São Paulo enfrentou Barcelona em duas semis e não marcou contra Talleres em quatro jogos; Cobresal é inédito

O sorteio da Copa Libertadores de 2024, colocou o São Paulo com dois velhos conhecidos no seu caminho. Com dois ex são-paulinos sorteando as bolinhas, Cafu no Pote A e Pratto no B, logo o São Paulo foi o primeiro sorteado como cabeça de chave no Grupo B. Junto com o Tricolor Paulista, Barcelona-EQU, Talleres-ARG e Cobresal-CHI.

O São Paulo reencontra o Barcelona do Equador, que disputou duas semifinais com Tricolor, em 1972, ambos acabaram eliminados no triangular. E em 1992, nosso primeiro título, melhor para nós. Já com Talleres, nunca marcamos um gol e consequentemente nenhuma vitória. Na Mercosul 2001, dois empates sem gols. Em 2019, eliminação na segunda fase da fase prévia da Libertadores. Contra o Cobresal, é uma novidade, adversário inédito.

Barcelona

O adversário mais badalado veio do segundo pote, o Barcelona de Guayaquil, disputou duas semifinais com o São Paulo, em 1972 quando era um triangular, dois empates e o Indepediente comemorou, foi o líder e acabou sendo campeão. Enquanto Barcelona e São Paulo morreram abraçados naquela Libertadores.

O reencontro veio em dois grandes jogos na semifinal da Libertadores 1992, o São Paulo abriu vantagem por 3×0, mas na volta foi um sufoco, derrota de 2×0. Mas o time do Telê Santana chegou na decisão e foi campeão pela primeira vez.

Talleres

Um algoz são-paulino é o argentino Talleres, primeiro na Mercosul de 2001, foram dois empates em 0x0. Mesmo com Kaká, França e Luis Fabiano naquele time, a equipe não conseguiu buscar o resultado, e acabou eliminado naquele grupo, o Talleres passou líder.

No reencontro, pior, era fase prévia da Libertadores, segunda fase, em 2019, o Tricolor Paulista de André Jardine perdeu de 2×0 na Argentina e empate de 0x0 no Morumbi. Ou seja, acabou eliminado naquela fase, e gerou uma crise no clube.

Cobresal

Com um dos estádios mais curiosos, no meio do deserto, é um adversário inédito para o Tricolor Paulista. Portanto, pela primeira vez teremos São Paulo e Cobresal, só enfrentou mesmo o ‘irmão’ Cobreloa, inclusive na Libertadores de 2004, retorno do clube na competição após período longe.

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.