O São Paulo tem o interesse de reformar o estádio do Morumbi desde a época que Juvenal Juvêncio era o presidente do Tricolor, mas projeto esbarra na falta de dinheiro do clube, com isto, para não ser deixado tão para trás pelos outros time, o Tricolor prepara uma reforma para deixar sua casa mais rentável e mais atraente aos olhos dos seus torcedores.
Como não há possibilidades de uma reforma geral no momento, a solução foi atender a demanda do torcedor com a estrutura que tem hoje no estádio. E isso vai desde a criação de novas vagas de estacionamento até a percepção da falta de diversidade nas vendas de comidas no estádio e de produtos oficias do time – nas duas últimas partidas em casa, o São Paulo vendeu copos colecionáveis.
Concorrência por shows
O Morumbi sempre foi a casa de todos os shows de mega artistas que movem uma multidão, mas com a criação do Allianz Parque foi perdendo essa hegemonia, hoje o estádio do São Paulo depende dos mega-shows que acontecem com menor frequência, pois precisam de uma estrutura melhor, que possa acomodar mais pessoas. Só nesta semana o estádio do Palmeiras recebeu dois shows – Phill Collins e Foo Fighters.
Para bater de frente com o rival, o São Paulo prepara novos formatos para receber shows em sua casa. A ideia é montar opções diferentes de plateias, mudando o posicionamento do palco no gramado. Com essa variação de tamanhos, seria possível concorrer com os alviverdes e até com casas de show de menor porte. Outro obstáculo do Tricolor em relação ao rival está na localização dos estádios. O Allianz Parque está próximo da estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 3-Vermelha do Metrô, enquanto o São Paulo espera que, após atrasos consecutivos desde 2012, a estação São-Paulo Morumbi, da Linha 4-Amarela, seja entregue até o fim de julho deste ano.
Estacionamento
Se a Arena Corinthians não entra nessa disputa pelos shows, ela é referência em outro ponto: estacionamento para torcedores. O Corinthians fala em cerca de três mil vagas, facilitando a vida dos torcedores que vão de carro para o estádio e ajudando nas finanças do clube. O Allianz Parque também apresenta o serviço, mas em menor escala, com 1,5 mil vagas. Na arena palmeirense, os torcedores param seus veículos conforme ordem de chegada, enquanto em Itaquera é preciso reservar uma vaga com antecedência.
O São Paulo entende que essa é uma das urgências para o Morumbi, mas tem dificuldades para viabilizar qualquer projeto, a diretoria quer dar os primeiros passos com uma estrutura já existente no estádio. Há cerca de 300 vagas em um pequeno prédio dentro do Morumbi, que costumam ficar para conselheiros e convidados. A ideia é comercializar pelo menos parte dessas vagas para mostrar ao clube como a prática pode ser rentável.
Concept Hall
Considerada a área mais nobre do Morumbi, o Concept Hall passou por anos esquecido, principalmente durante a gestão de Carlos Miguel Aidar. Aos poucos, no entanto, o espaço comercial do estádio foi se recuperando. O São Paulo prepara novas atrações para este ano. Uma é a volta da livraria Nobel, sempre exaltada nos tempos de Juvenal Juvêncio e que está perto de firmar contrato para reabrir uma unidade no local, acompanhada de um café. A outra pode vir com o acordo com a Adidas, nova fornecedora de material esportivo: reativar a megaloja no Morumbi, como um shopping. O formato foi inaugurado com a Reebok, seguiu com a Penalty, mas não foi levado adiante pela Under Armour no contrato atual.
O Concept Hall também ganhará melhorias em relação à comodidade dos clientes e torcedores. O São Paulo está fazendo ajustes no bolsão do portão principal e na rampa de acesso para a área comercial para que sirvam de estacionamento em dias que não tenha jogos no Morumbi. A medida facilitará o acesso aos restaurantes, lojas e academias e ainda servirá para o Tricolor como uma nova fonte de renda. Essa era uma demanda antiga das atrações do espaço.
Alimentação
A substituição do Habib’s pela Team Eventos na comercialização de alimentos durante as partidas no Morumbi tem sido muita exaltada no Tricolor. O clube acredita que a exclusividade da antiga parceira já havia saturado, tanto no gosto da torcida como no modelo de contrato, que beneficiava muito mais a rede de fast food. Com a Team Eventos, demandas como pagamento com cartão – mesmo com ambulantes – e um cardápio mais variado foram atendidos.
Para montar o cardápio, o São Paulo e a Team Eventos procuraram entender as vontades do público e foi notado um distanciamento dos torcedores em relação a opções mais “gourmet”, já que a grande maioria dos torcedores que vão ao estádio não são de bairros nobres. Por isso a decisão de levar o ambiente do entorno do Morumbi para as arquibancadas, vendendo até mesmo o tradicional lanche de pernil, fez o estádio um lugar mais aconchegante neste quesito. A variedade de produtos, a operação mais eficiente da nova parceira e o modelo do contrato deixam o Tricolor otimista para tornar a venda de alimentos e bebidas uma fonte de renda mais potente do que nos últimos anos.
~Amor incondicional ao Tricolor do Morumbi
Twitter: @Abdom_Lucas