Mais uma vez: a base é o caminho!

Olá nação tricolor.

Bom, vai parecer um discurso repetitivo da minha parte, pois até já fiz um texto há uns anos atrás com esse mesmo discurso, porém, vejo que devo novamente voltar a tocar nesse ponto.

Trata-se basicamente do melhor aproveitamento dos nossos jogadores da base. Não é segredo pra ninguém que a nossa base tem revelado grandes jogadores nos últimos anos, e que além disso, tem sido multi-campeã, sendo inclusive o time atual campeão da Copa SP.

O problema maior, na minha visão, é a falta de paciência dos torcedores com a base, muito por conta da nossa falta de títulos, e também de uma cobrança que todos nossos jogadores da base sejam craques, novos Kaká’s. Aliás, gostava mesmo de ver a nossa torcida ter com os nossos jogadores a mesma paciência que têm com alguns mais rodadas, os chamados “medalhões”.

Quem imaginava que, em 2019, nossos melhores “reforços” seriam dois jogadores vindos da base? Me refiro, no caso, à Antony e Igor Gomes. Isso sem contar o Toró, que mostrou-se ótima opção no decorrer do Campeonato Brasileiro, e ao Luan, que se firmou ainda mais no time no seu segundo ano de profissional.

E esse meu texto quer tocar em outro ponto: temos que aprender a não gastar dinheiro de maneira desnecessária! Ao invés de gastar com William Farias, Biro Biro, Tréllez, Everton Felipe, porquê não apostar em gente da base? Será que, por exemplo, o Galeano (destaque do atual time na Copa SP) não consegue entregar o mesmo que Biro Biro? Que o Rodrigo Nestor o mesmo que o William Farias? Temos que começar a ser mais prudentes nesse sentido!

5828_crop_galeria
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Inclusive, pensando na nossa atual situação, com o clube endividado e sem poder gastar com contratações. Mais do que nunca, prudência, se for contratar, que seja bom. Não quero ver o time contratando mais Évertons Felipes, se for pra isso, use a base!

Agora, citando alguns jogadores que acho que valem ser observados:

  • Fabinho, que está treinando com o profissional, multi-campeão do time na base, joga mais pela beirada, mas sabe também jogar de centroavante;
  • Lucas Sena, atual titular da lateral-direita do time na Copa SP, trata-se de um jogador bastante interessante e técnico;
  • Rodrigo Nestor, de todos, o mais técnico e promissor, pode agregar muito ao time de cima;
  • Fasson, ainda mais com a lesão de Walce, vejo como um zagueiro interessante ao time;
  • Galeano, paraguaio emprestado ao time, é o artilheiro na Copa SP e tem se mostrado bastante interessante, boa opção para o ataque;
  • Juan, outro jogador promissor do time na Copa SP, e que em outras ocasiões no sub-17 já tinha chamado atenção, e foi titular contra o CSA, inclusive participou do gol de Igor Vinícius.

Há vários outros bons, e provavelmente cometi uma injustiça por não citar, mas isso só pra mostrar pra vocês que temos que pensar na base, não apenas como a fonte de renda do clube, mas sim também como uma boa alternativa e até mesmo solução para o time profissional.

Saudações!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.