Renovação de Arboleda: jogador não está errado

Arboleda comemorando o gol
Crédito: Divulgação / São Paulo FC

Durante a última semana, muito se falou a respeito de uma recusa de Arboleda para uma proposta de renovação do São Paulo. No tricolor desde 2017, quando chegou para suprir a saída de Maicon “God of Zaga”, o equatoriano foi responsável por diversos atritos no clube. Por outro lado, ao longo das últimas 4 temporadas, sempre se mostrou um dos melhores jogadores do time.

Quando chegou, o clube vivia um dos piores momentos de sua história e estava brigando contra o rebaixamento do Brasileirão 2017. Mas com a saída de nomes importantes e do então treinador tricolor Rogério Ceni, Arboleda foi lançado de antemão em um clássico, contra o Santos, na Vila Belmiro, em que estreou marcando gol.

O atleta chegou tendo ótimas atuações e consolidando a zaga tricolor, de modo que ajudasse o clube a sair da berlinda. Sobretudo, além da solidez defensiva, Arboleda também ajudava o time ofensivamente, com gols. Foram 3 na sua primeira temporada pelo clube.

DUPLA COM BRUNO ALVES

Ao lado de Bruno Alves, ambos contestados em suas chegadas ao São Paulo, Arboleda formou uma das melhores zagas do Brasil. Nos Brasileirões de 2018 e 2019, a dupla se destacou positivamente, quando foram, na maior parte dos campeonatos, a zaga menos vazada.

Arboleda, jogador do São Paulo x Corinthians, partida válida pela trigésima terceira rodada do Campeonato Brasileiro 2018, na capital paulista. 10/1/2018,
Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press

Em times reativos, como era o São Paulo daqueles anos, a dupla de destacava. Arboleda, sempre exímio e absoluto pelo alto. Bruno Alves, sempre um ótimo rebatedor. As atuações de um nível muito superior do equatoriano o credenciaram a se tornar titular absoluto na seleção. Contra a Argentina de Messi, na Bombonera, o atleta foi eleito o melhor jogador em campo e chamou a atenção de todos a sua ótima atuação.

Por outro lado, com a chegada de Fernando Diniz, em um time mais criativo, a dupla perdeu espaço. Ou seja, um estilo de jogo em que os zagueiros necessitam de mais qualidade na saída, ficou inviável a presença de Arboleda e Bruno Alves, que foram para o banco de reservas, dando espaço para Léo e Diego Costa.

No entanto, não demorou muito para que o equatoriano voltasse ao time titular. Suas atuações defensivas o credenciam, ainda, como um dos melhores do país na posição. Entretanto, Bruno nunca mais repetiu seu nível de atuação e perdeu cada vez mais espaço no São Paulo.

EXTRACAMPO

Mesmo sendo um dos principais atletas do elenco em campo, fora dele Arboleda sempre foi uma bomba relógio. Constantemente flagrado em baladas e alcoolizado, o jogador nunca se mostrou responsável com seu extracampo.

Arboleda, jogador equatoriano do São Paulo FC, durante partida contra o Coritiba, válida pela décima oitava rodada do Campeonato Brasileiro 2017.
FOTO: Fernando Dantas / Gazeta Press

Em 2018, após uma de suas noitadas, o zagueiro sofreu um acidente de carro, em que o veículo entrou em colisão com uma árvore. Para piorar a situação, após o acidente, o atleta foi embora do local, alegando ter ido “buscar ajuda”.

Em dezembro de 2019, durante suas férias, Arboleda cometeu, de longe, o maior erro de sua carreira. Afinal, após uma pelada com os amigos, no Equador, o zagueiro posou para uma foto com a camisa do Palmeiras, um dos maiores rivais do tricolor. Pois a situação causou desgaste do atleta no clube, e ele teve que se desculpar com os torcedores são-paulinos por meio de uma nota oficial.

Para piorar sua situação, em meio ao auge da pandemia, o atleta foi flagrado na balada, aglomerando e sem uso de máscara. A época, o zagueiro foi multado pela diretoria tricolor.

Fora esses três principais casos, também tiveram as reapresentações fora de prazo, que causaram desconforto por parte da diretoria. Entretanto, em 2021, o equatoriano chegou a fazer promessas por um fim de polêmicas no São Paulo.

RENOVAÇÃO

Com contrato válido até junho de 2022, São Paulo e Arboleda já iniciaram conversas para uma renovação de contrato. Na primeira oferta, o jogador recusou a proposta do clube, alegando que gostaria de uma valorização do seu trabalho.

O zagueiro entende que merece um salário parelho ao de outros jogadores que têm a mesma importância que ele no elenco. Sem receber um reajuste salarial desde 2018, o atleta entende que chegou o momento. E não, ele não está errado.

Há 4 temporadas, desde que chegou, sempre foi um dos principais jogadores da equipe. Independente de seus problemas fora do campo, sempre se mostrou importante dentro dele. Não a toa, é considerado, por muitos, um dos melhores zagueiros do país e importantíssimo para o clube.

Nesse meio tempo, sem receber um ajuste salarial sequer, o atleta viu diversos atletas chegarem ao clube para ganharem mais. Entretanto, a maioria deles, não renderam nem perto do que atua Arboleda.

Hoje, os dois principais salários do elenco são de Tiago Volpi e Pablo, ambos questionados pela torcida. Ou seja, questionamentos esses, que surgem após falhas e erros que custaram eliminações e derrotas doloridas para o torcedor e o clube.

É fácil rotular e opinar através do passado, olhando para o lado ruim do atleta. Enfim, fato é, que hoje, Arboleda é um dos pilares do elenco tricolor e merece, sim, uma valorização.

Deixe um comentário