Neste próximo Domingo (13), para embalar a segunda vitória consecutiva no comando de Ceni, o Tricolor terá de passar por cima de um tabu de 7 anos. Apesar do retrospecto geral ser positivo no estádio da Macaca, já são pelo menos sete temporadas sem triunfar contra o time de Campinas fora de casa. Desde o fatídico jogo (contando com ele) são 5 jogos e 5 derrotas. Uma verdadeira pedra no sapato.
FICHA TÉCNICA:
Jogo: Ponte Preta x São Paulo
Local: Moisés Lucarelli – SP
Data: 13 de Fevereiro, às 18h30
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
Árbitro de Vídeo: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes de Vídeo: Fabricio Porfirio de Moura (SP) e Ednilson Corona (SP)
Transmissão: HBOMax
DADOS HISTÓRICOS:
Jogos: 129
Vitórias do São Paulo: 67
Vitórias da Ponte Preta: 24
Empates: 38
Gols do São Paulo: 216
Gols da Ponte Preta: 117
Primeira partida: São Paulo 3×1 Ponte Preta – Amistoso, 1937
Última partida: São Paulo 2 x 1 Ponte Preta – Morumbi, Paulistão 2020
ÚLTIMO CONFRONTO:
Com gols de Pato “careca” e Reinaldo ainda na primeira etapa, o Tricolor venceu a Ponte por 2×1 no Morumbi na última vez que as equipes se enfrentaram. Comandados por Diniz, a equipe teve como de praxe o domínio da partida por grande parte do tempo, porém, inúmeras chances desperdiçadas de concluir o jogo e construir um placar mais elástico.
Foram 22 finalizações contra 7 e 71% de posse de bola contra apenas 29% dos campinenses. Mas o Tricolor embalava próximo de sua estreia na Libertadores 2020, diante do Binacional fora de casa.
CURIOSIDADE:
O Tricolor já alcançou a incrível marca de ficar 17 anos sem perder para Ponte Preta. Sim! Dezessete anos! Pois seja dentro ou fora de casa, o acúmulo de jogos resultou em 10V ao Tricolor e 8E, sem conhecer nenhuma derrota desde o período (1956-1973). Quase duas décadas!
Outra curiosidade bastante legal é que São Paulo e Ponte Preta já figuraram final de Campeonato Paulista (e com o Tricolor campeão). O ano era 1981 e tivémos os dois jogos decisivos sendo disputados no Morumbi. No primeiro, um empate que o Tricolor arrancou no 2ºT com gol de Serginho Chulapa. Um a um. Já no segundo e decisivo jogo, um dois a zero para consagrar-se bi-campeão do Campeonato Paulista (1980-81). Gols de Renato e Chulapa!
DE OLHO NO ADVERSÁRIO:
A “Macaca Querida”, assim costumeiramente chamada por seus torcedores e simpatizantes, vêm de vitoria diante da Ferroviária no meio de semana e está na zona de classificação atual de seu grupo. Ou seja, juntamente de RB Bragantino e Santos, o time campinense terá de usar o “fator casa” se quiser parar de postular o cargo de coadjuvante no grupo e assegurar a classificação o quanto antes.
Entretanto em conclusão, apertem os cintos e esfreguem as mãos, expectativa é de jogo bom no Domingo!
PROVÁVEIS TIMES:
Provável Ponte Preta: Ygor Vinhas; Kevin, Thiago Lopes, Fabrício e Guilherme Santos; Moisés Ribeiro (Wesley), Léo Naldi, Santos e Fessin; Pedro Júnior (João Pedro) e Lucca.
Provável São Paulo: Tiago Volpi (Jandrei), Rafinha, Miranda, Arboleda e Reinaldo; Rodrigo Nestor (Gabriel), Gabriel Sara e Igor Gomes (Nikão); Alisson, Rigoni e Calleri.
Desfalques: Luciano, Patrick e Luan. Todos por diferentes lesões musculares.
Texto por: Lucas Lima JT / Twitter: @LucasLimaJor / Instagram: @JornalistaTricolor