O desempenho do São Paulo neste início de temporada está sendo satisfatório, mesmo com alguns problemas que surgiram dentro de campo, sendo rapidamente contornados.
Seguindo recomendações do Ministério da Saúde, o clube interrompeu completamente todas as suas atividades por tempo indeterminado, para ajudar na contenção da evolução do novo coronavírus (Covid-19) no país.
Atletas receberam recomendações do clube para ficarem em suas casas até segunda ordem, evitar viagens e cuidar da condição física dentro de seus domicílios, uma vez que serão chamados para retorno aos treinos assim que a situação se controlar e o governo nacional retirar medidas de isolamento.
Porém, o time de Fernando Diniz inicia esta pausa com uma interessante estatística que pode contribuir quando o futebol tiver suas atividades retomadas.
O Tricolor possui até o momento um aproveitamento de 58,33% em 2020 entre clubes da Série A, sendo 6 vitórias, 3 empates e 3 derrotas.
Já são 12 partidas disputadas na temporada, sendo 10 pelo Campeonato Paulista, onde já está nas quartas de final, e 2 na Copa Libertadores.
No estadual são 5 vitórias, incluindo o clássico contra o Santos na última rodada. O sexto triunfo foi válido pelo torneio continental, contra a LDU na última rodada.
O São Paulo é um time que empata pouco em 2020. São três até agora, todos pelo Paulistão, sendo dois clássicos, contra Palmeiras e Corinthians, além do polêmico tropeço contra o Novorizontino, onde Alexandre Pato teve dois gols erroneamente anulados pela equipe de arbitragem.
Também são poucas derrotas até está pausa. Apenas 3, contra Santo André e Botafogo no Paulistão, e o revés contra o Binacional, em Juliaca, na Libertadores.
No retornos dos torneios, o trabalho deverá ser intensificado, para que o desempenho físico possa ser o mesmo e o time do Morumbi possa seguir convertendo este fator em resultados, sobretudo na Libertadores.
Caio Felix
Twitter: @OCaioFelix