O São Paulo atravessa grandes dificuldades financeiras no início de 2020. O déficit de R$ 180 milhões nos cofres tricolores revelado no final de 2019 complicou a diretoria na busca por reforços para a atual temporada.
A venda do atacante Antony para o Ajax Amsterdam, concretizada no último fim de semana, deve aliviar a falta de valores em caixa, e consequentemente, diminuir o prejuízo financeiro tricolor, provocado pelas eliminações precoces na Conmebol Libertadores e na Copa do Brasil do ano passado.
Dentro do clube, existe o pensamento de que Fernando Diniz está fazendo um bom trabalho, e que o problema da escassez de gols no início do Campeonato Paulista (até o momento, são seis gols marcados em seis jogos) se deve mais a erros dos próprios jogadores do setor ofensivo do que a algo que remeta ao treinador.
Fernando Diniz foi comunicado pela diretoria que não haveria condição do clube contratar jogadores neste início de temporada, algo que realmente está se concretizando. O São Paulo é o único clube da Série A do Campeonato Brasileiro que não realizou contratações no início de 2020.
Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Atlético Mineiro, Botafogo, Bahia, Ceará, Corinthians, Coritiba, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, Sport e Vasco fecharam pelo menos 1 contratação desde o dia 1º de janeiro.
A expectativa é que o São Paulo possa ir ao mercado no segundo semestre, quando Antony efetivamente for para a Holanda. Até lá, podem entrar muitos outros valores, como uma provável renovação do patrocínio master com o Banco Inter, chegada de novos parceiros, além de rendas e premiações da primeira fase da Conmebol Libertadores.
Neste primeiro momento da temporada, o São Paulo não perdeu atletas titulares, passou a pagar pequena parte de salários de atletas emprestados, além de deixar de pagar 100% dos salários de Raniel, negociado com o Santos; de Jean, emprestado ao Atlético Goianiense; e Araruna, negociado com o Reading.
Caio Felix
Twitter: @OCaioFelix
Acredito que dessa vez a diretoria acertou. Não temos condições de contratar ninguém, pelo menos por agora.