Após cerca de seis meses, a Conmebol Libertadores será retomada na próxima terça (15). Porém, no Brasil, a competição voltará com uma característica muito diferente. Pela primeira vez desde os anos 90, os jogos da competição continental serão exibidos em uma nova emissora.
A NOVA CASA
Após o insucesso nas negociações entre a Conmebol e o Grupo Globo, que queria um novo contrato de direitos de televisão por valores menores que os habituais, foi anunciada na última quinta (10), a parceria entre a confederação e o SBT para a transmissão exclusiva dos jogos da Libertadores na TV aberta nacional, em contrato vigente já neste momento e válido até a final da edição de 2022.
SBT VAI VALORIZAR PATROCINADORES DA LIBERTADORES
Um dos fatores que mais cativou os dirigentes da Conmebol na negociação com o SBT foi o compromisso por parte da emissora de citar os patrocinadores da Libertadores (Santander, Bridgestone, Amstel, Betfair, Ford, Electronic Arts, Qatar Airways, Mastercard, Gatorade e Rexona) em todas as transmissões que forem realizadas, algo que não acontecia durante a parceria com a Globo e aborrecia os mandatários da Conmebol.
DÚVIDAS SOBRE JOGOS TRANSMITIDOS MOVIMENTAM AS REDES SOCIAIS
Antes mesmo do anúncio da parceria entre o SBT e a Conmebol, já circulavam notícias em diversos portais sobre o assunto, sendo o primeiro deles o UOL. E desde então, surgiram diversos questionamentos sobre como funcionaria a escolha dos jogos a irem para a tela do canal sediado na cidade de Osasco, ao lado de São Paulo.
SBT NÃO PODERÁ ALTERAR NADA NA PRIMEIRA FASE
Ficou acordado entre as partes que o SBT não poderá alterar horários dos jogos dos clubes brasileiros na fase de grupos da atual edição, pelo fato de ela já estar em andamento desde março.
SERÃO 2 JOGOS NO MESMO HORÁRIO, MAS EM PRAÇAS DIFERENTES
Nesta primeira fase, o SBT poderá transmitir 2 jogos da faixa das 21h30 por rodada, que habitualmente eram os da Globo. Obviamente, não tem como o canal mostrar 2 jogos ao mesmo tempo numa mesma tela. Portanto, será utilizado o mesmo método que era feito na antiga emissora. 1 jogo vai para determinadas praças, e o outro vai para as outras praças.
EXEMPLO
Os clubes de São Paulo na Libertadores (Palmeiras, Santos e São Paulo) terão seus jogos transmitidos pelo SBT no Estado de São Paulo e em outras praças, como Paraná, Goiás, Tocantins, Maranhão e Distrito Federal. Enquanto no mesmo horário, o SBT transmitirá jogos do Flamengo e dos demais clubes brasileiros (Grêmio, Athletico Paranaense e Internacional) para outras praças, como Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Pará. Ou seja, serão dois jogos no mesmo horário, mas divididos entre praças diferentes. Uma parte do país vai assistir um jogo, e outra parte do país vai assistir outros jogos.
SBT PODERÁ ALTERAR HORÁRIOS JÁ NAS OITAVAS
A partir da próxima fase da Libertadores, o SBT já terá autonomia para ajustar o horário dos jogos que desejar transmitir, de acordo com sua necessidade. E na próxima edição da competição, poderá alterar horários dos jogos dos clubes brasileiros já na fase pré-eliminatória, a chamada “Pré-Libertadores”.
SBT TERÁ RIVER PLATE X SÃO PAULO NA ARGENTINA
A primeira transmissão do São Paulo na nova emissora da Libertadores na TV aberta já está definida. Para São Paulo e outros estados a serem divulgados, o jogo será o da 5ª rodada, entre o Tricolor e o River Plate, no Estadio Libertadores de América, em Avellaneda. Jogo que poderá ditar o destino de ambas as equipes na competição.
RIVER PLATE X SÃO PAULO
Conmebol Libertadores – 5ª rodada
Local: Estadio Libertadores de América, Avellaneda (ARG)
Arbitragem: A definir
Data: 30/09 – 21h30
Transmissão: SBT e Fox Sports
Caio Felix
caiofelixjornalista@outlook.com