Pré-jogo: Pelo Brasileirão, São Paulo vai ao Rio de Janeiro enfrentar Botafogo

O São Paulo vai até à cidade do Rio de Janeiro para enfrentar a equipe do Botafogo, no estádio Nilton Santos. A partida, válida pela 12.ª rodada do Campeonato Brasileiro, será às 16h desta quinta-feira (16).

FICHA TÉCNICA:

Data: 16 de junho, 16h

Local: Estádio Nilton Santos

Jogo: Botafogo x São Paulo

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)

Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Marcus Vinícius Gomes (MG)

Árbitro de Vídeo: Wagner Reway (PB)

Transmissão: Premiere

DADOS HISTÓRICOS:

Vitórias do São Paulo: 43

Jogos: 103

Vitórias do Botafogo: 37

Empates: 23

Gols do São Paulo: 173

Gols do Botafogo: 149

Primeira partida: Botafogo 8×1 São Paulo — Torneio Rio-São Paulo 1940

Última partida: Botafogo 1×0 São Paulo — Brasileirão 2020

ÚLTIMO CONFRONTO

O São Paulo foi ao estádio Nilton Santos enfrentar um já rebaixado Botafogo, pela penúltima rodada do Brasileirão 2020, e perdeu por 1×0, gol de Matheus Babi. Com o técnico Fernando Diniz recém-demitido, a equipe tricolor foi comandada pelo técnico interino Marcos Vizolli.

CURIOSIDADE

A primeira partida da história entre São Paulo e Botafogo foi uma goleada da equipe carioca por 8×1 sobre o tricolor. A partida aconteceu em 10 de julho de 1940, pelo torneiro Rio São-Paulo daquele ano. O Botafogo também aplicou outra goleada, de 5×1, pelo mesmo campeonato, no ano de 1954, e um 5×0 no Rio-São Paulo de 1965. A maior goleada do lado são-paulino foi um 7×3 pelo torneio Master Conmebol, em 1996. As equipes também se enfrentaram em outra competição internacional: a Recopa Sul-Americana de 1993, em partida que acabou 3×1 para o São Paulo.

DE OLHO NO ADVERSÁRIO

O São Paulo vem de 4 empates seguidos fora de casa (pelo Brasileirão) e precisa recuperar os pontos perdidos. Em entrevista à SPFCTV após a vitória sobre o América-MG no Morumbi, o meio-campista Igor Gomes afirmou que “Estamos nos dedicando, trabalhando bastante durante essa semana para manter a nossa sequência de invencibilidade. Vamos em busca dessa vitória contra o Botafogo. Tenho muita confiança de que o resultado positivo vai vir nesse próximo jogo, graças à entrega e dedicação dentro de campo, nossa maior identidade”.

A equipe carioca está atualmente na zona de rebaixamento, na 18.ª posição, e vem de 4 derrotas e um empate no Campeonato Brasileiro, duas dessas derrotas sendo em casa, no Nilton Santos. Em casa, o Botafogo só venceu o Fortaleza, atual lanterna do campeonato.

PROVÁVEIS TIMES

São Paulo: Jandrei; Léo, Miranda e Diego; Nestor, Luan e Gabriel Neves; Reinaldo, Luciano e Rafinha; Calleri.

Desfalques: Gabriel Sara, Nikão, Talles Costa, Caio e Alisson (lesionados)

Botafogo: Gatito; Hugo, Kanu, Cuesta e Saravia; Tchê Tchê, Patrick e Oyama; Erison, Vinícius e Victor Sá.

FIQUE DE OLHO

Victor Cuesta, defensor argentino, está fazendo boas partidas e pode dificultar a vida do São Paulo. Erison, atacante, tem 5 gols na temporada e é o líder em finalizações (3.1), chutes certos (1.4), gols + assistências (6), grandes chances criadas (2) e frequência de gols por minutos (167). Também vale ficar de olho em Tchê Tchê já que a lei do ex pode querer entrar em campo.

 

Beatriz Pestana

Beatriz Pestana

25 anos. Estudante de produção audiovisual. Apaixonada por futebol, é são-paulina fanática desde criança.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.