UM GOLAÇO DA MONDELEZ

Você já ouviu falar em correção de estratégia? Dentro do mundo Marketing, é sempre importante a análise de suas estratégias no momento de tomar uma decisão. Os KPI’s (Key Performance Indicators), também conhecidos como os Indicadores chaves de performance, são dados analíticos que te norteiam sobre possíveis oportunidades de mercado, no momento de: fechar um patrocínio, investir em campanhas, eventos ou até mesmo influenciadores. Mas os dados não são tudo no mundo do marketing, a análise de cenário é fundamental, para garantir além dos números, a reputação de uma marca.

Agora que você entendeu o cenário, podemos te explicar melhor a situação da Mondelez, já que a marca foi obrigada a fazer uma correção estratégica de mercado.

CAMPANHA BIS SNACK – Felipe Neto

Há pouco mais de 2 meses, a Mondelez, dona da marca de chocolate Lacta, fechou uma parceria com o influenciador, Felipe Neto, na época, a marca havia iniciado a veiculação de sua campanha “Bis Snack”, em que o mote, era relacionado a “Desculpas Descontroladas” para conquistar jovens adultos gamers, amantes de filme, amantes de chocolate e apreciadores de música. O tema consequentemente combinava com o perfil do público de Felipe Neto, que iniciou sua jornada na internet, no mundo dos games e posteriormente abordou diversos assuntos em sua comunidade, dentre eles, alguns dos citados acima, além de que somando todas as redes, o influenciador alcança cerca de 50 milhões de pessoas por dia.

Se as lógicas para o acordo com Felipe Neto, dentro dos temas do mote de campanha e do tamanho de seu público, não foram infundadas, sobre o momento da figura pública, não pode se dizer o mesmo. Há pouco mais de 1 ano, Felipe Neto travou uma ferrenha batalha política em suas redes. O influenciador nunca escondeu seu apoio ao atual presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, suas opiniões foram sempre muito fortes sobre o ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro, o que levou a divisão de grupos que apoiavam o discurso do influenciador, enquanto outra parte repudiava as falas de Felipe Neto.

Pensando nesse cenário, nunca se é bom fechar um contrato de parceria, visto que a imagem do influenciador não está bem quista no mercado, e a política, ainda mais no momento em que vivemos há pouco mais de 1 ano, é um assunto que dividiu opiniões, famílias, amigos e até hoje gera diversas polêmicas e dúvidas.

CORREÇÃO ESTRATÉGICA – Morumbis

Se por um lado, a estratégia de fechar o acordo com o Influenciador Felipe Neto soou como um tiro no pé, não podemos dizer o mesmo do acordo firmado com o São Paulo Futebol Clube, para a compra dos Naming Rights do estádio do Morumbi. Sei que pode parecer cedo para falar, mas a parceria vem em conjunto com a correção estratégica feita pela marca. Se a Política mexe com o coração da população, o Futebol não é muito diferente, mas então, porque podemos dizer que a estratégia da marca foi correta?

Simples! O Futebol é um assunto que sempre dividiu opiniões, mas poucas vezes teve influência negativa em uma parceria entre empresas e clubes. Isso porque, nós como sociedade, estamos acostumados a vermos nossos rivais, sendo patrocinados por marcas conhecidas, e sabemos que independente do patrocínio, a rivalidade não vai nos impedir de comprar um produto da marca, por ela patrocinar um rival. Foi assim que a LG pensou para entrar no mercado brasileiro, patrocinando o mesmo São Paulo em 2004 e é assim que marcas como a SBF (detentora da Nike) que patrocina o Corinthians e é dona de outras marcas, como por exemplo a Centauro, também pensa.

Mas aí você pode pensar, e o que tem a ver a compra de um naming rights com um patrocínio de campanha que deu errado?

O tempo de correção de rota. Tudo bem que para empresas com aporte financeiro para grandes investimentos, é muito mais fácil corrigir a rota em um curto espaço de tempo, porém ainda sim, é muito dificil, visto que a estratégia precisa ser 100% assertiva, afinal, se você não corrige a rota no timing correto e da forma correta, sua marca entra em um limbo de esquecimento e ódio. Pensando nisso, podemos tratar como assertiva a mudança estratégica da Mondelez.

UM GOLAÇO DA MONDELEZ

Se a Mondelez dividiu o país com a questão política da contratação de Felipe Neto, ela se retratou com pelo menos 20 milhões de pessoas que torcem para o São Paulo, considerando que uma parte desses 20 milhões, foram os mesmos que há poucos meses pararam de consumir produtos da marca, por influência política. Além disso, a marca terá um enorme alcance, já que o nome é marcante, tanto para rivais que gostam de zoar e brincar com o nome escolhido (e para a marca não é ruim, já que o nome “fica na boca do povo”), para os tricolores que vêm com bons olhos o valor investido por ano, e que consequentemente ajuda o clube a pagar dívidas e aumentar a força do plantel, e principalmente para a Mondelez, já que o São Paulo voltará a Libertadores no próximo ano, além de que terá shows internacionais em seu estádio e tudo isso com o nome “Morumbis”, sendo veiculado mundo a fora.

Tudo isso trazendo a marca uma nova posição de mercado, não sendo mais tão lembrada por apoiar um influenciador político e dividir seu público, mas sendo lembrada pelo nome de patrocínio a um grande clube do Futebol Brasileiro.

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