O tempo passa e as coisas mudam no São Paulo. Mas existe uma coisa, ou melhor, uma pessoa que nunca muda e mostra todos os dias dentro do clube o que é se importar com o clube que defende e, acima de tudo, ‘botar a cara pra bater’. Depois de recusar uma proposta estrangeira com salário e tempo de contrato maiores, Diego Lugano provou mais uma vez seu amor pelo São Paulo decidindo organizar uma palestra com um sobrevivente de um desastre aéreo na Argentina.

O ídolo uruguaio marcou o evento para essa sexta-feira pós feriado, no CCT da Barra Funda, antes do confronto contra a Ponte Preta, no Morumbi. O palestrante, Carlos Miguel Páez Rogríguez, já era conhecido por Lugano, que se impressionou com a palestra do sobrevivente para a equipe da Seleção Uruguaia.
Carlos sobreviveu à um choque entre seu avião e a Cordilheira dos Andes, que deixou 29 pessoas mortas e 16 passageiros vivendo por 72 dias em precárias condições até serem resgatados.
Lugano acredita que assim possa dar uma lição de vida e motivar aos seus companheiros de equipe, que lidam dia a dia contra o rebaixamento mas não encontram uma maneira de se reerguer, deixando assim, a equipe em modesto 19º lugar na tabela do Campeonato Brasileiro.