Pré-Jogo: em duelo tricolor, São Paulo busca três pontos diante do Grêmio

Após ser prejudicado pela arbitragem e ver o fim da sequência de vitórias na última partida, o São Paulo volta a campo nesta quarta-feira, pela 17ª rodada do Brasileirão. No Morumbis, às 20h, enfrenta o Grêmio em busca da vitória, para não sair dos trilhos e seguir no topo da tabela.

Depois da crise em Junho, o tricolor reencontrou uma boa sequência, retornando ao G-4 e voltando a sonhar com o título brasileiro. Os erros de Marcelo de Lima Henrique e a derrota para o Atlético Mineiro na última quinta tiraram do São Paulo uma chance de ouro para se aproximar da liderança, agora nas mãos do Botafogo. O 1º turno caminha para o final, e com a volta da Copa do Brasil no fim do mês, vencer é fundamental para se manter na parte de cima e evitar a repetição do incômodo filme de 2023.

Apesar do fim da Copa América, a lista de desfalques é considerável: no departamento médico, estão Pablo Maia (lesão no tendão conjunto do semitendíneo e bíceps femoral da coxa esquerda), Galoppo (trauma no dorso do pé direito) e Juan (trauma no joelho esquerdo). Além deles, Alan Franco e Luiz Gustavo estão suspensos.

Classificação do Brasileirão e posição do São Paulo (Reprodução: CBF)

 

FICHA TÉCNICA:

Jogo: São Paulo x Grêmio

Local: Morumbis

Data: 17 de Julho (quarta-feira), 20h

Equipe de arbitragem:

Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)

Assistente 1: Alex dos Santos (SC)

Assistente 2: Bruno Muller (SC)

Quarto árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ)

Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG – VAR Fifa)

DADOS HISTÓRICOS:

Jogos: 96

Vitórias do São Paulo: 34

Vitórias do Grêmio: 32

Empates: 30

Gols do São Paulo: 115

Gols do Grêmio: 104

Primeira partida: Grêmio 1 x 1 São Paulo – Robertão 1967

Última partida: São Paulo 3 x 0 Grêmio – Brasileirão 2023

DE OLHO NO ADVERSÁRIO:

O Grêmio passa por temporada difícil e turbulenta, despontando como sério candidato ao rebaixamento. Em 14 jogos no Brasileirão, venceu apenas 3, nenhum deles como visitante; fora de casa, por sinal, o clube tem quase a mesma campanha do lanterna Fluminense, com apenas 1 ponto conquistado.

No último domingo, bateu o Operário de Ponta Grossa por 3 x 1, em jogo adiado da 3ª fase da Copa do Brasil, aliviando ligeiramente a crise.

Mesmo que vença no Morumbis, o Imortal terminará a rodada na zona de rebaixamento; caso não triunfe, corre risco de acabar em penúltimo, e ainda mais atolado na crise. Como “curinga”, pode contar com a Lei do Ex, por meio do lateral Reinaldo.

CURIOSIDADES:

O Grêmio vai a campo não só para fugir do Z-4, mas também para derrubar um tabu e virar a história pelo Brasileirão. Primeiro o tabu: o Imortal não sai vitorioso do Morumbis desde 2013, quando venceu o São Paulo por 1 x 0, pela 24ª rodada daquele campeonato brasileiro.

No histórico completo do Brasileirão, cada um tem 27 vitórias, além de 17 empates, podendo tomar a coroa do duelo tricolor desta quarta-feira.

Eduardo Vargas, autor do gol da última vitória gremista no Morumbis, em 2013. (Reprodução: Roberto Vazquez/Futura Press)

 

ESCALAÇÕES PROVÁVEIS:
São Paulo:
Rafael; Igor Vinicius, Arboleda, Ferraresi, Welington; Bobadilla, Alisson, Rodrigo Nestor; Lucas, Ferreirinha e Calleri.

Técnico: Luis Zubeldia

Grêmio: Marchesin; João Pedro, Geromel, Rodrigo Ely, Reinaldo; Villasanti, Dodi, Pepê, Soteldo; Gustavo Nunes e Pavón

Técnico: Renato Gaúcho

 

João Silvino

@JPSilvino_2004 (Twitter e Instagram) / João Silvino (YouTube)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.