Pré-jogo: Em duelo de opostos na classificação, São Paulo buscará manter invencibilidade na Vila Capanema

(Foto: Fábio Martins | SPFC 24 Horas)

O São Paulo visitará o Paraná Clube nesta quarta-feira (22), o duelo é o primeiro jogo do returno do Brasileirão 2018, e coloca em frente os opostos, de um lado o Tricolor líder, e do outro o Tricolor lanterna!

FICHA TÉCNICA

Jogo: Paraná x São Paulo válido pela 20ª rodada do Brasileirão.

Local: Vila Capanema, Paraná

Data: Quarta-feira, 22/08/2018

Horário: 19h30

Árbitro: Pericles Bassols Cortez (PE) – Confira mais sobre o árbitro carioca que atuação na federação pernambucana

Assistentes: Clovis Amaral da Silva (PE) e Cleberson do Nascimento Leite (PE)

Transmissão: Premiere

DADOS HISTÓRICOS 

Jogos: 19

Vitórias do São Paulo: 11
Vitórias do Paraná: 2
Empates: 6
Gols do São Paulo: 43
Gols do Paraná: 23
Primeira partida: Paraná 2 x 2 São Paulo – Alto da Glória, Brasileirão 1994
Última partida: São Paulo 1 x 0 Paraná – Morumbi, Brasileirão 2018

ÚLTIMO CONFRONTO

Na estreia do Brasileirão 2018, o São Paulo recebeu o Paraná no Morumbi, era o reencontro dos times após 10 anos sem duelos, pois a equipe são-paulina foi com um time alternativo, pressionou, mas só conseguiu o gol da vitória após cobrança de falta de Cueva e o aniversariante do dia, Bruno Alves, marcou o gol naquela partida, a equipe paranaense até tentou reagir, mas sem força, e no fim Marcos Guilherme quase ampliou.

CURIOSIDADE

São Paulo e Paraná só se enfrentaram em jogos pelo Campeonato Brasileiro, a partir de 1994 até 2007 com certa frequência, depois o Paraná ficou longe da Série A, e as equipes não se encontraram na Copa do Brasil.

Outro detalhe é que o São Paulo nunca perdeu para o Paraná na Vila Capanema, foram apenas quatro jogos:

  • Paraná 1 x 1 São Paulo – Brasileirão 1996
  • Paraná 0 x 2 São Paulo – Brasileirão 2004
  • Paraná 0 x 0 São Paulo – Brasileirão 2006
  • Paraná 0 x 1 São Paulo – Brasileirão 2007
QUER SAIR DA LANTERNA

O Paraná vive um momento complicado no Brasileirão 2018, lanterna da competição com apenas 14 pontos, quase arrancou um empate contra o Inter, vice-líder, na última rodada, pois sofreu o gol no fim e terminou o primeiro turno na lanterna.

CONFIRA ⇒ Análise do nosso adversário: Paraná Clube

Apesar da derrota, o jogo deu um alento para o torcedor do Paraná, foi a reestreia do Claudinei Oliveira pelo clube, sim, o técnico que foi demitido do Sport após perder para o São Paulo na semana retrasada, assumiu a equipe paranaense, essa é a sua terceira passagem pelo clube, e o discurso é de vencer de qualquer jeito.

A gente quer ganhar de uma maneira legal, mas sabemos que não vai ser tranquilo. Se a bola for entrar no último minuto, gol de mão, gol impedido. A bola tem que entrar. Está valendo”, falou o técnico em tom ‘brincalhão’.

O jejum do Paraná é longo, não vence desde a 14ª rodada, quando superou o América Mineiro dentro de casa, 1 a 0 no dia 22/07, vai completar um mês justamente no dia do jogo contra o São Paulo, e o técnico Claudinei prometeu que não fará improvisações e pediu o apoio do seu torcedor que foi o maior aliado no acesso em 2017: “Não vai ter improvisação. A gente recebeu a informação que a torcida não gosta, que não vem tão bem, mas a gente pede que zere o que passou e incentive o atleta. Se ele pegar na bola e vaiar, atrapalha. Procure apoiar, porque fica mais fácil”.

SEGUIR LÍDER E AUMENTAR TABU

Em grande fase, o São Paulo é o líder do Brasileirão e vem de uma sequência de quatro vitórias seguidas na competição, para melhorar as coisas, terá elenco completo para o jogo contra o Paraná, portanto Aguirre terá os melhores a disposição.

Mesmo com a excelente fase, sendo o campeão simbólico do primeiro turno, o São Paulo mantém os pés no chão, o discurso da diretoria, técnico e jogadores são semelhantes, dizem que o time não conquistou nada ainda, portanto é preciso manter a pegada para seguir na primeira posição, e nada melhor do que começar vencendo já no primeiro jogo do segundo turno!

Na rodada passada, Aguirre preservou alguns titulares como Anderson Martins e Reinaldo, além de Hudson, Nene e Rojas que começaram no banco, mas entraram na segunda etapa, a ideia foi justamente ter o quinteto 100% para o jogo desta quarta (22).

LEI DO EX

O atacante Everton foi revelado no Paraná Clube, atuou entre 2007 e 2008 na equipe profissional, fez sucesso no clube. Do lado paranaense, o goleiro Richard foi revelado pela equipe são-paulina, inclusive campeão da Copa SP Jr 2010, enquanto o atacante Silvinho passou pelo clube em 2013, mas só atuou 8 vezes. Maicosuel está emprestado pelo São Paulo, não vai atuar pelo contrato, e também tem uma lesão.

Prováveis times

Provável Paraná: Richard, Júnior, René Santos, Rayan (Cléber Reis), Mansur; Leandro Vilela, Alex Santana, Caio Henrique; Silvinho, Carlos e Rafael Grampola (Jhonny Lucas). Técnico: Claudinei Oliveira
Desfalques: Igor (suspenso) e Maicosuel (cláusula contratual)

Provável São Paulo: Sidão, Bruno Peres, Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo; Jucilei, Hudson e Nenê; Rojas, Everton e Diego Souza. Técnico: Diego Aguirre.
Pendurados: Everton, Jucilei, Nenê, Reinaldo e Liziero

❗Informações adicionais

A torcida do São Paulo esgotou todos os seus ingressos na segunda-feira (20), deve ser em cerca de 1.700 pessoas presentes do lado são-paulino, os mandantes também devem fazer sua parte.

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.