O São Paulo pelo coração de um nordestino

A sociedade brasileira está passando por um dos momentos mais difíceis da sua história, um vírus que parou as atividades de um gigante continental.

(Foto: Embaixada Paraíba)

Nesse período, a bola parou de rolar no país do futebol e as saudades do São Paulo encheram os corações tricolores.

Nesse contexto, resolvi contar um pouco da experiência de ser São Paulino longe do eixo Centro-sul, realidade que está presente na vida de milhares de torcedores. Muitas vezes somos tratados com certa discriminação pelos próprios torcedores tricolores, apenas por não irmos ao estádio, ou por não estarmos presentes em mobilizações de torcidas. Além disso, sofremos preconceito dos nossos conterrâneos, sobre a acusação de não valorizarmos as equipes locais. Entretanto, esses que criticam não imaginam o tamanho do São Paulo nos nossos corações, torcer para um clube é bem mais que “querer”, somos conquistados pela história, pela torcida e pelas conquistas.

Os dias de jogos são alucinantes para a gente também, buscamos apoio nas Embaixadas, onde nos encontramos com nossos irmãos e irmãs de time, reunidos em algumas pessoas, tentamos trazer a atmosfera do Morumbi para os bares das nossas cidades. Nas noites de quarta de libertadores acordamos angustiados e ansiosos, sonhando em está lá no portão para recepcionar o elenco e assistir aos 90 minutos gritando no estádio. No entanto, esses pensamentos vão embora e nos deparamos sozinhos em nossos apartamentos, ligamos a televisão, preparamos a sala, espalhando as camisas e bandeiras, talvez imaginando as arquibancadas.

Para um Paraibano, a única oportunidade de ver o clube que ama é torcer para um confronto de copa do Brasil, mas esse dia ainda não chegou para mim, o mais perto que cheguei do clube que amo foi em um encontro com o maior ídolo tricolor (Rogério Ceni) em um shopping da capital paraibana, o M1T0 havia acabado de conquistar a Copa do Nordeste do ano de 2019.

Concluindo, se você vai ao estádio em todos os jogos e está presente nas maiores conquistas do clube que amamos não desvalorize o torcedor que não possui essa oportunidade. Alguns possuem o sonho de conhecer o MORUM-TRI, inclusive eu, e de assistir um jogo do maior clube do Brasil.

Arthur Nóbrega

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.