Dos clubes que mais conquistaram títulos no Brasil, o São Paulo não comemora a conquista de um torneio desde 2012. Antes disso, desde a década de 1970, o Tricolor empilhava seguidos canecos. O que aconteceu, então? Marco Aurélio Cunha, ex-diretor do SPFC e pré-candidato à presidência do Soberano.
Soberano? Marco Aurélio Cunha não quer nem saber do apelido. “A questão do São Paulo foi a soberba. O apelido de “Soberano” foi a pior coisa que o clube ganhou”, declarou, em Live no canal Arnaldo e Tironi, mantido pelos jornalistas Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi no Youtube.
Instantes depois, Marco Aurélio Cunha falou sobre um certo relaxamento tricolor após atingir o topo. “É muito bom quando você ganha a última potência de algo. Você fica muito envaidecido. Depois que você sai do topo, como você fica com a eventual queda? Temos que saber lidar com a vitória. Ela nos deixa muito embevecidos, muito atormentados pelo sucesso. Isso é muito perigoso. O São Paulo tinha a melhor estrutura do futebol brasileiro, que serviu de exemplo para inúmeros clubes, mas o clube se contentou com aquilo. E achou que tudo que fariam daria certo”, declarou.
De acordo com MAC, ele avisou dos rumos que a equipe estava tomando. “Em 2010, quando eu saí do clube, eu fiz esse alerta. Minha fala na minha na autodemissão, eu falei que não estava conseguindo mais fazer o que eu imaginava. Estava difícil falar de coisas novas, de mudanças. Ninguém ouvia mais. O São Paulo perdeu o rumo pela vaidade”, finalizou.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=UNLftW0UMQ8&w=560&h=315]