Nesta terça-feira (30) o ex-jogador e ídolo da torcida são-paulina, Diego Lugano, foi apresentado oficialmente pelo presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, no CT da Barra Funda, como novo Superintendente de Relações Institucionais do tricolor. Juntamente do presidente do São Paulo e do uruguaio, também esteve presente na coletiva o Diretor de Futebol, Raí.
Lugano vai desempenhar função importante nos bastidores, acompanhando o time nos eventos institucionais e campeonatos, mas sempre que possível estará presente na agenda do clube, próximo ao grupo de jogadores no centro de treinamento.
A diretoria aposta no prestígio do ex-zagueiro. No início da coletiva, Leco pontuou a enorme representatividade e apego de Lugano ao São Paulo. De acordo com o presidente, sua função vai além do vínculo com o futebol do clube, a comissão técnica e os jogadores. Lugano atuará também na implementação de projetos e defenderá os princípios e filosofias do tricolor.
Em sua palavra inicial, Lugano contou aos jornalistas em tom descontraído que começou a estudar português, com o intuito de se preparar mais para exercer o cargo. Também disse estar muito feliz e orgulhoso da oportunidade e responsabilidade que recebeu do São Paulo e que vai tentar implementar sua ideias e convicções para o melhor da instituição.
“Acho que essa ligação com o São Paulo aconteceu faz 16 anos, quando cheguei e tivemos um vínculo muito especial. Compartilhamos muitos valores, muitos princípios, formas semelhantes de enxergar o futebol e a instituição”
Perguntado sobre qual seria sua participação no dia a dia do São Paulo, Lugano não escondeu que sua prioridade é outra e que ele não poderá estar no CT de treinamento diariamente. No entanto, disse que pretende fazer um intercâmbio com o vestiário sempre que possível, por ter fresca na memória a vivência com boa parte do elenco são-paulino.
Desafios
Lugano também falou sobre os desafios que encontrará. Principalmente em transmitir aos jogadores, tanto os do elenco principal, quanto os que chegam da base, o que representa a Instituição São Paulo. O uruguaio revelou sua preocupação com a saída de tantos jogadores do time nos últimos anos e que isso reflete um esquecimento da essência e do que representa o São Paulo Futebol Clube, por parte de muitos atletas. Disse que esse é um problema que ele tentará resolver enquanto estiver no cargo.
O mais novo dirigente do tricolor afirmou haver dificuldades financeiras no clube, mas acredita na necessidade do São Paulo se fortalecer internamente para poder voltar a ser grande. Na sua opinião, os rivais tem receio de ver o São Paulo crescer e se tornar hegemônico novamente.
Sobre a família, Lugano contou que foi determinante para a sua permanência no São Paulo “Estavam cansados de viajar”, brincou o uruguaio. “Meu filho já estava estudando aqui, minha mulher feliz, foi algo bastante natural”.
Como não poderia passar batido, o assunto Cueva também foi pauta na coletiva. O presidente Leco comentou um pouco a situação do jogador, disse que viu todo o ocorrido como algo positivo e que espera que as consequências sejam benéficas e harmoniosas para o clube.
Já Raí comentou o interesse do São Paulo em vencer a Copa do Brasil, tanto pela premiação, quanto por se tratar de um título inédito. Retornando ao tema Lugano, o atual Diretor de Futebol do tricolor salientou que o uruguaio é um grande exemplo para o clube, um símbolo vitorioso e que vai agregar muito com suas experiências obtidas dentro de campo. Finalizou dizendo que ele, Lugano e Ricardo Rocha terão um diálogo frequente, mas fez questão de apontar que as respectivas funções de cada um deles estão bem determinadas.
Quando relembrado de sua primeira coletiva no São Paulo, em 2003, Lugano disse identificar muitos pontos em comum entre aquela entrevista e a de hoje: uma mesma motivação em fazer as coisas bem feitas, empolgação e expectativa. O uruguaio ainda brincou com os jornalistas sobre a situação:
“Lembro bem daquela entrevista. Eu não conseguia falar, vocês falavam por mim. Geralmente mal. Não me lembro de elogios. […] Hoje estou aqui, 15 anos depois iniciando uma nova etapa da minha vida, mas com a mesma motivação. Só que hoje vocês falam um pouco melhor de mim, essa é a diferença”
Confira a coletiva de apresentação de Diego Lugano na íntegra: