Opinião: O que Rogério pode fazer para melhorar o time

Boa noite, nação Tricolor!

(Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)

 

O São Paulo tem sofrido recentemente com questionamentos quanto à escalação, o próprio Rogério Ceni demonstra muitas dúvidas também quanto à isso, e também certezas, vamos aqui discutir alguma coisas relacionados à esse tema.

O que Rogério pode fazer para melhorar o time? Segue a opinião em cada setor, e a decisão final…

Um bom time começa por um bom goleiro

Bom, começando pelo que tem assombrado muitos torcedores de um ano e meio pra cá mais ou menos, é a meta Tricolor. Tiago Volpi vem acumulando exibições que não vem agradando a torcida do São Paulo, o goleiro que já foi muitos jogos herói salvando o time de goleadas, principalmente defendendo pênalti, que é uma de suas qualidades, é um bom pegador de pênaltis.

Principalmente pela grande quantidade de golaços tomados, nota-se que ele raramente tem chegado nas bolas em que são chapadas com direção ao ângulo do seu gol, aparentemente sem confiança nenhuma Volpi era titular absoluto, mas isso pode mudar com a chegada de Jandrei que já estreou e mostrou que tem condições sim se disputar a titularidade.

Não acho que o Volpi seja o principal problema do São Paulo porque da mesma forma que rola redes sociais a fora compilados de golaços que o camisa 1 tomou, também se formos ver, há vídeos em que ele faz grandes defesas em chutes bem semelhantes, então vem a dúvida, o que há de errado? Vale ressaltar que se há muitos chutes assim, é porque a marcação do time está bem fraca.

A lateral-direita reforçada

Partindo para a lateral direita, Igor Vinicius nunca foi unanimidade, muito por tomadas de decisões erradas sejam em passes, cruzamentos e até finalizações, ganhou recentemente e concorrência de Rafinha, lateral com bagagem internacional e até seleção brasileira, mas que não teve uma última temporada tão boa no seu ex-clube Grêmio.

Contamos também com a subida de Nathan, que ao meu ver poderia também ser testado, bom vigor físico e uma coisa que Ceni gosta, é um lateral com uma boa altura, o treinador já disse gostar de laterais mais altos, tanto que no Fortaleza com ele Bruno Melo era titular absoluto, um lateral que o agradava pela técnica e também pela altura.

A zaga

Bem, a nossa zaga tem preocupado de uns meses pra cá, principalmente o veterano Miranda que já não é de hoje que vem cometendo falhas, erros primários de saída de bola e marcação, claramente não tem condições de disputar todos os jogos como titular mais, qualidade? Tem de sobra, porém o físico está pesando sempre que ele precisa.

Temos Arboleda, pra muitos o melhor zagueiro do elenco, pra outros o melhor depois de Miranda, o equatoriano acumula menos falhas, porém vez ou outra demonstra lapsos de insegurança em alguns lances, se recupera de covid e pouco treinou antes, vamos esperar para uma melhor avaliação.

Diego Costa e Léo, já foram titulares com o antigo treinador Fernando Diniz, mas tanto Diego quanto Léo caíram muito de produção, Diego foi o que mais caiu, sempre que acionado o zagueiro não teve boas exibições, já Léo oscila bastante entre boas partidas e más partidas, atualmente vem tendo mais jogos ruins do que bons quando recebe oportunidade.

Recentemente Beraldo foi chamado para integrar a equipe principal também, bem elogiado na base e com boa participação na última copinha apesar da eliminação, o zagueiro poderia receber uma oportunidade, o técnico Rogério Ceni disse na entrevista após a derrota para o Bragantino que não pretendo usar uma linha de 3 zagueiros pois conta com poucos jogadores nessa posição e Beraldo ainda é novo e inexperiente, mas pensem comigo, isso é praticamente o que ocorre em entrevistas de emprego por ai, não?!

“Poxa, não vou te contratar pois você não tem experiência” e caso não tiver oportunidade, terá experiência quando? Pois é, acho válido que o jovem ganhe chance apesar dos seus 18 anos, o campeonato estadual é uma boa oportunidade para testar não só ele, como outros jovens também.

Dono da lateral-esquerda?

Na nossa lateral esquerda temos aí o titular absoluto Reinaldo que até então parece não ter uma concorrência que o deixe desconfortável, costuma ser o líder em assistência do time e também o cobrador oficial de pênaltis, mas na parte defensiva deixa muito a desejar, o seu lado vira uma avenida e sofre muito com jogadores rápidos e habilidosos no um contra um.

Wellington por sua vez quando recebeu as primeiras oportunidades foi bem, mas assim como outros do time deu uma caída de rendimento, nada brusco porém que faz Reinaldo não ser incomodado até hoje quando à titularidade. Temos visto o lateral Moreira no banco esses jogos, é um lateral ok até então onde eu vi, atuações bem regulares na copinha, a ver se receberá alguma chance ou não neste rodízio que o Ceni faz.

O meio de campo é a alma do time, mas é assim no São Paulo?

Nossa volância/meiuca também é um ponto de interrogação nesse time, Rodrigo Nestor tem mostrado jogos bem abaixo do que já fez, por vezes afoito tanto em lançamentos quanto em finalizações, tem sido utilizado de primeiro volante, que não é a dele, o que compromete também o seu rendimento. Igor Gomes desde a chegada do Rogério parece ter sido um dos mais utilizados, até porque o treinador gosta do jogador, porém não vem correspondendo até mesmo antes da chegada de Ceni.

O jovem Gabriel Sara que na reta final do campeonato brasileiro do ano passado foi talvez o principal jogador da equipe fazendo gols importantes que ajudaram muito a salvar o São Paulo de uma queda também não é unanimidade entre o torcedor, mas convenhamos que o camisa 21 já foi bem mais criticado, creio que seja um dos mais lúcidos desse meio, pode vir conquistando aos poucos a torcida apesar de suas oscilações.

Temos o uruguaio Gabriel Neves, que ao meu ver merece ser titular pra já nesse time, tem uma boa saída de jogo, uma ótima inversão de bola, porém na marcação tem deixado a desejar, muito também pelo fato e não jogar com frequência e também não ter sequência de jogos, mas de longe é o que deveria ter a vaga mais garantida no time.

O meia Patrick recém chegado do Internacional sabemos que é um bom jogador porém parece estar um pouco acima da forma física ideal, fora que sofreu uma lesão e deve ficar alguns jogos sem atuar. Correm por fora ai Talles Costa e o Luan, que até se lesionar era titular absoluto, pode ser que volte de cara já que o setor deixa a desejar, ou pode ser que tenha também que brigar pelo seu espaço e mostrar serviço, já conhecemos, é um bom jogador.

O ataque tem muitos nomes e maiores investimentos

Chegamos no ataque que era um dos grandes problemas antes do retorno de Calleri, tínhamos Rigoni como principal peça do ataque um determinado momento mas que após a saída de Crespo teve uma queda de rendimento muito grande e não conseguiu repetir as boas atuações que vinha tendo.

Calleri chegou num momento em que o São Paulo praticamente não tinha um centroavante, Pablo desde que foi contratado não deslanchou e assim saiu, sem deixar grandes saudades à torcida apesar de seus esforços. O argentino mesmo fora de ritmo mostrou aquilo que já esperávamos, garra e não ter bola perdida, camisa 9 nato logo ganhou a titularidade e vem sendo um dos principais nomes do ataque tricolor, quando a bola chega em condições claro, afinal nosso time não tem um armador de ofício.

Luciano teve um último ano de um rendimento abaixo do esperado e também de algumas lesões, inclusive voltou das férias lesionado e está em tratamento para poder retornar, é um jogador que tem moral com a torcida muito pelo que fez em 2020, e em condições não o vejo fora do time titular.

Nikão vem tendo um começo de temporada diferente, acostumado nesta época ainda estar fazendo a pré-temporada, está um pouco fora do ritmo, chegou com status, pegou a camisa 10, há bastante expectativa em cima dele, sabe-se que não é um jogador artilheiro e nem tão garçom assim, não é um velocista também, porém é um atleta forte e decisivo, costuma aparecer sempre nas decisões marcando gols.

Temos também a joia de Cotia, o garoto Caio que brilhou na copinha desse ano já ganhou alguns minutos na equipe profissional contra o Ituano, apoiado pela torcida o garoto tentou jogadas individuais, cruzamentos, é ponta que o técnico Rogério Ceni tanto pede, tem no elenco, volto a frisar que o estadual é uma boa hora da molecada ter chance pra mostrar futebol, já que não há caixa como todos dizem, a solução é usar o que tem em casa.

O veterano Éder corre por fora também e o atacante Marquinhos que teve boas atuações mas também caiu de produção e volta de uma lesão também, creio que deve receber oportunidades assim como Éder, que pediu pra ficar, logo tem que mostrar valer o pedido.

Então, pessoal, na minha opinião há um time ideal para este começo de temporada:

Por Luan Morais

Este post tem um comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.