O zagueiro Bruno Alves conversou com a imprensa em coletiva nesta terça-feira (21), na véspera da estreia do São Paulo na temporada de 2020, e também no que será seu jogo 100 pelo clube são-paulino.
A coletiva foi longa do zagueiro Bruno Alves, abordou temas da pré-temporada, falou sobre a temporada ‘ruim’ do time em 2019, ainda elogiou Fernando Diniz, deu opinião sobre Pato, melhoras individuais e coletivas do time, entre outros fatores…
Início de temporada e pressão
“Acredito que isso se deve às oscilações que tivemos na reta final do campeonato. O fato de jogar de uma maneira, e não ter um tempo para treinar. Nos aperfeiçoamos e a tendência é melhorar”
Pré-temporada
“Tempo ideal não seria. O calendário brasileiro é apertado, mas estamos no São Paulo e quando vestimos essa camisa term que saber a responsabilidade que carrega. Temos tudo para fazer um bom jogo, sabemos da qualidade do Água Santa, mas jogamos no Morumbi, apoio da torcida e tenho certeza que vamos fazer um bom jogo”.
Evolução coletiva e individual
“A evolução já vem na pré-temporada, treinos muito especifico no que pretendemos melhorar. Vamos dando confiança cada vez mais. O São Paulo tem tudo para mostrar uma filosofia do Diniz”
“O atleta profissional não pode achar que não pode aprender algo novo a cada dia. Se preparar mentalmente, sabemos a pressão que é, então se preparar mentalmente é o que te dá regularidade”.
Fernando Diniz
“Gosto muito do trabalho dele, muitos jogadores melhoraram com ele. Acredito que o São Paulo entra forte em 2020 para fazer um grande ano e brigar lá em cima, que é onde merece.
Em outro momento falou novamente sobre Diniz: “O Diniz é um treinador que cobra ao extremo dos jogadores para melhorar. Ele sabe separar, porque cobra, mas é um paizão, porque ele quer recuperar os jogadores. Muito verdadeiro, passa confiança, o grupo está fechado com ele. O São Paulo precisa brigar por títulos, precisa brigar por títulos, porque essa camisa é pesada demais para ficar muito tempo sem títulos”
Mudança para 2020
“Movimentação, o time não confundir ter posse e sempre buscando o gol. Esses foram os ajustes que ele fez na pré temporada. Um time que busca sempre o gol”.
Rumo ao jogo 100
“Motivo de orgulho para mim e minha família. Sabemos como batalhamos para chegar aqui. Completar 100 jogos pelo São Paulo é um orgulho. Acho que isso vai se criando dentro do elenco e dentro do grupo. Vai fazer 3 anos que tenho de São Paulo e é uma liderança boa”.
“Eu estava falando antes da coletiva que no Figueirense fiquei 9 anos no clube. Demorei 6 anos para fazer 100 jogos. Aqui em 2 anos e meio eu já to fazendo. Então a gente vê a evolução, eu fico muito feliz. Que esse sejam os primeiros, que venham mais e mais jogos com a camisa do São Paulo”.
Meta de título no Paulistão
“Satisfeito… Ficaria feliz por um título que a gente tanto anseia. Satisfeito não, porque sabemos que no São Paulo tem que querer mais. Estamos focados para fazer um temporada para levar o São Paulo a ganhar títulos”.
Mudança de lado na defesa
“Pra mim não muda muito, estou acostumado a jogar nas duas. O entrosamento que temos é grande e procuramos aperfeiçoar cada vez mais. A manutenção do elenco foi muito importante”
Manutenção do elenco
“2017 para 18 mudou muito. A manutenção do elenco é importante para ver como cada jogador sabe jogar. Tudo que aconteceu ali dentro foi importante, ficar em Cotia foi importante para que a gente possa ter uma boa temporada”
Problemas ofensivos em 2019
“Devido algumas lesões você perde o ritmo de jogo, de treino. Creio que lesões atrapalharam um pouco. O Everton joelho, Pablo coluna, jogadores que deixaram de atuar grande tempo. Está todo mundo se dedicando para fazer o São Paulo brigar no topo”.
Temporada ruim do São Paulo em 2019
“Ano passado o que atrapalhou foram as oscilações. Alguns jogos a gente não conseguia manter o nível pela falta de treinamentos. Esse ano com a pré-temporada tem tudo para ser diferente”
Meio de campo leve?
“Depende do estilo de cada jogo. Tem jogo que vamos ficar menos com a bola, outro com mais posse. O Diniz tem as cartas ai para usar e vai saber usar suas peças”.
Clássico? Foco no próximo jogo
“Difícil falar sobre o clássico agora, porque estou focado no Água Santa amanhã. Vamos estudar o Água Santa para fazer um grande jogo”.
“A gente sabe que vai passar muito pela estreia. Buscar a vitória a todo momento. Vamos colocar todas essas características amanhã para ir mais confiante para o jogo contra o Palmeiras”.
Pato
“Eu tenho certeza que o Pato esse ano tem tudo para fazer grandes jogos. Ele passou as férias treinando e ele veio focado para fazer uma boa temporada. Ele é um jogador diferenciado e vai nos ajudar quando necessário”
Mulher na arbitragem
“Uma inclusão não vejo diferença nenhuma. Tanto homem quanto mulher tem espaço no futebol e acho legal”
Jogo ‘emblemático’ pelo Tricolor
“São tantos… Acho que como eu disse para o Juca que em 2017 quem está no São Paulo vive um sonho a cada dia. Para mim é uma realização para mim e minha família. No meu aniversário, contra o Paraná, estreia no Brasileirão e eu fiz o gol. Foi o pacote”
Família presente nos jogos
“Independente de ser um profissional eu iria levar meu filho da mesma forma, porque assim ele sabe de onde está vindo o sustento. Eu vou continuar trazendo para ele ver tudo isso. Amanhã é à tarde, então eles não vão. Acredito que no próximo jogo eles estarão lá”
Morumbi
“A gente sabe da força de jogar no Morumbi, o apoio do nosso torcedor, vamos precisar deles esse ano. Não só no Morumbi, mas fora de casa também manter a regularidade.”
Instagram: @spfc24horas
Twitter: @spfc24horas_