Pré-jogo: Desde 2013 sem vencer Ituano, São Paulo quer confirmar favoritismo nas quartas

(Foto: Fábio Martins | SPFC 24 Horas)

Na ida das quartas de final do Paulistão 2019, o São Paulo precisa provar que é o favorito mesmo tendo ficado na vice-liderança do Grupo D e o Ituano consolidar sua boa campanha surpreendendo mesmo fora de casa.

FICHA TÉCNICA

Jogo: São Paulo x Ituano, ida das quartas de final do Paulistão 2019

Local: Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)

Data: Domingo, 24/03/2019

Horário: 16h00

Árbitro: José Claudio Rocha Filho

Assistentes: Marcelo Van Gasse e Risser Iarussi Corrêa

Transmissão: Globo

DADOS HISTÓRICOS 

Partidas: 25

Vitórias do São Paulo: 15
Empates: 6
Derrotas: 4

Gols do São Paulo: 47
Gols do Ituano: 25

Primeiro jogo: São Paulo 4 x 0 Ferroviário Ituano – Amistoso 1988 | Contra o Ituano atual: São Paulo 1 x 0 Ituano – Paulistão 1990
Último jogo: Ituano 2 x 1 São Paulo – Paulistão 2018

Maior vitória: São Paulo 4 x 1 Ituano – Superpaulista 2002
Maior derrota: O Ituano só venceu o São Paulo na diferença de um gol, teve duas vezes que ficou no 2 a 1.

ÚLTIMO CONFRONTO

Em 2018, o São Paulo visitou o Ituano em Itu, e perdeu de 2 a 1 com gols que saíram no segundo tempo, no fim da partida, basicamente o último lance do jogo, pênalti para o São Paulo… Cueva foi para a bola e parou no goleiro Vagner.

CURIOSIDADE

O São Paulo não vence o Ituano desde 2013:

  • 2013 – São Paulo 3 x 2 Ituano
  • 2014 – São Paulo 0 x 1 Ituano
  • 2016 – Ituano 1 x 1 São Paulo
  • 2017 – São Paulo 1 x 1 Ituano
  • 2018 – Ituano 2 x 1 São Paulo
MOSTRAR FAVORITISMO

Mesmo em má fase, o São Paulo é obrigatoriamente o favorito para o jogo contra o Ituano nas quartas de final do Paulistão 2019, mas para isso precisará superar o atual momento, e o fato de ter ficado como vice-líder do Grupo D.

O discurso são-paulino é de que começa outro campeonato, já que agora é mata-mata, vacilou, está fora… Diego Lugano frisou essa situação: “A gente está tentando encontrar o caminho, tentando fazer com que as pessoas se sintam com confiança e confortáveis, o que não está fácil. Domingo começa outro torneio, uma oportunidade única que a galera tem. Depois de 13 anos trazer um Paulista para o São Paulo, o que seria entrar para a história do clube. É motivação muito boa. Um título que pode trazer a tranquilidade que o clube precisa”.

Superintendente de relações institucionais, Lugano esteve no evento da FPF que definiu datas, locais e horários das quartas de final, e comentou sobre o favoritismo são-paulino: “Dos oito times, classificamos com menos pontos. Então, a realidade é que o São Paulo hoje não é favorito. Tem que assumir. Quanto mais assume a realidade, mais possibilidade de crescer você tem. Talvez, o elenco encontre a motivação especial com essa oportunidade de fazer história. Domingo começa um novo ano para o São Paulo. Tomara que a molecada consiga se afastar de toda a pressão e tenha uma boa reta final do Paulistão, que neste momento teria um valor muito grande para o São Paulo.”

Para o duelo contra o Ituano, é possível ter novidades para Mancini, Liziero e Éverton podem ser as opções do treinador interino, já Nene ainda é dúvida…

SURPRESA COMO EM 2014?

Campeão Paulista em 2014, o Ituano quer repetir o feito, a primeira fase foi positiva, mesmo que tenha começado inconstante e ter ficado na 8ª colocação geral, uma na frente do São Paulo, fez 17 pontos, 5 vitórias, 2 empates e 5 derrotas.

O time de Itu ganhou ânimo após goleada contra o Santos, 5 a 1, fez um jogo parelho no 3 a 2 para o Palmeiras, e conseguiu resultados importantes como empate com a Ponte Preta no Moisés Lucarelli, vitória sobre o Guarani, além das ótimas vitórias sobre São Bento, Mirassol e Bragantino.

Presidente do Ituano, Juninho Paulista, que jogou no São Paulo nos anos 90, opinou sobre momento do rival: “Precisamos saber aproveitar o momento. Se é um momento intranquilo, temos de saber aproveitar e jogar com isso. Mas, independentemente da situação que esteja enfrentando, o São Paulo é o favorito. É uma equipe que não vive um de seus melhores momentos, mas tem excelentes jogadores e a instituição é gigante. A dificuldade será enorme”.

Veja: Juninho Paulista elogia São Paulo, mas espera que Ituano aproveite momento ‘intranquilo’

O discurso do Ituano é de que o time amadureceu nos últimos anos e que pode aproveitar o atual momento do São Paulo: “Só classificamos porque ficamos atentos aos detalhes ao longo da competição. No ano passado, ficamos fora por causa de um gol. No ano retrasado, por causa de um ponto. Neste ano, soubemos lidar com isso e nos classificamos com uma rodada de antecedência. O jogo contra o São Paulo é muito isso: ficar atento aos detalhes. Independentemente da situação do São Paulo, é uma grande equipe.”

Prováveis times

Provável escalação do São Paulo: Tiago Volpi; Igor Vinicius (Bruno Peres), Bruno Alves, Anderson Martins e Reinaldo; Luan, Hudson e Igor Gomes; Antony, Gonzalo Carneiro e Pablo; Técnico: Vagner Mancini

Desfalques: Hernanes (estiramento) e Arboleda (seleção equatoriana)

Dúvidas: Nene, Liziero e Éverton

Pendurados: Igor Vinícius, Tiago Volpi e Reinaldo

Provável escalação do Ituano: Pegorari, Jonas, Léo, Ricardo Silva e Peri; Corrêa, Baralhas e Marcos Serrato; Morato, Martinelli e Ramon; Técnico: Vinícius Bergantim

Fique de olho

Martinelli, o jovem jogador de 17 anos, é um dos principais criadores da equipe, atua normalmente pelo lado esquerdo, em 12 jogos, marcou 6 gols, olho nele, o menino é perigoso. Outro destaque é o ex-são paulino Morato, marcou 5 gols em 11 jogos, é canhoto, mas atua normalmente pela direita, perigoso.

❗Informações adicionais

Entrada: Os preços dos ingressos foram reduzidos, mas não é esperado um bom público na tarde de domingo (24) no Morumbi, sendo otimista foca entre 15 a 20 mil…

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.