Em 2023, o São Paulo terminou o ano com as suas categorias de base em evidência. Pois teve nomes fundamentais na conquista da Copa do Brasil, como Rodrigo Nestor, Beraldo e Pablo Maia.
Além desses, o Tricolor teve jovens jogadores de destacando ao longo da temporada e aparecendo em treinamentos da equipe principal. Ou seja, os principais são William Gomes, Henrique, Negrucci, Talles Wander, entre outros.
Pouco aproveitamento de Cotia em 2024
Se em 2023, com o técnico Dorival Jr, o Tricolor aproveitou bastante os jogadores formados em Cotia, o mesmo não pode se dizer de Thiago Carpini até o momento.
Mesmo o Paulistão sendo um torneio de menor exigência técnica, o técnico pouco deu espaço a jovens jogadores que buscam seu espaço. O único jogador que recebeu mais minutos foi Moreira, pois chegou a atuar em partidas importantes, como a final da Supercopa do Brasil, contra o rival Palmeiras.
Exceto o jovem lateral, nomes conhecidos como Rodriguinho, Belém, Young e Negrucci, que já estrearam pelo time principal, nem chegaram a atuar em 2024, pela equipe principal.
Todo ano a expectativa é a mesma:
Jogadores #MadeInCotia sendo testados na 1ª fase do Paulistão.Realidade:
Moreira = 280 minutos em campo
Patryck = 75
William = 5
Rodriguinho = 0
Matheus Belém = 0
Igor Felisberto = 0
Henrique = 0
Iba = 0
Negrucci = 0
Young = 0
Felipe Preis = 0 pic.twitter.com/3zZqx5E5od— AspirantesTricolores (@aspirantesSPFC) March 10, 2024
Opinião
É mais que necessária a utilização de Cotia ao longo da temporada no São Paulo na equipe principal. Além dos jovens estarem pedindo passagem com boas atuações na base, a temporada é longa. Pois com isso precisa ter um elenco com peças de reposição.
Pois ao invés de muitas vezes olhar para Cotia, valorizar ativos do clube, preferem gastar contatando jogadores sem observar que na base pode ter um jogador com as mesmas valências táticas, técnicas e físicas.