#RaioXLibertadores: Racing Club

O Racing é um dos maiores clubes da Argentina (Foto: Divulgação)

O São Paulo volta a campo na Copa Libertadores na noite desta quarta (05) contra um rival conhecido dos grandes clubes do continente que disputam a competição com uma certa frequência. Quem disputa Libertadores, um momento ou outro, dá de frente com um adversário de respeito, e de Avellaneda.

O Racing Club foi fundado no dia 25 de março de 1903, como uma agramiação inicialmente amadora, e em 1905, se filiando a AFA (Associação Argentina de Futebol).

Em maio do ano de 1901, um grupo de estudantes do Colegio Nacional Central de Buenos Aires, fundaram o “Football Club Barracas al Sud”, com a marca de ser o primeiro clube desportivo fundado por crioulos, sendo que na época, muitos clubes esportivos na Argentina eram fundados por ingleses (inclusive, é possível notar esta característica através dos nomes de alguns clubes, como River Plate, Boca Juniors, Argentinos Juniors, Newell’s Old Boys, etc).

1 ano depois, em março de 1902, um grupo de fundadores do “Barracas al Sud” abandonou o clube para fundar uma nova instituição, chamada “Colorados Unidos del Sud”. Porém, esta ideia durou pouco tempo, já que não conseguia alçar metas mais altas, e o “Barracas al Sud” se desmanchou pela saída de seus antigos sócios.

Em 25 de março de 1903, em uma reunião informal entre amigos, houve um consenso de que a melhor decisão era a unificação entre o “Barracas al Sud” e o “Colorados Unidos del Sud”, e um mesmo nome. Um dos rapazes reunidos, um ascendente francês chamado Germán Vidaillac, sacou uma revista de automobilismo do seu país, cuja capa tinha uma escrita com a palavra “Racing Club”, e sugeriu este nome para o novo clube, o que foi prontamente aprovado pelos demais participantes da reunião.

Uma ata redigida por Alejandro Carbone oficializou a fundação do “Racing Football Club”. Em uma votação realizada por todos os presentes, Arturo Artola foi eleito o primeiro presidente, e Francisco Balestieri, o primeiro tesoureiro.

Em 1904, o primeiro título da história do Racing, a Copa Centro Gallego de Avellaneda, torneio local disputado na época. Em 1905, o Racing se registrou na “Argentine Football Association” (a atual AFA), se tornando a primeira agramiação futebolística fundada por crioulos a ser registrada na instituição. Neste mesmo ano, disputou a Terceira Divisão da Argentina e já conseguiu o acesso para a Segundona.

Em 1908, conquistou a Copa Diario La Verdad, vencendo os uruguaios do Montevideo Wanderers, sendo o primeiro título internacional da história no recente clube.

Em 6 de dezembro daquele mesmo ano, o Racing eliminou o Boca Juniors na semifinal da Segunda Divisão. Em 13 de dezembro, disputou a decisão contra o River Plate, mas foi derrotado e não conseguiu o acesso para a elite.

Em 1909, o segundo título internacional do clube. O segundo da Copa Diario La Verdad, desta vez, vencendo o Boca Juniors. Porém, na Segunda Divisão, voltou a perder o título e o acesso, desta vez para o Gimnasia y Esgrima de Buenos Aires (já extinto).

Em 18 de dezembro de 1910, finalmente, o Racing conseguiu o acesso para a elite do futebol argentino pela primeira vez, vencendo Boca Juniors na decisão, diante de um público de 4 mil pessoas. Neste mesmo dia, a Argentina comemorava os 100 anos da Revolução de Maio, e com isso, o clube adotou as cores da bandeira do país, azul e branco.

Em 7 de maio de 1911, o Racing disputou sua primeira partida pela Primeira Divisão da Argentina, empatando em casa em 1×1 com o Club Atlético de San Isidro.

O começou foi arrasador. O Racing ganhou TODOS do títulos da Primeira Divisão da Argentina entre 1913 e 1919, sendo o primeiros dos 5 grandes da Argentina a conseguir conquistar 7 títulos nacionais em sequência, recorde mantido até hoje.

Em 24 de junho de 1914, o Racing teve pela frente o seu primeiro adversário europeu, em uma derrota por 2×0 para os britânicos do Exeter City.

Em 1967, o Racing chegava ao topo da sua história com a conquista da Copa Libertadores, vencendo os uruguaios do Nacional por 2×1, com um dos seus gols sendo marcado por um brasileiro, João Cardoso. Na Copa Intercontinental, venceu os campeões europeus, o poderoso escocês Celtic Football Club, perdendo na Escócia por 1×0 e vencendo na Argentina por 2×1, com uma vitória por 1×0 no Uruguai no jogo de desempate.

Nem tudo são flores na história do Racing. Em 14 de agosto de 1975, sofreu a maior goleada da sua história, 10×0 para o Rosario Central. Em 1983, o clube sofreu o primeiro rebaixamento da sua história para a Segunda Divisão. Só conseguiu retornar para a elite em 1985, sob o comando do treinador Alfio Basile.

Entre 1987 e 1998, o Racing passou pelas questionáveis administrações de Juan De Stéfano e Osvaldo Otero, passou por uma crise financeira muito grave, a ponto de, no dia 4 de março de 1998, uma porta-voz chamada Liliana Ripoll, proferir em um discurso a frase “O Racing Club deixou de existir”. Porém, o clube seguiu suas atividades, e em 2000, começou a ser gerenciado pelo grupo Blanquiceleste S.A.

Em 2021, nos tempos atuais, o Racing é uma dos maiores clubes da Argentina e está em mais uma edição de Copa Libertadores. A bola rola no Cilindro às 19h.

Caio Felix
caiofelixjornalista@outlook.com

Caio Felix

Jornalista. Redator do Futebol Profissional no SPFC 24 Horas. Também estou no Twitter através de @OCaioFelix

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.