O ‘Faixa Especial’ do SporTV reprisou a conquista da Copa do Mundo da seleção brasileira em 1962, e o São Paulo tinha dois representantes naquela época: Bellini e Jurandir. E o treinador era do São Paulo, na época, treinador de clube trabalhava na seleção, e o Aimoré Moreira foi o escolhido no lugar de Vicente Feola que não estava bem da saúde.
Além do grande são-paulino e que foi presidente e dirigente do clube, Paulo Machado de Carvalho, nome do Pacaembu, que foi chefe da delegação naquele ano.
Ainda na bagunça daquele ano, tivemos outros nomes na pré-lista que contou com 42 nomes, De Sordi, Benê e Prado, mas eles não foram convocados na lista final. Portanto apenas os dois defensores representaram o Tricolor Paulista, foram eles Bellini com a camisa 13, e Jurandir com a 14, foram reservas na conquista do mundo.
O zagueiro Mauro Ramos de Oliveira, foi ídolo do São Paulo, e o capitão da conquista da Copa de 1962, porém atuou no clube de 1948 até 1960, depois foram 7 anos defendendo o Santos, naquela ocasião portanto era jogador da equipe santista. E o craque Didi, jogou quatro partidas no Morumbi, porém somente em 1966, no fim da carreira. Por fim, Pepe foi treinador do São Paulo, e conquistou o Brasileirão de 1986 no comando da equipe.
Convocação:
- Goleiros: Gylmar (Santos) e Castilho (Fluminense);
- Defensores: Altair (Fluminense), Djalma Santos (Palmeiras), Bellini (São Paulo), Jair Marinho (Fluminense), Jurandir (São Paulo), Mauro (Santos), Nílton Santos (Botafogo) e Zózimo (Bangu);
- Meio-campistas: Zito (Santos), Zequinha (Palmeiras), Mengálvio (Santos) e Didi (Botafogo);
- Atacantes: Amarildo (Botafogo), Coutinho (Santos), Pelé (Santos), Vavá (Palmeiras), Jair da Costa (Portuguesa), Pepe (Santos), Garrincha (Botafogo) e Zagallo (Botafogo).
Lista de espera
- Goleiros: Laércio (Santos) e Waldir (Palmeiras);
- Defensores: Aírton (Grêmio), Aldemar (Palmeiras), Djalma Dias (América), Ivan (América), Joel Martins (Botafogo), Barbosinha (Vasco da Gama), De Sordi (São Paulo), Calvet (Santos) e Rildo (Botafogo);
- Meio-campista: Carlinhos (Flamengo) e Benê (São Paulo);
- Atacantes: Prado (São Paulo), Germano (Flamengo), Julinho (Palmeiras), Ney (Corinthians) e Quarentinha (Botafogo).
Cortados na pré-convocação
- Chinesinho (Palmeiras), Dorval (Santos), Geraldo Scotto (Palmeiras), Servílio (Portuguesa) e Gérson (Flamengo).
A CAMPANHA da seleção:
Primeira fase
- Brasil 2×0 México, gols de Zagallo e Pelé
- Brasil 0x0 Tchecoslováquia
- Brasil 2×1 Espanha, gols de Amarildo (2)
Quartas de final
- Brasil 3×1 Inglaterra, gols de Garrincha (2) e Vavá
Semifinal
- Brasil 4×2 Chile, gols de Garrincha (2) e Vavá (2)
Final
- Brasil 3×1 Tchecoslováquia, gols de Amarildo, Zito e Vavá
Instagram: @spfc24horas | Twitter: @spfc24horas_