Olá nação são paulina!
Pois é, depois de 3 anos, tricolor voltou a ser líder (mesmo que provisório) do Campeonato Brasileiro, após boa vitória contra o Botafogo por 3a2.
Jogo ficou marcado por mais uma grande atuação do trio Diego Souza, Nenê e Everton, que foram os autores dos gols e fizeram grande jogo. Também ressalto a boa partida de jogadores que voltaram a figurar no time titular, casos de Anderson Martins, Edimar e Marcos Guilherme (fez provavelmente sua última partida pelo tricolor no Morumbi).
VEJA ⇒ Desabafo emocionado do Marcos Guilherme após o jogo contra o Botafogo
Mas agora, o que mudou tanto no time de alguns meses pra cá? Porquê o time, que para alguns era fraco e brigaria contra rebaixamento, está tão bem agora? Basicamente, é o seguinte: o time não era tão fraco como alguns falavam, pelo contrário, temos um elenco bastante competitivo e forte, mas com alguns jogadores rendendo abaixo do que podem, como estava sendo o caso de Diego Souza, e também a mudança de técnico foi bastante positiva, pois embora goste de Dorival Júnior e acho que ele realmente ajudou muito o time na briga contra o rebaixamento em 2017, ele vinha demonstrando dificuldades em tirar o melhor dos jogadores e ficava muito preso a apenas um esquema tático, sem variações, que era o 4-2-3-1, e mais do que a saída dele, a chega de Diego Aguirre tem sido positiva, com padrão tático bem definido, aplicando bem o rodízio SEM exageros, e também mostrando boa variação tática nos jogos.
Escrevendo isso, vem o questionamento: como fazer o time manter essa pegada?

Acredito que, mais do que tudo, o elenco precisa ser mantido, sem desmanche, mais do que nunca, precisamos pensar no time, e não apenas no lado financeiro. Claro, uma venda ou outra precisa ser feita, e acredito que nisso se encaixam Rodrigo Caio e Cueva, que hoje não têm feito falta ao time, porém, mais que isso é loucura. Hoje, os casos mais preocupantes são de Marcos Guilherme e Éder Militão, o primeiro com contrato de empréstimo encerrando no meio do ano e o segundo com contrato se encerrando em janeiro, podendo assinar pré-contrato com outra equipe em agosto, e são jogadores extremamente importantes e fundamentais no elenco. Tudo bem, Marcos Guilherme não é brilhante, mas tem enorme entrega e raça dentro de campo, taticamente é importante, tem qualidade técnica, e embora o elenco tenho reposições interessantes, como os meninos da base, Paulinho Bóia, Caíque, Toró e Helinho, além do Morato, que vem chamando atenção nos treinos, trata-se de um jogador que foi fundamental ano passado, é titular do time, dependendo da escalação, e sou a favor do São Paulo fazer um esforço para garantir sua permanência.
Já Militão é um caso ainda mais complicado. Jogador versátil, extremamente promissor, qualidade técnica gigante e titular absoluto do time, com certeza vai fazer muita falta se sair do time, mas é um caso onde a diretoria tem ZERO de culpa. Desde janeiro o São Paulo tá em cima tentando a renovação, e tanto jogador como empresário estão fazendo jogo duro, negando inclusive propostas milionários do clube de renovação, e hoje o cenário está da seguinte maneira: ou vende agora, por um preço bem mais baixo do que vale, mas pelo menos garante uma grana (PSG e Porto surgiram como interessados em fazer isso), ou pensa no âmbito esportivo, ficando com o jogador até o fim do ano, mas perdendo-o de graça ao fim do seu contrato, sendo essa a alternativa que seu empresário prefere, pois Militão tem bastante mercado lá fora, mas ninguém quer pagar, pois preferem pegar o jogador de graça, pagando apenas comissão a empresário e jogador. Na minha visão, essa é a melhor alternativa, pois passamos os últimos 3 ou 4 anos pensando única e exclusivamente no lado financeiro, vendendo titulares e jogadores da base promissores, causando desmanche no time, por pensar apenas em acertar as contas, sem ligar se isso prejudicaria ou não o time.
Fora isso, acho que o time hoje tem bom elenco, mas não pode ficar fechado ao mercado 100%, acredito que mais reforços de qualidade ajudariam o time, em especial para a lateral-direita, pois além da iminente saída do Militão, o elenco hoje conta apenas com Régis e Bruno para a posição, onde o primeiro tem mostrado boa qualidade, mas não tanto para ser titular indiscutível, enquanto que o segundo já deu o que tinha que dar, não acredito que valha a pena insistir nesse jogador. Segundo a mídia, o alvo do São Paulo pra posição é Michel, jogador que atua na Europa faz um bom tempo, fez parte do elenco campeão da Libertadores do Galo em 2013, inclusive sendo titular na final contra o Olímpia, mas é aposta, não sei se chegaria pra resolver. Nomes que me agradam: os uruguaios em fim de contrato Maxi Pereira e Cáceres, que vão disputar a Copa pela Celeste, pois além de serem tecnicamente a cima da média, são experientes, e têm características que podem agregar ao esquema de Diego Aguirre. Outro nome no exterior que valeria a pena observar é Mariano, que joga no Galatasaray, porém, nesse caso, o lado financeiro pode pesar, enquanto que no futebol brasileiro, acho que os nomes mais viáveis e que mais me agradam são de Victor Ferraz e Jonathan.
De uma maneira geral, o time está muito bem servido na zaga, meio campo e ataque, ou seja, não acredito que o time deva se preocupar tanto em reforçar esses setores, a menos que surjam boas oportunidades de mercado, de jogadores diferenciados, como Miranda, Hernanes, Ramires, Calleri, Vitinho e Alexandre Pato, fora isso, acho que o foco do time tem que ser em outros setores. O gol também é algo que me deixa apreensivo, pois é o seguinte: Sidão não é ruim como muitos falam, tem seus predicados e qualidades, mas vira e mexe, sempre comete falhas comprometedoras, então acho que o time podia ficar atento ao mercado quanto a essa posição. Recentemente Rafael Cabral ficou livre no mercado, tem Tiago Volpi como boa alternativa no México, ou então a diretoria podia pensar alto e ir atrás de um goleiro no futebol europeu, como Romero e Caballero, ambos goleiros argentinos reservas na Premier League, e que jogam pela seleção argentina (Nota: Caballero faz parte do grupo atual, com chances de ser o titular, enquanto Romero foi cortado por lesão).
Saudações!