O perigo do ‘resultadismo’

Olá nação.

Após 5 vitórias seguidas, entrando de vez na briga pelo título, o São Paulo perdeu para o Vasco, em São Januário, pelo placar de 2×0, o que foi um tremendo balde de água fria na torcida e no elenco, que já se animavam com os bons resultados conquistados.

Alguns vão atribuir a derrota ao erro do juiz em ter expulsado Raniel, pois, de fato isso atrapalhou o time, outros vão achar que a culpa foi da entrevista do presidente do clube ao Fox Sports, mas a verdade que a derrota veio porque o time jogou mal, e o adversário jogou muito bem, ponto. Acredito que o Cuca matou o Daniel Alves no jogo, inventando de colocá-lo como falso 9 após a expulsão, e insistiu nisso mesmo depois de tirar o Antony, machucado, para a entrada do Vítor Bueno, sendo que o Vítor treinou nessa função de 9 ao longo da semana e podia ter sido utilizado assim, errou em jogar com Éverton, um dos piores do jogo, até o fim, e também achei desnecessário colocar o Éverton Felipe no jogo, pois é um jogador que não vem sendo aproveitado e está sendo especulado para ser vendido, então não acredito que esteja com a cabeça 100% focada no clube.

Mas o intuito do texto é fugir do jogo, e falar de um fato perigoso: o ‘resultadismo’. Todos sabemos que o que importa, de fato, é a vitória e os 3 pontos, e claro, é muito melhor ganhar jogando mal do que perder jogando bem, porém, isso acaba gerando uma ilusão nas pessoas, muitas vezes. É essencial que todos fiquem atentos ao rendimento do time, se o time de fato jogou bem e apresenta um bom futebol, e quando se fala em “bom futebol”, não é necessariamente jogar bonito, e sim em jogar bem, ter posse de bola e volume de jogo, criar jogadas, apresentar padrão de jogo, ter o time bem posicionado em campo, saber se defender, apresentar repertório, e com jogadores que saibam o que fazer com a bola.

O ‘resultadismo’ já nos iludiu diversas vezes. Um ótimo exemplo, e o mais trágico, foi o 7×1, pois o que via-se era uma seleção que não apresentava bom futebol, era um bando em campo, mas que pouco se notava, pois vinha ganhando os jogos, mesmo aos trancos e barrancos, tinha sido campeã em 2013 contra a seleção da Espanha, e quando a conta (finalmente) chegou, foi uma enorme surpresa e tristeza para toda a torcida brasileira.

O que pode acontecer com o São Paulo, e que foi o que aconteceu ano passado, é do fato das vitórias iludirem os jogadores, comissão técnica e torcida, fazendo com que não fiquem atentos ao futebol praticado.

cuca
Foto: Fernando Dantas / Gazeta Press

Pegando as últimas 5 vitórias do São Paulo, analisando como um todo, ressalto 3 jogos que foram nítidas as atuações fracas do time: contra Fluminense, Ceará e Athlético-PR. Contra o Fluminense foi o nosso pior jogo, disparado, foi aquele típico jogo que, se o futebol fosse justo, o vitorioso seria o time carioca, pois o São Paulo realmente não conseguiu jogar e criar boas oportunidades, mas acabou vencendo devido a um pênalti marcado no fim do jogo.

Já contra o Ceará, foi um jogo também abaixo, mas diferente do Flu, onde o time até “merecia perder”, esse foi um jogo mais equilibrado, as chances de gol mais claras foram do São Paulo, mas ainda assim, foi um jogo em que o time ficou devendo bom futebol, aliás, ficou muito mais marcado pelo gol do Daniel Alves na sua estreia e pela polêmica do possível pênalti do Volpi, e por ser um jogo contra um time pequeno no Morumbi, o São Paulo tinha a obrigação de se impor mais e jogar melhor.

E contra o Athlético-PR, o que aconteceu foi que o time paranaense, até por ser o mandante e sempre ser perigoso na sua casa, teve mais volume de jogo, mais posse de bola, conseguiu se impor mais, e criou mais jogadas que o São Paulo, inclusive encerramos o jogo com 5 laterais de ofício em campo, com a ideia de fechar o time, porém, também não conseguiu transformar isso em oportunidades claras, tanto que, analisando friamente, as mais claras foram as do São Paulo, no lance do gol do Vítor Bueno, e a não marcação de um pênalti no Daniel Alves.

Sendo assim, acredito que essa vitória do Vasco serve como um alento, de que o time precisa jogar melhor, que o futebol apresentado ainda está aquém do esperado, que algumas vitórias, apesar dos 3 pontos, foram jogos ruins, e que se ficarmos nessa de “o que importa é o resultado”, cedo ou tarde a conta chegará, e quando chega, costuma ser dura.

Saudações!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.