Neste domingo (30), Botafogo e São Paulo se enfrentam em jogo válido pela 27ª rodada do Brasileirão 2018, partida ocorrerá no Estádio Nilton Santos, o Engenhão.
Jogo: Botafogo x São Paulo válido pela 27ª rodada do Brasileirão.
Local: Engenhão, Rio de Janeiro
Data: Domingo, 30/09/2018
Horário: 16h00
Árbitro: Rafael Traci (PR) – Confira mais sobre o árbitro paranaense e o seu histórico em jogos do São Paulo
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Rafael Trombeta (PR)
Transmissão:TV Globo para RJ, SP, RS, SC, PR, ES, GO, TO, MS, MT, SE, AL, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Roger Flores, Caio Ribeiro e Paulo César Oliveira) e Premiere e Premiere HD (com Julio Oliveira e Paulo Cesar Vasconcellos)
Partidas: 104
Vitórias do São Paulo: 43
Empates: 23
Derrotas: 38
Gols do São Paulo: 186
Gols do Botafogo: 163
Primeiro jogo: Botafogo 8 x 1 São Paulo – Laranjeiras , Torneio Rio-São Paulo 1940
Último jogo: São Paulo 3 x 2 Botafogo – Morumbi, Campeonato Brasileiro de 2018
Maior vitória: São Paulo 6 x 1 Botafogo – Morumbi, Campeonato Brasileiro 1999
Maior derrota: Botafogo 8 x 1 São Paulo – Laranjeiras , Torneio Rio-São Paulo 1940
Em jogo movimento no primeiro turno, o São Paulo saiu perdendo para o Botafogo, empatou aos 20′ com Nene cobrando pênalti, depois Diego Souza virou aos 31′ e ainda no primeiro tempo fez 3 a 1 com Éverton, e com isso ficou tranquilo na partida, já nos minutos finais o adversário diminuiu, ficando assim 3 a 2.
O São Paulo não perde para o Botafogo no Rio de Janeiro desde 2012, quando a partida acabou 4 a 2 para os cariocas, de virada, com três gols do atacante Herrera, depois vieram quatro jogos que terminaram com três vitórias do Tricolor e um empate.
- Botafogo 0 x 0 São Paulo – Brasileirão 2013
- Botafogo 2 x 4 São Paulo – Brasileirão 2014*
- Botafogo 0 x 1 São Paulo – Brasileirão 2016
- Botafogo 3 x 4 São Paulo – Brasileirão 2017
*Em 2014 a partida foi no Mané Garrincha em Brasília, mas mando do Botafogo.
Antes de começar a rodada, o Botafogo estava na 12ª colocação, agora é o 13ª, são 4 pontos da zona de rebaixamento, e 10 do G-6, ou seja, sonho difícil, mas buscam uma tranquilidade na competição, além da possibilidade das vagas da Libertadores irem para um G-7 ou G-8, para isso buscam uma estabilidade de imediato.
Jogo importante, queremos sair de perto dessa zona, e o São Paulo querendo manter a liderança, vem de pressão diferente da nossa. Temos que fazer um jogo no nosso melhor nível. Temos um respeito muito grande. O São Paulo tem um time muito forte, com jogadores de nível de seleção brasileira, um treinador experiente. Vai ser um jogo tenso, mas a gente acredita muito no nosso campo, no nosso torcedor”, falou Zé Ricardo.
O Botafogo tenha uma sequência ruim no Brasileirão, da 19ª rodada até a 24ª, o time venceu apenas uma, contra o Sport, tinha perdido 4 desses jogos, preocupou bastante o torcedor, mas venceu dois jogos importantes em sequência, contra o América Mineiro em casa, e depois contra o Vitória fora de casa, de virada, 4 a 3.
Precisamos muito do resultado. Mesmo tendo feito 6 pontos nos últimos jogos e ter se distanciado um pouco da zona de desconforto, mas duas rodadas podem mudar. Viemos em crescimento e queremos a ratificação desse crescimento. Para a gente vai ser importantíssimo enfrentar uma equipe tão forte, para ver em que estágio estamos e para fazer a reta final do ano como nós desejamos”, disse o treinador botafoguense.
CONFIRA ⇒ Análise do nosso adversário: Botafogo
Sobre a possibilidade de empatar o jogo contra o Botafogo, Zé Ricardo avaliou: “Não acho que seja um resultado positivo para o Botafogo e nem para o São Paulo. Eles podem perder a liderança, e a gente diminui a diferença da zona, além de se afastar da zona de repente de uma Sul-Americana por exemplo. Depende de quem sofra mais, de quem empate no final, aí pode ser bom. Mas não vejo como bom resultado para nós, e acredito que o (Diego) Aguirre também não veja assim”.
Outro assunto que Zé Ricardo abordou foi sobre o fato da equipe são-paulina não contar com Éverton, atleta que ele treinou no período do Flamengo, e disse: “Não é que mude (a estratégia). Certamente enfrentar uma equipe forte com o Everton, que é um dos principais jogadores, um atleta que eu conheço bem, sei da capacidade e fortalece ainda mais. Mas o (Diego) Aguirre tem tido soluções interessantes ali. Ora com o Tréllez, com o Edimar, no último jogo usou o Everton Felipe… Todos jogadores que criam uma situação individual diferente, mas mantêm a estrutura. A preocupação é com o time todo, mas o Everton por aquela faixa faz uma diferença grande para o São Paulo. Mas a gente também tem jogadores para voltar que dão um toque diferente”.
A vida do São Paulo não tem sido fácil no segundo turno, muitos pontos desperdiçados, e o time vem de dois empates seguidos, um deles em casa contra o América Mineiro, portanto é preciso recuperar esses pontos deixados no caminho, o jogo contra o Botafogo no Engenhão é um caminho como foi em 2017.
Mesmo assim a equipe manteve a liderança, porém viu os adversários encostarem e o risco de perder a liderança aumentar, portanto o resultado contra o Botafogo virou fundamental na manutenção da liderança do Brasileirão 2018.
RELACIONADOS ⇒ CONFIRA OS 20 ATLETAS QUE FORAM PARA O RJ
O discurso dos atletas e do técnico Aguirre é de recuperar a intensidade que o time vinha propondo no primeiro turno, mas ainda não apresentou muito neste segundo turno.
O professor sempre pediu intensidade, e no último jogo sabemos que fomos abaixo do que estamos acostumados a mostrar. Quando não mostramos o que podemos, o resultado não acontece. Temos sido cobrados para voltar a vencer e atuar em alto nível como vínhamos fazendo. Estamos focados e comprometidos pelo melhor para o São Paulo”, disse o zagueiro Anderson Martins.
Para o importante confronto no Rio de Janeiro, o São Paulo conta com retornos fundamentais dos titulares Bruno Peres e Joao Rojas, mas ainda não terá Éverton, portanto Aguirre deve colocar Edimar na lateral e Reinaldo atuar como ponta, repetindo outras atuações do lateral em uma função mais avançada.
Provável Botafogo: Saulo; Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Jean, Rodrigo Lindoso, Gustavo Bochecha (Matheus Fernandes) e Luiz Fernando; Erik e Kieza; Técnico: Zé Ricardo
Desfalques: Leo Valencia (meia), Jefferson (goleiro) e João Paulo (meia)
Provável São Paulo: Sidão; Bruno Peres, Bruno Alves, Anderson Martins e Edimar; Jucilei, Hudson, Liziero e Nene; Joao Rojas, Reinaldo e Diego Souza; Técnico: Diego Aguirre
Desfalques: Arboleda (suspenso), Everton (desconforto muscular na coxa esquerda), Araruna (contratura na coxa direita) e Régis (questão pessoal)
Pendurados: Bruno Peres, Hudson e Tréllez
❗Informações adicionais |
São cerca de 15 mil ingressos vendidos para o jogo deste domingo (30), o São Paulo deverá lotar o seu espaço no Estádio, assim como foi na partida do ano passado.
Fábio Martins