São Paulo testa funcionários, apenas dois com COVID e ‘recomeçou’ trabalhos nesta terça (23)

O São Paulo fez os exames para o coronavírus em 90 funcionários, contando os atletas, e apenas um jogador e um funcionário constataram estar com o vírus, por isso foram liberados das atividades neste recomeço.

Além desses casos, outros três atletas e um funcionário também deram que foram assintomáticos ou já estão recuperados da Covid-19.

A liberação para os trabalhos oficialmente será no começo de julho, porém não foram todos os jogadores e as atividades aconteceram em grupos separados já está acontecendo no CT da Barra Funda, dentro de todas as normas exigidas pelo governo.

A nota oficial do São Paulo na segunda-feira, 22/06/2020:

O São Paulo está preparado para retomar as atividades. Após realização de testes de Covid-19 em todos os funcionários que estarão na rotina do elenco principal nesta primeira fase de retorno (jogadores, comissão técnica, integrantes da diretoria de futebol e colaboradores), além de adequar o CT da Barra Funda ao protocolo sanitário, o Tricolor começa a readaptação física nos atletas a partir desta terça (23).

Na última semana (dias 18 e 19), em horários pré-definidos e com intervalos individualizados, o São Paulo realizou 90 testes – nesta primeira etapa, foram testados apenas os profissionais que estarão inseridos no CT da Barra Funda nesta fase. Realizados pelo Hospital Albert Einstein, os são-paulinos passaram por dois tipos de exame: no primeiro, houve a coleta de sangue para sorologia, feita para identificar a presença de anticorpos para o SARS-CoV-2, enquanto no segundo foi retirada uma amostra de secreção da garganta e do nariz, para que seja possível detectar a presença ou não do vírus na pessoa analisada.

Dentre os 90 examinados, apenas um jogador e um funcionário testaram positivo e já estão preventivamente afastados das avaliações presenciais desta semana. Os exames também diagnosticaram que, durante este período de isolamento, outros três atletas e um funcionário contraíram o coronavírus, mas ficaram assintomáticos e já estão recuperados. O clube ainda aguarda os resultados de três testes RT-PCR.

Com os resultados e toda a estrutura pronta para receber o elenco, o São Paulo realizará a partir desta terça-feira testes clínicos, físicos e fisiológicos no elenco, de forma individualizada, seguindo as orientações do Protocolo de Retomada Gradual aos Treinos do Campeonato Paulista – Série A1, determinado pela Federação Paulista e com o aval do Governo do Estado de São Paulo. As avaliações dividirão os atletas em dois grupos, às 9h e às 10h30, e seguirão uma rotina de atividades até o próximo sábado (27).

Para receber o elenco nesta nova etapa, o São Paulo adaptou o local de treinamento, desenvolveu rígido protocolo para os atletas e promoveu uma série de adequações: estrutura com tendas, área livre e higienizada nos campos para trabalhos físicos, exercícios aeróbios (bicicletas e esteiras ergométricas) ao ar livre, controle de fluxograma com sinalizações e bloqueios de acessos, estações de hidratações e desinfecção das instalações.

Nesta primeira etapa da retomada, todos os funcionários presentes no CT usarão equipamentos de proteção como máscaras, luvas e aventais, de acordo com suas funções – o corpo de trabalho do departamento de futebol atuará reduzido para diminuir a frequência de pessoas no local.

Além disso, para evitar aglomerações e garantir que as atividades sejam retomadas de forma segura e respeitando o distanciamento entre os profissionais, os departamentos de futebol e médico criaram procedimentos preventivos: as áreas de convivência, o refeitório e o vestiário foram fechados – os atletas já chegarão ao CT uniformizados.

As avaliações são necessárias para a readaptação física dos jogadores nesta volta, já que as atividades foram paralisadas após a vitória sobre o Santos (2 x 1), no dia 14 de março, devido à pandemia. Assim, a partir de 1º de julho, os treinamentos serão retomados de forma segura após esta transição uma vez que, devido à pandemia, os atletas foram obrigados a paralisar suas atividades por exatos 100 dias.

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.