Nesta quinta-feira (10), o São Paulo entrará em campo diante do Palmeiras, defendendo os 100% de aproveitamento em clássicos que se mantiveram após triunfos no Majestoso e SanSão na atual temporada. No entanto, para alcançar a trinca de vitórias, terá de superar o alviverde no Morumbi, equipe atualmente bi-campeã da América no comando de Abel Ferreira.
FICHA TÉCNICA:
Jogo: São Paulo x Palmeiras
Local: Morumbi
Data: 10/03/22
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costal, Amanda Pinto Matias e Daiane Muniz dos Santos
Árbitro de Vídeo: Péricles Bassols Pegado Cortez (SP)
Assistentes de Vídeo: Fabricio Porfirio de Moura (SP) e Marcelo Rogério (SP)
Transmissão: Premiere, Paulistão Play e YouTube.
DADOS HISTÓRICOS:
Jogos: 293
Vitórias do São Paulo: 103
Vitórias do Palmeiras: 97
Empates: 93
Gols do São Paulo: 385
Gols do Palmeiras: 380
Primeira partida: São Paulo 2×2 Palestra Itália – Campeonato Paulista 1930
Última partida: Palmeiras 0x2 São Paulo – Campeonato Brasileiro 2021
ÚLTIMO CONFRONTO:
Com a corda no pescoço, Ceni entrava no mesmo palco do recente desastre que tirou o time da Copa Libertadores de 2021. Naquela ocasião, com a missão árdua de fazer o time vencer contra o finalista da América, o São Paulo triunfou no Allianz Parque por 2×0, surpreendendo à todos. Gols de Gabriel Sara e Luciano, respectivamente.
DE OLHO NO ADVERSÁRIO:
Dono de atual melhor campanha na fase de grupos do Campeonato, o Palmeiras chega ao Morumbi para consolidar a classificação na casa de um de seus maiores rivais. Apesar de líder geral e do próprio grupo, o alviverde corre riscos mínimos de ficar de fora da fase final do estadual. Mas isso se deve graças ao ótimo desempenho dos outros postulantes pelas duas vagas do grupo: Mirassol com 17 pontos, seguidos por Ituano e Botafogo de Ribeirão Preto com 15 pontos.
Além do mais, para fechar o ciclo vitorioso de Abel Ferreira no Palmeiras, faltam apenas dois títulos para sua galeria: Campeonato Brasileiro e Campeonato Paulista. O último, por sua vez, escapou diante do mesmo São Paulo no mesmo Morumbi. Seria o Tricolor o algoz do treinador português? Afinal, dentre os rivais paulistas, o clube do Morumbi é o que mais triunfou diante do Palmeiras do já histórico técnico rival.
FIQUE DE OLHO:
Em primeiro lugar, Dudu e Raphael Veiga. A dupla dinâmica do Palmeiras segue sendo decisiva dentro das quatro linhas para o time alviverde. Pois colecionando títulos juntamente de gols e assistências, devem ser vistos como prioridade para o sistema defensivo de Rogério Ceni e são peça fundamental para o esquema tático e técnico de Abel Ferreira.
PROVÁVEIS TIMES:
São Paulo: Tiago Volpi; Rafinha, Diego Costa, Arboleda e Léo; Pablo Maia, Rodrigo Nestor e Gabriel Sara; Rigoni (Nikão), Calleri e Alisson.
Desfalques: Sem desfalques.
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Dudu e Rony.
Lucas Lima JT / @jornalistatricolor / @LucasLimaJor