O São Paulo trabalhou firmemente na renovação de contratos em 2023, e conseguiu expandir o vínculo de dez atletas do elenco. Mas o lateral-esquerdo, Welington, tem sido um problema e tem contrato até o fim de 2024, logo pode assinar pré-contrato.
A situação tira o sono da diretoria, tem Atlético Mineiro, Internacional e Corinthians de olho na situação do lateral-esquerdo. E com a saída do Caio Paulista para o rival Palmeiras, ficou somente Welington e o jovem Patryck como opções na lateral. Ou seja, o Welington foi um dos atletas que mais atuou neste ano de 2024.
Em 2023, a diretoria agiu por renovações de contratação. Em março, renovou com Calleri e Nestor, depois foi a vez do volante Pablo Maia em abril, ele que é alvo do futebol europeu. Depois de vencer a Copa do Brasil, Rafinha, Alisson, Wellington Rato, Lucas Moura e Luciano também renovaram seus vínculos. Por fim, mais recente teve renovação dos zagueiros Diego Costa, e do Arboleda que acabou sendo uma leve novela, pois também tinha contrato até o fim de 2024.
Com isso, a diretoria garantiu maioria dos nomes por um maior tempo e ajustou multas dos jovens. Mas não conseguiu a permanência do Welington até o momento e é o foco. Vale lembrar que em 2023, quase que o lateral não é campeão da Copa do Brasil, pois esteve perto de ser negociado com o CSKA da Rússia. Pois em 2021, o São Paulo renovou com Welington até o fim de 2024.
Para o fim de 2024, além do Welington, tem outros quatro atletas com vinculo encerrando. Primeiro, o lateral Rafinha que renovou no fim da temporada, após pensar sobre aposentadoria, decidiu atuar na Libertadores deste ano. O ponta Nikão que retornou de empréstimo, o volante Luiz Gustavo que recém-chegou e o jovem atacante Juan, não são prioridades de renovação no momento, mas pode mudar durante a temporada.