Na última sexta-feira (13), o River Plate conquistou o título da Copa Argentina vencendo o Central Córdoba em Mendoza, assim garantindo vaga direta na Conmebol Libertadores de 2020.
Este resultado influência a situação do São Paulo no sorteio dos grupos da competição, na próxima terça-feira (17), em Luque, no Paraguai.
Se o clube argentino tivesse perdido o título, teria que disputar a Pré-Libertadores. Porém, como os Millonarios levaram a taça da copa nacional, terão direito a vaga direta no Pote 1 do sorteio.
Com isso, o Santos entra no Pote 2, que é o mesmo do São Paulo. Lembrando que mesmo que estivessem em potes diferentes, os rivais não poderiam cair em um mesmo grupo, sendo que são do mesmo país. Esta regra só não vale para Corinthians e Internacional, que podem cair em qualquer grupo se passarem das fases eliminatórias.
A definição dos potes propõe que o São Paulo pode ter adversários pesados na fase de grupos, como: River Plate, Boca Juniors, Nacional, Peñarol, América de Cali e LDU. Como pode também ter adversários mais acessíveis, como: Olímpia, Caracas, Delfín, Junior Barranquilla, Estudiantes de Mérida ou Binacional.
Os potes do sorteio ficaram da seguinte forma:
Pote 1:
– Flamengo
– River Plate (ARG)
– Boca Juniors (ARG)
– Grêmio
– Nacional (URU)
– Peñarol (URU)
– Palmeiras
– Olímpia (PAR)
Pote 2:
– Independiente del Valle (EQU)
– Santos
– Libertad (PAR)
– Colo Colo (CHI)
– São Paulo
– Bolívar (BOL)
– Racing Club (ARG)
– Universidad Católica (CHI)
Pote 3:
– LDU (EQU)
– América de Cali (COL)
– Athletico Paranaense
– Junior Barranquilla (COL)
– Alianza Lima (PER)
– Caracas (VEN)
– Delfín (EQU)
– Tigre (ARG)
Pote 4:
– Estudiantes de Mérida (VEN)
– Defensa y Justicia (ARG)
– Binacional (PER)
– Representante BOL a ser definido
– Quatro clubes da Pré-Libertadores
Caio Felix
Twitter – @OCaioFelix