Pré-jogo: Com duvida no ataque, São Paulo visita o América-MG e mira o G-4

Foto: Daniel Teobaldo / Futura Press / Estadão Conteúdo

Em mais um confronto direto no meio da tabela neste começo de Brasileirão 2018, o São Paulo vai até Minas Gerais enfrentar o América-MG, as equipes estão com a mesma pontuação na tabela, 10 pontos, e uma posição de diferença, os mineiros na frente por ter uma vitória a mais.

Ficha técnica

Jogo: América-MG x São Paulo, válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)

Data: Domingo, 27 de maio de 2018

Horário: 19h00 (de Brasília)

Árbitro: Bruno Arleu de Araujo – RJ (CBF)

Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA) e Luiz Claudio Regazone, ambos RJ

Transmissão: Premiere

Dados históricos:

Partidas: 15
Vitórias do São Paulo: 10
Empates: 4
Derrotas: 1
Gols do São Paulo: 32
Gols do América-MG: 12
Primeiro jogo: América 0 x 0 São Paulo – Belo Horizonte, Torneio de Belo Horizonte 1948
Último jogo: América-MG 1 x 0 São Paulo – Independência, Campeonato Brasileiro 2016
Maior vitória: São Paulo 4×1 América – São Paulo, Copa do Brasil de 1996

Último confronto

No Brasileirão de 2016, o São Paulo teve sua primeira derrota na história para o América-MG, naquela partida os mineiros já estavam praticamente rebaixados, mas acreditavam no milagre, assim como a equipe são-paulina sonhava com uma improvável vaga na Libertadores após se livrar de vez do rebaixamento algumas rodadas antes. No jogo, Denis falhou no único gol americano, enquanto João Ricardo fez milagres no gol, inclusive impedindo uma chance espetacular do David Neres.

Curiosidades

Em 1971, o América-MG foi campeão invicto do Mineiro, time que superou Cruzeiro de Tostão e o Atlético-MG de Telê Santana, pois naquele ano, São Paulo e América se enfrentaram no Brasileirão, inclusive o primeiro jogo oficial entre as equipes, a partida acabou empatada, 1 a 1, gol são-paulino marcado por Zé Roberto, enquanto os americanos marcaram com José Carlos. O São Paulo comandado por Osvaldo Brandão jogou com: Sergio, Forlan, Jurandir, Arlindo e Gilberto; Carlos Alberto, Pedro Rocha e Zé Roberto (Téia); Terto, Paraná e Toninho Guerreiro.

Outro fator relevante é que o América Mineiro nunca tinha vencido o São Paulo, isso aconteceu justamente no último confronto das equipes, no segundo turno do Brasileirão 2016 na Arena Independência.

Fator casa para o América-MG

Diferente das últimas passagens pela Série A, desta vez o América Mineiro começou mostrando sua força, principalmente dentro de casa na qual venceu as três partidas que teve dentro dos seus domínios, e querem manter o padrão contra o São Paulo neste domingo (27).

No meio de semana, o América-MG mostrou sua força ao empatar com o Palmeiras em São Paulo, por pouco não levou a disputa pela vaga nas quartas de final para as penalidades, mas a eliminação afetou um pouco o espírito da equipe que vinha de uma vitória de 1 a 0 contra o Botafogo no Independência.

O jogo dessa quarta-feira foi desgastante demais. Um desgaste, não só no aspecto físico, mas, principalmente, no aspecto emocional, porque houve uma entrega, uma dedicação, uma mobilização de toda a equipe em prol de uma classificação. Vamos tentar nos recuperar ao máximo, porque é mais um jogo importantíssimo para a equipe”, disse Enderson Moreira.

Durante o próprio jogo contra o Palmeiras, o lado emocional apareceu, Rafael Moura ao ser substituído saiu reclamando, não era por ter saído, mas sim do seu companheiro Serginho que segundo ele não tocou uma bola para ele finalizar, já são três jogos que o atacante não marca, são situações para serem observadas na equipe do Coelho.

VEJA TAMBÉM ⇒ Conheça detalhes sobre o América-MG na nossa ‘Análise do Adversário’

O São Paulo tem um time extremamente qualificado tecnicamente, jogadores que podem definir o jogo a qualquer momento. Então, merece toda nossa concentração e respeito. Acho que o São Paulo não virá somente para se defender. Deve propor o jogo também, vem para jogar. O Aguirre tem muitas variações táticas e isso causa muita dificuldade para os adversários. Vamos avaliar, analisar e tentar fazer com que tudo ocorra da melhor maneira possível”, completou o técnico do América.

Assim como foi contra o Santos, a partida contra o América-MG é um duelo de times que estão em situação parecida na classificação, alternando entre o G-6 e o meio da tabela, portanto um bom resultado será importante para ambos os lados que querem sonhar com um algo mais na competição, aproveitando para deixar o rival para trás na tabela.

São Paulo quer entrar no G-4

O São Paulo do sempre imprevisível Aguirre segue invicto no Brasileirão e chega com moral para a partida, depois de vencer o clássico contra o Santos, a semana foi de tranquilidade para trabalhar no CT da Barra Funda, porém a história fora de casa não tem sido das melhores, foram três empates seguidos no Brasileirão, e derrotas em outros torneios sob o comando de Aguirre, chegou a hora de mudar o panorama?

Para o jogo contra o América-MG, o técnico Diego Aguirre não relacionou o lateral-direito Régis por opção, e o Marcos Guilherme deve ser pelo fato de estar de saída, afinal fez uma boa partida no jogo anterior e era cotado por muitos jornalistas que seria titular no jogo, abrindo assim uma vaga pela direita que deve ser disputada entre Valdívia, Lucas Fernandes e Shaylon.

CONFIRA ⇒ Os 20 relacionados pelo Aguirre para o jogo

Com uma vitória em Minas Gerais, o São Paulo pode entrar no G-4, sendo assim atingindo um estágio mirando a meta principal na temporada que é buscar uma vaga na Libertadores de 2019.

Prováveis escalações

América-MG: Jori, Norberto (Aderlan), Messias, Matheus Ferraz e Giovanni; Leandro Donizete, Juninho (Zé Ricardo) e Serginho; Luan, Marquinhos e Rafael Moura Treinador: Enderson Moreira

Desfalques: João Ricardo, Lima, Mateusinho e Rafael Lima

SÃO PAULO: Sidão; Éder Militão, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Jucilei, Hudson e Nenê; Valdívia (Lucas Fernandes ou Shaylon), Diego Souza e Everton; Treinador: Diego Aguirre

Desfalques: Anderson Martins (suspenso), Rodrigo Caio (cirurgia no pé esquerdo), Gonzalo Carneiro (em recuperação de uma pubalgia e sem previsão de estreia), Morato (aprimora forma física após problema no tornezelo) e Cueva (com a seleção peruana).

Caso tenha alguma correção, informação ou palpitar sobre o resultado, deixe o seu comentário!

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.