Pré-jogo: No Brasileiro, São Paulo e Bahia começam maratona de duelos entre si

(Foto: Fábio Martins | SPFC 24 Horas)

Nesta manhã de domingo (19), São Paulo e Bahia confrontam pela 5ª rodada do Brasileirão 2019, é apenas o primeiro duelo entre as equipes na sequência que virá de três jogos.

FICHA TÉCNICA

Jogo: São Paulo x Bahia válido pela 5ª rodada do Brasileirão.

Local: Morumbi, São Paulo (SP)

Data: Domingo, 19/05/2019

Horário: 11h00

Árbitro: Daniel Nobre Bins (RS)

Assistentes: Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)

VAR: Rodrigo Nunes de Sa (RJ) VAR1: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ) VAR2: Diogo Carvalho Silva (RJ)

Transmissão: Premiere

DADOS HISTÓRICOS 

Partidas: 46

Vitórias do São Paulo: 17
Empates: 13
Vitórias do Bahia: 16

Gols do São Paulo: 63
Gols do Bahia: 62

Primeiro jogo: Bahia 5 x 4 São Paulo – Salvador, Amistoso 1937
Último jogo: São Paulo 1 x 0 Bahia – Morumbi, Campeonato Brasileiro de 2018

Maior vitória oficial: São Paulo 5 x 2 Bahia – Morumbi, Campeonato Brasileiro 1996
Maior derrota oficial: Bahia 7×2 São Paulo – Salvador, Amistoso 1947

ÚLTIMO CONFRONTO

A última partida entre São Paulo e Bahia ocorreu no segundo turno do Brasileirão 2018, vitória de 1 a 0 do Tricolor Paulista no Estádio do Morumbi, com gol de Diego Souza após cruzamento de Nene.

CURIOSIDADE

Curiosamente São Paulo e Bahia vão se enfrentar três vezes nos próximo quatro jogos, essa duelo na 5ª rodada do Brasileirão 2019, depois se enfrentaram na próxima quarta-feira (22) pelo jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil 2019, no Morumbi, e depois voltam a duelar no dia 29/05 na Fonte Nova, decidindo vaga na Copa.

Nos últimos 7 jogos, desde 2013 para cá, foram 4 vitórias do São Paulo, 2 empates e 1 derrota, já são 3 jogos sem derrota do Tricolor Paulista para o Tricolor Baiano, porém os últimos duelos tem sido acirrados, vitórias pelo placar mínimo ou empates bem disputados.

MANTER BOA FASE

O São Paulo chega em boa fase para duelar contra o Bahia na 5ª rodada do Brasileirão, venceu três jogos e empatou um até aqui na competição, portanto chega forte para o duelo, buscando os três pontos e aproveitar que nesta rodada terá Palmeiras e Santos, rivais que estão empatados com o São Paulo, todos dividem a liderança com 10 pontos.

Para o duelo contra o Bahia, o São Paulo terá Morumbi lotado, já foram quase 40 mil vendidos, e além do mais Cuca terá retornos fundamentais, o zagueiro Anderson Martins, o volante Luan e o atacante Alexandre Pato estão de volta.

RELACIONADOS ⇒ CONFIRA os 23 relacionados para o jogo

Trio era titular quando se machucou, mas os retornos na equipe titular ainda são incógnitas, além do aspecto físico, tem outros atletas que cumpriram missão na função, como Walce na defesa, o Hudson em seu retorno para volante,

Em coletiva na sexta-feira (17), Cuca avaliou a partida: “O jogo contra o Bahia não será fácil, porque temos visto que o campeonato é bem equilibrado. Vamos nos preparar para uma partida difícil”.

PONTUAR FORA DE CASA

O Bahia começou o Brasileirão 2019 vencendo em casa, 3 a 2 contra o Corinthians, depois perdeu de virada para o Botafogo fora de casa, voltou a vencer em casa, 1 a 0 sobre o Avaí e quando saiu de casa novamente, derrota para o Athlético Paranaense.

A equipe baiana não tem um bom retrospecto fora de casa e por isso busca pontuar neste domingo (19) no Morumbi.

Para isso Roger Machado vai escalar três volantes marcadores e explicou derrotas fora: “A gente precisa diferenciar o que é posição, característica e função. É fundamental ter isso na cabeça. Quando se propõe abrir três jogadores com forte capacidade de receber e recuperar a bola no meio-campo, é para tentar ter controle de meio-campo maior. Nos jogos fora de casa não conseguimos ter. Para ter ideia em números, nosso controle de meio é 140%, 150%. Isso significa que se dividir o campo em três zonas, cada bola que perco nessa zona, recupero uma bola e meia. Nos jogos fora de casa temos controle inferior a isso.”

O Bahia conta com ex-são paulinos em seu elenco como o meia Shaylon e os atacantes Rogério e Gilberto, este último saiu recentemente e avaliou: “Houve uma mudança. Ficaram poucos jogadores, inclusive de titular. Tem poucas pessoas com quem joguei, Hudson, Hernanes, que não está de titular agora. Reinaldo já joguei junto e contra. Conheço bem. Houve uma mudança no estilo do São Paulo em si. A garotada está bem. Temos que ter o máximo de cuidado com eles. São garotos bons. Temos que ter o máximo de respeito”.

Por outro lado, Rogério avaliou o duelo: “É jogo muito difícil. Todos sabem a força que o São Paulo tem e, ainda por cima, jogando no Morumbi, na casa deles. Estamos trabalhando muito, a semana vem sendo boa. Sabemos que vamos ter dificuldades. Para somar pontos vamos ter que estar muito focados e ligados. Não pode errar, dar brecha. Tem tudo para ser um grande jogo e vamos para lá para conquistar um bom resultado”.

Prováveis times

Provável São Paulo: Tiago Volpi, Hudson, Walce, Bruno Alves e Reinaldo; Tchê Tchê, Liziero e Pato; Antony, Everton (Hernanes) e Toró; Técnico: Cuca

Desfalques: Arboleda, Pablo e Rojas (lesionados) e Carneiro (doping)

Pendurado: Anderson Martins

Provável Bahia: Douglas, Ezequiel, Ernando, Lucas Fonseca e Moisés; Gregore, Elton e Douglas Augusto; Artur, Élber; Gilberto (Fernandão); Técnico: Roger Machado

Desfalques: Shaylon (emprestado pelo São Paulo) e Nino Paraíba (suspenso).

Fique de olho

Artur, o atacante de 21 anos, é habilidoso, costuma incomodar o adversário, criativo, marcou dois gols no Brasileirão, ambos em jogos que o Bahia venceu, ou seja, contra Corinthians e Avaí.

❗Informações adicionais

São mais de 36 mil ingressos vendidos para a partida, é esperado um bom público neste domingo (19) de manhã no Morumbi!

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.