Pré-jogo: São Paulo visita o Botafogo em duelo de times na briga pelo G-6

(Foto: Luis Moura / WPP)

No primeiro jogo do segundo turno, o São Paulo visita o Botafogo no Estádio Engenhão, duelo interessante, já que a equipe carioca está no meio de tabela e sonha pela briga no G-6, e o São Paulo dentro do G-6 quer distância da equipe. Cinco pontos separam os times.

FICHA TÉCNICA

Jogo: Botafogo x São Paulo, válido pela 20ª rodada Brasileirão 2019

Local: Engenhão, em Rio de Janeiro (RJ)
Data: 21 de setembro, às 11h

Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Leirson Peng Martins (RS)
Árbitro de vídeo: Andre Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes do VAR: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS) e Jose Eduardo Calza (RS)
Onde acompanhar: Premiere

DADOS HISTÓRICOS 

Partidas: 106

Vitórias do São Paulo: 44
Empates: 24
Derrotas: 38

Gols do São Paulo: 190
Gols do Botafogo: 165

Primeiro jogo: Botafogo 8 x 1 São Paulo – Laranjeiras , Torneio Rio-São Paulo 1940
Último jogo: São Paulo 2 x 0 Botafogo– Morumbi, Campeonato Brasileiro de 2019

Maior vitória: São Paulo 6 x 1 Botafogo – Morumbi, Campeonato Brasileiro 1999
Maior derrota: Botafogo 8 x 1 São Paulo – Laranjeiras , Torneio Rio-São Paulo 1940

ÚLTIMO CONFRONTO

No primeiro turno, estreia do Brasileirão 2019, logo após as finais do Estadual, com direito a estreia de atletas como Pato e Tchê Tchê que não estavam inscritos no Paulista, o São Paulo bateu a equipe do Botafogo por 2 a 0 no Morumbi. O jogo não foi dos melhores, o São Paulo teve apenas 28% de posse de bola, mas venceu com gols de Everton e Hudson, este um belo gol.

CURIOSIDADE

Nos últimos 10 jogos entre São Paulo e Botafogo, a equipe são-paulino venceu 6 jogos, deu 4 empates e os botafoguenses só venceram uma. A única vitória da equipe carioca aconteceu em 2016, no Morumbi, aquele jogo que o Tricolor pressionou bastante, e no final, em contra-ataque, o time comandado por Jair Ventura fez o gol da vitória.

BOTAFOGO MIRA ENCOSTAR NO G-6

O Botafogo faz uma temporada irregular, vence, empata e perde, inclusive nos últimos seis jogos foi assim, venceu Athlético-PR, perdeu para o Corinthians e empatou com Chapecoense. Depois perdeu para o Inter, venceu Atlético-MG e empatou com o Ceará…

Com uma campanha sem grande sequência de vitórias, o Botafogo está no meio da tabela, em 10º lugar com 27 pontos, venceu 8, empatou 3 e perdeu 8.

O técnico Eduardo Barroca falou sobre a partida: “São Paulo é um time muito forte, que está brigando o tempo todo em cima na competição, treinado por um treinador bastante experiente e vitorioso. A gente espera um jogo muito difícil, sabemos que temos que jogar no limite para ser competitivo e ganhar. Mas tenho total confiança no nosso grupo que a gente tem possibilidade de fazer um bom jogo e atingir nosso objetivo nesse início de returno do Brasileiro.”

A equipe carioca não contará com várias peças, o zagueiro Joel Carli, o volante Alex Santana e o centroavante Diego Souza, jogadores cruciais no time de Eduardo Barroca.

RETOMAR A BRIGA

A fase do São Paulo é ruim, são quatro jogos sem vencer, empatou com CSA dentro do Morumbi na última rodada, e gerou protestos da torcida são-paulina. Por isso é necessário vencer a partida contra o Botafogo no Rio de Janeiro e retomar na briga pelas primeiras posições.

VEJA ⇒ Lista de relacionados para o jogo no Rio de Janeiro

O elenco são-paulino a disposição é quase completo, portanto a pressão é maior em cima do time e do técnico Cuca. A única baixa é do Pato que sentiu uma lesão muscular e não foi para a partida.

Cuca deve voltar com Daniel Alves para o meio de campo, para isso Juanfran entraria na lateral-direita, enquanto é possível que o volante Luan retorne para a equipe titular. No ataque é esperado a manutenção do trio Antony, Everton e Pablo.

PROVÁVEIS TIMES

BOTAFOGO: Gatito Fernandez; Fernando, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Gilson; Cícero, Gustavo Bochecha e João Paulo; Marcinho, Luiz Fernando e Victor Rangel; Técnico: Eduardo Barroca

Desfalques: Carli (desconforto na coxa), Alex (torção no pé esquerdo) e Diego Souza (questão contratual)

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Tchê Tchê e Daniel Alves; Antony, Everton e Pablo; Técnico: Cuca

Desfalques: Rojas e Pato (machucados)
Pendurados: Anderson Martins, Everton Felipe, Hernanes, Igor Gomes, Luan, Raniel e o técnico Cuca

Fique de olho

Luiz Fernando, atleta que inclusive foi sondado pelo São Paulo no início da temporada, é habilidoso, mas ainda não estourou na equipe botafoguense, mesmo assim neste jogo é a melhor opção do time carioca, já que Alex Santana e Diego Souza estão fora.

Velho conhecido

Cícero, o volante teve duas passagens pelo São Paulo, em 2011-12, depois retornou em 2017, mas saiu em pouco tempo de clube.

❗Informações adicionais

Foram vendidos 12 mil ingressos para a partida no Engenhão, é esperado um público razoável.

Fábio Martins (@fbiomartins1)

@SPFC24HORAS

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.