Edson Arantes do Nascimento nasceu no dia 23 de outubro de 1940, no sul de Minas Gerais, na cidade de Três Corações. Saiu novo, mudou-se para Bauru e foi lá que começou a jogar e se destacar, chamando atenção. Desceu a serra, aos 15 anos, e foi na equipe Santista que teve seu nome consolidado, durante 18 anos (1956-1974).
Com a Seleção Brasileira foi tricampeão mundial, melhor jogador da Copa de 1970 e sendo reconhecido como o melhor da história no esporte por inúmeras vezes.
- Retrospecto contra o São Paulo:
Pelé levou a melhor muitas vezes. O Rei foi uma verdadeira “pedra no sapato” do Tricolor.
Vestindo a camisa do Santos, foram 31 gols em 48 partidas oficiais.
O Santos do Rei leva a melhor no retrospecto de vitórias, vencendo 19 vezes em 49 partidas. São Paulo ficou com a vitória em 12 oportunidades.
A primeira vez de Pelé em uma competição oficial foi contra o São Paulo. No dia 26 de abril de 1957, em uma partida válida pelo torneio Rio-São Paulo, o Santos saiu com uma vitória por 3×1, com um gol do “futuro Rei” logo em sua estreia.
No mesmo ano, no dia 17 de novembro, em um jogo do Campeonato Paulista, Pelé enfrentou seu ídolo de infância, Zizinho, que atuava no seu rival São Paulo. Seu ídolo acabou levando a melhor, com o Tricolor saindo da Vila Belmiro com a vitória por 6×2.
Em 1958, Pelé conquistou um Campeonato Paulista disputado diretamente com o São Paulo, apesar de não ter tido uma partida final.
Apenas uma vez Pelé entrou em campo para uma final contra o São Paulo, em 21 de dezembro de 1967, no Pacaembu, o Santos venceu por 2×1 conquistando o Campeonato Paulista.
- Histórico no Morumbi:
Em 56 oportunidades, o Rei desfilou, bailou e mostrou seu futebol no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o nosso Morumbi, marcando 33 gols.
Foi nesse mesmo estádio que o ídolo nacional despediu-se da “amarelinha”, no dia 11 de julho, em partida contra a Áustria, que terminou em 1×1.
Aos 32 minutos do primeiro tempo, 110 mil pessoas viram o Rei do futebol anotar seu último gol em jogos oficiais pela Seleção Brasileira.
- O gol de número 500:
O milésimo gol de Pelé é histórico, mas você já parou para pensar no gol de número 500? Ele aconteceu justamente contra o São Paulo, no dia 2 de setembro de 1962, em uma partida do Campeonato Paulista, na casa do Pelé, a Vila Belmiro.
Naquela ocasião Pelé tinha apenas 21 anos. Entrou em campo com 498 gols em sua carreira, e de lá iria sair com o seu quingentésimo.
O Tricolor saiu na frente, logo no começo da partida. Aos 18 minutos do primeiro tempo Pelé marcou de pênalti, empatando o jogo. São Paulo marcou novamente. E aos 34 minutos, Coutinho tocou para Pelé empatar novamente a partida. O gol de número 500 foi marcado.
E 7 anos depois, Pelé chegou a marca de mil gols na carreira.
Rogério Ceni e a homenagem para o Rei:
No dia 24 de novembro de 2013, Rogério Ceni superou Pelé no número de jogos por um único clube, o goleiro chegava em seu 1117º jogo com a camisa do São Paulo.
Como forma de homenagem ao Rei do futebol, Ceni foi para o campo usando a camisa 10.
Edson Arantes do Nascimento faleceu na tarde do dia 29, aos 82 anos. Deixando seu legado para sempre, aqueles que não tiveram oportunidade de vê-lo jogar podem desfrutar de suas incríveis marcas pessoais e de sua carreira histórica no futebol mundial.
O São Paulo Futebol Clube lamentou a partida do Rei, prestou homenagem e relembrou seu feitos
49 partidas com o Rei do Futebol, 19 vitorias.
Alem do Record de 30 anos de BICAMPEAOMUNDIALINTERCLUBES legitimo, nenhum atleta bateu essa marca, se nao um.Clube de Futebol, o SPFC esse ano.