Nesta quinta-feira (19), O São Paulo recebe o Atlético-PR precisando vencer por dois gols de diferença para garantir classificação às oitavas de final da Copa do Brasil. Uma vitória por apenas um gol leva a decisão para as penalidades máximas. A partida ocorre na casa do Tricolor, o Morumbi, mas não deve contar com grande público devido ao péssimo horário para o torcedor paulistano, 19h15.
Ficha técnica
Jogo: São Paulo x Atlético-PR
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo, Morumbi (SP)
Data: 19 de abril de 2018, quinta-feira
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
Transmissão: Fox Sports
Retrospecto geral
54 jogos no total
17 vitórias do São Paulo
18 vitórias do Atlético-PR
19 empates
69 gols do São Paulo
62 gols do Atlético-PR
Vantagem em casa
Quando se trata do retrospecto no Morumbi, a história aponta ampla vantagem para a equipe mandante. Nas últimas 18 partidas disputadas na casa do Tricolor, foram 12 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota. Em todas, o São Paulo marcou ao menos um gol.
A única derrota do período foi justamente na última partida entre ambos no Morumbi. No dia 11 de junho de 2016, o Atlético-PR venceu por 2 a 1, de virada, partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.
Chance de Aguirre
O treinador uruguaio comandou o São Paulo em apenas sete oportunidades desde que chegou ao Morumbi. Seis dessas partidas foram confrontos de mata-mata. Contra o São Caetano, Aguirre conseguiu reverter a desvantagem, porém diante do Corinthians, o técnico não obteve sucesso em segurar o placar de 1 a 0 conquistado no primeiro jogo.
O Atlético-PR venceu a primeira partida do Brasileirão com autoridade: 5 a 1 diante da Chapecoense. A equipe comandada por Fernando Diniz não disputou o estadual paranaense e vem se preparando ao longo da temporada para desafios mais intensos, caso desta partida contra o Tricolor.
A classificação não será obtida facilmente, para tal, o São Paulo terá de fazer, possivelmente, sua melhor partida no ano. O retorno de Valdívia ainda é incerto, fato é que o meia pode ser importante para dar mais dinamismo à equipe.
Lá atrás, Aguirre retorna com a formação de três zagueiros, mas o desenho tático pode se alterar conforme necessidades ao longo da partida. Jucilei, Petros e Liziero compõe o meio de campo como vem sendo costume sob comando do uruguaio.
Régis, que jogou bem diante do Paraná, deverá ser mantido na ala direita para dar mais profundidade ao ataque Tricolor por esta extremidade do campo. No comando de ataque, Tréllez retorna e será muito importante que o colombiano pressione a defesa adversária para forçar o erro do Furacão. Fernando Diniz gosta de sempre sair jogando com troca de passes e isso pode ser explorado pelo São Paulo.
A partida de hoje é importantíssima para Diego Aguirre, que não quer repetir o ocorrido com o São Paulo em 2017, quando a equipe foi eliminada na mesma fase da competição nacional, diante do Cruzeiro. Além da grande premiação em dinheiro da Copa do Brasil, o troféu ainda é inédito na galeria do Tricolor e, com a dificuldade em vencer o Brasileirão deste ano, torna-se uma possibilidade de triunfo em 2018.
Prováveis escalações
Provável São Paulo: Sidão, Rodrigo Caio, Arboleda, Éder Militão; Jucilei, Petros (Cueva), Régis, Liziero,Júnior Tavares (Valdívia); Nenê e Tréllez.
Técnico: Diego Aguirre
Desfalques: Everton (sem a documentação regularizada), Jean, Reinaldo e Gonzalo Carneiro (problemas físicos)
Confira a lista de relacionados do São Paulo para o jogo
Provável Atlético-PR: Santos; Pavez, Paulo André e Thiago Heleno; Jonathan, Matheus Rossetto (Raphael Veiga), Lucho González e Carleto; Nikão, Guilherme e Pablo. Técnico: Fernando Diniz
Técnico: Fernando Diniz
Desfalques: Wanderson (problema físico)
Qual o seu palpite para o jogo de hoje? Comente!
Álvaro Logullo