Passada a vitória sofrida contra o Grêmio, mais um desafio contra o futebol gaúcho: pela 18ª rodada do Brasileirão, penúltima do 1º turno, o São Paulo enfrenta o Juventude neste domingo, às 18h30. O jogo será no Mané Garrincha, após o clube jaconero vender o mando de campo, e promete casa cheia: segundo informação de Gabriel Sá, 38 mil ingressos haviam sido vendidos até as 10h40 deste sábado.
O triunfo pra cima do Grêmio em casa não foi dos melhores em atuação, mas serviu para retornar ao G-4 e espantar qualquer fagulha de pressão ou crise. São 5 vitórias em 6 jogos, e o principal objetivo é se manter entre os 4 melhores, além de não deixar o Botafogo escapar na liderança. É importante lembrar que na sequência, serão apenas mais dois jogos antes da volta dos mata-matas, com a Copa do Brasil. É o momento de consolidar tranquilidade e boa fase.
A incômoda lista de desfalques ganhou a pior das possibilidades: Alisson, com a fratura no tornozelo e fora do resto da temporada, se junta a Pablo Maia (lesão no tendão conjunto do semitendíneo e bíceps femoral da coxa esquerda) no departamento médico. Igor Vinicius e Welington ficam fora por suspensão, enquanto Alan Franco e Luiz Gustavo voltam. Calleri é dúvida, e Liziero reforça o time após volta de empréstimo.
FICHA TÉCNICA
Jogo: Juventude x São Paulo
Local: Mané Garrincha
Data: 21 de Julho (domingo), 18h30
Equipe de arbitragem:
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO – Fifa)
Assistente 1: Bruno Raphael Pires (GO – Fifa)
Assistente 2: Leone Carvalho Rocha (GO)
Quarto árbitro: Leonardo Willers Lorenzatto (MT)
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN – VAR Fifa)
DADOS HISTÓRICOS
Jogos: 26
Vitórias do São Paulo: 11
Vitórias do Juventude: 6
Empates: 9
Gols do São Paulo: 47
Gols do Juventude: 31
Primeira partida: São Paulo 2 x 2 Juventude – Brasileirão 1995
Última partida: Juventude 1 x 2 São Paulo – Brasileirão 2022
DE OLHO NO ADVERSÁRIO
Tendo a permanência como principal objetivo, o Juventude vai fazendo bem seu papel. Tendo um jogo pendurado, a equipe entrou 15 vezes em campo, com 5 vitórias, 5 empates e 5 derrotas; 20 pontos, 12ª posição.
Na temporada, o clube vem de quatro jogos sem perder, dois deles pelo Brasileirão, tendo no meio a classificação para as oitavas da Copa do Brasil. Por outro lado, teve uma troca indesejada no comando, com Roger Machado deixando o clube para assumir o Internacional. Em seu lugar, Jair Ventura retorna ao comando nesta noite.
Como destaques individuais, o Juventude tem Jean Carlos e Lucas Barbosa no topo da artilharia, com 4 gols cada no Brasileirão.
CURIOSIDADES
Por falar em Jair Ventura, uma das curiosidades envolve o novo (velho) treinador jaconero: em 2021, São Paulo e Juventude se enfrentaram na penúltima rodada do Brasileirão, com Jair no comando dos gaúchos; na ocasião, a vitória por 3 x 1 livrou o tricolor do rebaixamento.
A segunda remete aos dias de glória do São Paulo, com as duas últimas vitórias do Juventude pelo Brasileirão sendo pouco depois de conquistas tricolores: em 2005, pela 15ª rodada, 2 x 1 em Caxias do Sul, duas semanas após o tri da Libertadores. Em 2007, ano do rebaixamento, os gaúchos venceram por 2 x 0, também em Caxias do Sul, exatamente uma semana após a confirmação do pentacampeonato brasileiro.
Por fim, o Juventude tenta vencer o São Paulo após sete partidas de jejum (levando-se em conta que os dois estiveram na mesma divisão em apenas duas temporadas desde então). O último triunfo foi em 2016, 2 x 1 no Morumbis pelas oitavas da Copa do Brasil.
ESCALAÇÕES PROVÁVEIS
São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Patryck; Luiz Gustavo, Bobadilla e Luciano; Lucas, Ferreirinha e André Silva (Calleri).
Técnico: Luis Zubeldia
Juventude: Gabriel; João Lucas, Rodrigo Sam, Abner e Alan Ruschel; Caíque, Jadson e Jean Carlos; Lucas Barbosa, Erick e Gilberto.
Técnico: Jair Ventura
João Silvino
@JPSilvino_2004 (Twitter e Instagram) / João Silvino (YouTube)