizar, para patrocinar estudos sobre violência e dar ensinos a Torcidas e Torcedores, todos os envolvidos.

Agora temos de ser realistas, que enquanto não houver por parte de todos, TODOS, união em um só objetivo de acabar com isto, vai dar sempre na mesma.
Soluções tem; ENSINO e MULTAR quem promove estes eventos, não adianta tirar a bandeira dos Estádios e Torcida única, vimos que melhorou muito pouco ou quase nada.

Com a palavra o Ministério Público, vamos trabalhar em prol do bem familiar nos Estádios, afinal Futebol também é Cultural e lazer para todos da Familia.

Sei que muito que escrevo aqui pode pensar em uma verdadeira utopia, mas se não começar de uma lado nunca vamos parar com isto, até que um dia a morte bate na sua Família, e aí ….eu não falei ?
Você que gosta, que ama futebol como eu, batalhe pela não violência em todos os locais, não somente nos Estádios, mas tudo que gira em torno dele, seja em redes sociais e demais setores.
Vamos ser sadios e acordar na Segunda Feira e poder tirar um sarro do colega de trabalho pois seu time ganhou do dele, sem por isto levar uma surra ou quem sabe lá, um tiro..
Chega, nós queremos e vamos praticar a PAZ e todos os lugares que esta em torno de uma partida de Futebol..
Pedimos as Autoridades que possam agir com mais rigor sempre…
A Família Brasileira esta sendo agredida pelo seu lazer no Domingo, e outros dias, em função da Violência que cerca todos estes eventos.
Peço até desculpas por não colocar fotos aqui, justamente para não patrocinar este tipo de torcedor, torcida e bandidos.

Eu quero um dia poder levar meu Netinho com segurança no Estádio e você ?

Abraços e carinhos a todos vocês que são do bem
Até a próxima

Pedro Sforcini
Twitter: @sforcinijunior

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.